Título: Por Uma Questão de Amor;
Autor(a): Beatriz Cortes;
Editora: Novo Século;
Número de Páginas: 272;
Ano de Lançamento: 2014.
Livro no Skoob
Veja também: O Outro Lado da Memória


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Após presenciar a morte de seu irmão mais velho em um trágico acidente, Lorena vive um luto que parece nunca ter fim. Um sofrimento que só é mais suportável com a ajuda de seu melhor amigo, Daniel. Após passar para a Faculdade de Medicina na UFRJ, Lorena encara essa oportunidade como uma forma de sair de Angra dos Reis e tentar deixar o passado para trás. Na Cidade Maravilhosa, se apaixona perdidamente e esse amor proibido chega para transformar sua vida. Ela descobrirá que também existem consequências para quem escolhe amar. Por uma questão de amor é um romance cheio de aventuras, suspense e que o levará a conhecer os extremos do amor verdadeiro que nos leva a lugares inimagináveis.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Lorena sempre fora agradecida pela família unida e amorosa que tinha, até que a morte inesperada do irmão mais velho, Matteus, em um trágico acidente, abalou as estruturas de seu lar. Três anos após o fatídico dia, porém, ela está de malas prontas para cursar Medicina na UFRJ, tendo a chance de recomeçar e seguir com a própria vida longe de Angra dos Reis. Com o apoio do melhor amigo, Daniel, ela então começa a viver a nova realidade na Cidade Maravilhosa, fazendo novas amizades e deparando-se com um inesperado romance. Mas a vida corrida esconde detalhes inusitados que podem abalar mais uma vez as suas emoções. 

Depois das fortíssimas emoções apresentadas em O Outro Lado da Memória, chegou a hora de conhecer Lorena e acompanhá-la em sua jornada rumo a superação de seu luto e a realização de seus sonhos, ainda que em meio a uma aparente tempestade que promete causar algumas turbulências. Assim como vivenciado no livro anterior, Por Uma Questão de Amor é mais uma história de Beatriz Cortes recheada de suspiros e emoções, com momentos ora doces, ora conturbados, e que nos apresenta não apenas um enredo bem desenvolvido, mas, sobretudo, personagens cativantes e tão humanos quanto eu e você. 

“Eu fingia estar bem o tempo todo. Sorria para todos. Nunca reclamava da dor constante que me sufocava e me fazia sentir vontade de rasgar o peito, porém, sabia que em algum momento explodiria.”

É impossível não torcer por Lorena em sua caminhada de superação, já decorrente de três anos, e apesar de querermos muito vê-la feliz novamente, é real a forma como, por meio da narrativa em primeira pessoa, compreendemos um pouco das dores que ela ainda sente e, nesses momentos, é difícil não desejar que o Matt apareça vivo em algum momento adiante, simplesmente porque nos apegamos ao próprio personagem, no decorrer das lembranças que Lorena tem do irmão. Foram trechos que me emocionaram muito durante a leitura, e acho que, em todas as vezes, a autora introduziu muito bem a temática da perda. Somado a esses momentos, porém, Daniel marcou uma feliz presença, e de melhor amigo aproximou-se de Lorena quase ao nível de ser como um irmão para ela, por todas as vezes em que esteve ao seu lado, apoiando-a, confortando-a, ou simplesmente sendo companheiro. Impossível não desejar um amigo como ele após conhecê-lo.

E em momentos como esse, fiquei realmente feliz por ver os personagens secundários, além do Daniel, sendo devidamente valorizados pela história. Porque se tem uma coisa que eu admiro muito em um livro é o valor, ou seja, a devida atenção que o autor dá a esses personagens, que juntamente com os protagonistas, têm sua parcela de responsabilidade pela boa decorrência da história como um todo. Nesse caso, Beatriz Cortes é uma dessas autoras, e é lindo de ver as alternâncias entre os personagens no decorrer da narrativa, acompanhando não apenas o enredo principal de Lorena, mas, em alguns breves momentos também, a história de outros personagens e seus conflitos pessoais. Além de nos deixar a par de todos os acontecimentos, isso, claro, permite ao leitor se envolver ainda mais com os amigos de Lorena, e, ao fim da leitura, desejar amizades tão incríveis e sinceras como as que ela tem.

“A vida pode nos pregar grandes peças, mas quem escolhe o que fazer com elas somos nós. Ou nos acomodamos com o que nos parece tranquilo, ou enfiamos a cara no desconhecido e lutamos por nossa felicidade. Eu sempre me preocupei muito com o amanhã, com o que me tornaria, com o que seria. E depois de tudo o que passei, só preciso do hoje para ser feliz.”

O romance, por sua vez, desenvolve-se de forma mais vagarosa, uma vez que Lorena planeja, inicialmente, não envolver-se com ninguém por um tempo, precisando, primeiro, estabelecer-se novamente. Ainda assim, a amizade com Nicholas é inevitável, por ele ser o colega de quarto de Daniel na faculdade, e por entre encontros com os amigos e ocasionais esbarrões pelo campus, a relação deles, aos poucos, vai ser firmando. Eles só não contavam com um detalhe um tanto quanto inusitado que tende a balançar um pouco a certeza dessa relação, aflorando novamente as inseguranças de Lorena quanto a sua vida. Quem leu o livro anterior e for ler este, a está altura provavelmente já vai ter imaginado mais ou menos qual é a situação de Lorena, e dado o histórico do primeiro livro, eu realmente fiquei um pouco tensa durante os momentos finais da leitura, mas mais ainda surpresa pelo rumo dado pela autora ao conflito como um todo. 

Após isso tudo, enfim, Por Uma Questão de Amor conclui-se como mais um romance encantador de Beatriz Cortes, ainda que não menos inspirador quanto o primeiro, mas igualmente belo. A leitura fluiu com naturalidade e, eu não via a hora de saber como tudo iria terminar, após certos momentos de tensão - ainda que, no fim das contas, eu também tenha lamentado por ter terminado tão rápido. É certamente uma história muito recomendada para os leitores de romances, e, na verdade, histórias em geral, que gostariam de ler algo mais leve dessa vez.

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

Um Comentário

  1. Que linda! Você escreve tão bem! *-* Amei a resenha! Obrigada pelo carinho com meu trabalho!

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...