Título: O Despertar de Uma Canção;
Série: Simplesmente Ame, vol. 2;
Autor(a): Joice Lourenço;
Editora: (Publicação Independente);
Número de Páginas: 311;
Ano de Lançamento: 2014.
Livro no Skoob
Veja também: Simplesmente Ame


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Numa tentativa de esquecer o passado traumático, Hanna deixa tudo para trás e sai em busca de uma vida independente: morar sozinha na praia de seus sonhos. Aquele lugar ela sinônimo de liberdade, e ela luta contra todas as barreiras que a impedem de ser quem um dia já foi. Mas, então, percebe que sozinha não conseguirá ir adiante.
Um porteiro misterioso e um amigo de infância fazem parte dos seus dias. As lembranças do seu passado e daquela praia invadem sua vida. E ela tem apenas uma alternativa: Perdoar e viver em liberdade.
Será que Hanna será capaz de conseguir perdoar o homem que destruiu a sua vida? Conseguirá realmente vencer seus traumas?
E aquela canção que escutava quando menos esperava, o que era aquilo? Teria alguma ligação em morar naquela praia?
Venha se emocionar e entrar nesse mundo. Você vai descobrir quem é a verdadeira Hanna. 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Minha Opinião:

Quando eu resolvi dar uma chance à leitura de Simplesmente Ame, ainda no ano passado, certamente não imaginava que fosse gostar tanto do enredo. Mais que isso, eu não imaginava que, ainda, ficasse tão apaixonada por uma série que me chamou a atenção de forma tão despretensiosa, mas que me cativou tanto em um único livro! E nesta sequência, Joice Lourenço volta a reafirmar seu talento como escritora e uma das grandes revelações da literatura nacional, por criar e desenvolver um enredo tão intenso e marcante com um grupo de personagens que definitivamente conquistam um lugar especial no coração e na memória dos leitores. 

Depois de conhecermos a história de Melissa e Érique e vivermos grandes emoções ao lado deles, é chegada a vez de Hanna, prima do nosso mocinho anterior, de não apenas contar, mas dar continuidade à própria história. Três anos após os acontecimentos de Simplesmente Ame, O Despertar de Uma Canção centraliza-se no recomeço de Hanna após todo o pesadelo vivido há alguns anos, e na tentativa de reerguer-se como aquela garota cheia de brilho e de vida que ela foi um dia, ela decide retornar à praia do Ervino, onde passara boa parte de sua adolescência e criara memórias em toda ela. Dessa forma, ela volta a encontrar-se com Camile e Daniel, seus melhores amigos na adolescência, e que apesar de não saber os motivos da mudança de Hanna do que ela era no passado, estão dispostos a ajudá-la a se estabelecer na nova moradia. Em meio a alegria constante dos amigos, o que Hanna mais deseja é poder voltar a ser quem era antes, mas ela sabe que está perdida dentro de si mesma após tudo o que passou nos últimos anos. E ela terá, enfim, a chance de superar o ocorrido à medida que recebe o apoio dos amigos, um novo amor aparece em seu caminho, e, acima de tudo, volta a se aproximar de Deus novamente.

“— Nós dois passamos por coisas difíceis – sussurrou, fazendo-o derramar uma lágrima.
— Mas tudo vai ficar bem, Hanna.
Ela sorriu e, com a voz fraca, perguntou:
— Por que você sempre diz isso?
— Porque eu acredito em Deus.”

Se a leitura do primeiro livro foi mais uma verdadeira surpresa para mim, uma vez que eu não estava esperando muito do enredo, no caso deste segundo livro, porém, já acostumada com a desenvoltura de Joice em suas histórias e seus personagens, envolvi-me ainda mais com a leitura e fui do riso às lágrimas no decorrer de suas 311 páginas. Com uma narrativa em terceira pessoa, comum da autora, mais uma vez temos a chance de nos aprofundarmos não apenas aos sentimentos e emoções da protagonista, bem como dos outros personagens, que participam tão ativamente da história. Se o primeiro livro já havia conseguido me emocionar, em O Despertar de Uma Canção, então, eu senti as tristezas e as dores dos personagens com ainda mais intensidade, e chorei com eles no decorrer de sua caminhada.

