Título: De Repente Acontece;
Autor(a): Susane Colasanti;
Editora: Novo Conceito;
Número de Páginas: 288;
Ano de Lançamento: 2014.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

De repente acontece fala daquelas paixões que começam do jeito errado e têm tudo para terminar errado – mas, depois de ler a última página, a gente acredita que o amor existe.
Se você é uma menina, este livro vai ajudá-la a entender o que se passa na cabeça dos garotos.
Se é um menino... Bem, se você é um menino, também vai gostar de De repente acontece.
Uma história simpática, com cara de vida real. E que poderia acontecer com você ou com a sua
melhor amiga!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Resenha escrita por mim e originalmente publicada no blog Da Imaginação a Escrita - aqui.

Sara é uma aluna exemplar. Reconhecida por todos os seus professores como uma das mais capacitadas à universidade, a jovem sonhadora, no entanto, começa seu último ano do Ensino Médio com a meta de engatar, finalmente, um romance com Dave, popular do colégio. Ela só não sabe o que fazer, exatamente, para chamar a atenção do rapaz, após ter sido ignorada por ele durante as férias. Do outro lado da história, está Tobey, que diferentemente dela, anda com notas baixas e zero preparação para a universidade - apesar de sua inteligência ser um fato. Seu objetivo, na vida, é fazer carreira com sua banda, MindFlame, ao lado dos melhores amigos Josh e Mike, muito embora eles tenham alguns planos um pouco diferentes. Ele também espera, enfim, conseguir conquistar o coração de Sara, mas uma vez que Dave está no caminho, será necessário usar de estratégia. Afinal de contas, será que Sara estava tão errada assim ao supor que Dave seria sua alma gêmea?

Os livros de Susane Colasanti não costumam alcançar cotações altas no Skoob. Todavia, ela é uma daquelas autoras que, até então, eu lia sem precisar saber da sinopse. Sua narrativa leve, jovial e tranquila costumam ser bons escapes para fugir dos dramas maiores, e apesar de ter lido apenas dois livros antes deste e não ter encontrado algo realmente inovador nos enredos em geral, a autora norte-americana ganha o leitor, certamente, pela espontaneidade e jovialidade com que seus personagens se desenvolvem no decorrer das histórias, adolescentes realmente característicos. Ao chegar em De Repente Acontece, no entanto, senti uma quebra nessa leveza que eu costumava gostar tanto em suas histórias. Diferentemente das anteriores, Esperando por Você e Bem Mais Perto, posso dizer que a história de Sara e Tobey não conseguiu me cativar tanto quanto eu esperava e gostaria.

“— Sabe, eu gosto de algumas coisas nele, mas... faltam tantas outras.
Maggie concorda.
— É... vazio, não é?
— É. Não é como eu pensei que fosse. Fico me esforçando para me sentir bem, esperando que ele seja como eu quero.
— E como você gostaria que ele fosse? — Laila pergunta.
— Mais verdadeiro.”

Primeiro de tudo, Susane se sobressai pela narrativa ágil e fluida, que definitivamente não me deixava largar o livro por muito tempo, principalmente no começo. Quando dei por mim, estava avançando as páginas com um ritmo muito bom e fiquei feliz por conseguir envolver-me com sua narrativa. A espontaneidade, também, continua presente em seus personagens. Eles agem e falam como estudantes do Ensino Médio, divididos entre divertir-se em seu último ano de colegial e correr atrás de uma boa universidade, afinal, o futuro está logo a sua frente. Contudo, os protagonista, em especial, não são muito cativantes. Sara é um tanto quanto insossa e preocupada demais com sua imagem perante os demais, e Tobey é tão irresponsável e tão focado em sexo, que eu realmente não gostei deles. 

“— Você sempre tem tanta certeza! Nunca tem dúvidas?
— Claro que tenho, mas não conte a ninguém que sou humana.”

Até aí, no entanto, eu ainda conseguia levar a história muito bem. Mas ao chegar mais ou menos na metade da história, no entanto, senti-me um pouco distante da narrativa e seus personagens. Não consegui envolver-me com eles novamente, e no decorrer de suas ações e falas, eu ia tendo uma leve impressão de que o enredo estava se tornando um pouco mecânico demais. Os personagens agiam, mas não havia verdadeiras decisões, verdadeiros conflitos, sentimentos palpáveis por trás, e eu fiquei com uma sensação de que nada realmente significativo estava acontecendo na história, e foi quando a narrativa tornou-se um pouco mais lenta para mim e desprendeu-me um pouco do livro. 

Ainda assim, persisti, pois esperava conseguir uma visão positiva do livro, apesar de tudo, e, no fim das contas, não foi uma leitura ruim. De Repente Acontece é mais voltada para quem procura algo tranquilo e sem muitos altos e baixos emocionais, o que eu, ainda assim, apreciei nesse momento depois de ter lido histórias e contos mais densos anteriormente, e o mérito de Susane Colasanti, enfim, continua sendo o de ter uma narrativa fluida e personagens adolescentes bem característicos. O romance se desenvolve de uma forma legal, embora sem toda aquela carga de suspiros a que muitos estão acostumados, e o livro finaliza de uma forma boa, sem deixar pontas soltas nem dar qualquer sensação de incompleto. É uma boa pedida quando se quer algo mais leve para ler.

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

Deixe um comentário

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...