“É engraçado como a vida se baseia nas nossas próprias escolhas. Mas, infelizmente, nem todas elas são boas.”

Como acompanhamos em Simplesmente Ame, Hanna sofrera um determinado trauma no passado, que desde então tem impedido-a de ser a moça cheia de brilho e cor que ela costumava ser quando mais jovem. Isso é facilmente notado por Camile e Daniel ao reencontrarem-na tanto tempo depois, mas eles estão dispostos a ajudá-la no que for preciso e a ter paciência com os conflitos pessoais da amiga. Entre momentos de medo extremo para com outras pessoas e a confiança abalada, ela, porém, reluta em superar tais conflitos internos, principalmente uma vez que essa superação não exige apenas a força dela própria para tal, mas também de um ato de perdão que ela se recusa em conceder. Dessa forma, boa parte do livro é permeada entre a dúvida e a insegurança de Hanna, e sentimos, nós mesmos, as emoções e angústias da personagem como se estivéssemos em seu lugar.

“Um dia seu mundo foi tão lindo e tudo se acabou, mas sabia que Deus estava levantando-a novamente, e seu mundo brilharia, e seria muito mais brilhante que antes.”

Mas ela não é a única a possuir um passado conturbado e pesado. Gabriel, recém-chegado à praia do Ervino, buscando um pouco de tranquilidade para sua vida no momento, também resguarda conflitos internos que, vez por outra, tendem a deixá-lo nervoso ou inseguro no presente. A diferença entre ele e Hanna, no entanto, está na busca e aproximação de Deus, uma vez que Gabriel mantém sua fé inabalável, enquanto que a de Hanna tem estado enfraquecida já há algum tempo. Por mais que a aproximação entre ambos tenha ocorrido de forma despretensiosa, no entanto, aos poucos Gabriel se verá capaz de auxiliar Hanna em sua caminhada, ao mesmo tempo em que ele mesmo terá uma última chance para deixar o próprio passado para trás e seguir definitivamente em frente.

“Sim, o amor quebra as correntes e transforma a vida das pessoas. E agindo dessa maneira, com amor, é que as pessoas ficariam tão surpreendidas e se renderiam.”

E assim seguimos a caminhada de ambos os personagens por entre as próprias superações e, consequentemente, a redescoberta do amor, em corações que há muito desconheciam a força e a beleza desse sentimento. O desenvolvimento, ao mesmo tempo em que é fluído, também é leve e delicado, possibilitando-nos acompanhar o enredo de uma forma ainda mais próxima e sensível. Os demais personagens também cumpriram seus papéis de forma muito positiva, sejam os novos, como Camile e Daniel, que encantam por sua amabilidade e apoio à amiga, bem como a participação de personagens do primeiro livro, que voltam a encantar o leitor com sua presença contagiante.

No fim das contas, O Despertar de Uma Canção acabou provando-se tão intenso e impactante quanto o primeiro, mas igualmente apaixonante! Por entre uma abordagem sincera e sensível sobre o perdão, a fé, o amor, a amizade e a nossa força interior, o segundo livro da série Simplesmente Ame está recheado de muitas emoções, lágrimas e sorrisos, e à conclusão da leitura, você simplesmente não quer despedir-se dos personagens, de tão envolvido com o enredo. É uma leitura que eu indico para todos, que certamente terá grandes lições e muito amor por espalhar entre os leitores!

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

2 Comentários

  1. Que resenha mais linda, perfeita, fofa, perfeita de novo... Estou sem palavras para descrever de como amei! Estou simplesmente APAIXONADA por casa palavra, frase, parágrafo!!
    Me emocionei ao ler. Nossa, estou sem palavras... rsrs
    Agradeço de coração por ter lido meus livros e ter feito essa resenha tão linda.

    Beijinhos S2

    ResponderExcluir
  2. Sou muito fã da Joice Lourenço, amo demais todos os livros dela, e adorei a forma como você esmiuçou O Despertar de Uma Canção nessa resenha, realmente esse livro nos traz grandes lições.

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...