Título: Meu Namorado Literário;
Autor(a): Gleize Costa;
Editora: (Publicação Independente - Amazon);
Número de Páginas: 193;
Ano de Lançamento: 2014.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Jade é uma bancária de 24 anos e sempre foi apaixonada por livros. Mas de todas as histórias que já leu, houve uma que se destacou de forma muito especial. Bem, a razão era o protagonista. Foram horas incontáveis pensando naquele personagem que, aparentemente, não existia no mundo real, apenas nas páginas de um livro. Algum tempo depois, e ainda apaixonada, vai passar suas férias num lugar paradisíaco, onde fará uma descoberta impressionante, algo que mudará a sua vida para sempre!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Minha Opinião:

O romance de Gleize Costa foi mais uma daquelas leituras que começaram de forma despretensiosa e que, apesar de eu não ter me apaixonado por ela, ainda assim, foi uma leitura muito gostosa e agradável de ser feita. A identificação, também, não poderia ser mais natural, afinal, que leitor nunca se apaixonou por um personagem literário (ou mais de um, quem sabe)? Eu mesma tenho uma lista considerável de crushes literários e são tantos suspiros para cada um que seria impossível escolher um só, mas, diferentemente de mim, a Jade não teve problemas ao se encantar e escolher apenas um deles.

Com uma narrativa fluida e leve, seguimos com Jade, uma então bancária de 24 anos que sempre fora apaixonada por livros. Dedicava-se horas a fio em leituras dos mais diversos romances, mas ao se ver traída da forma mais inesperada e chocante possível, seu lado romântico apagou-se e suas leituras passaram a centralizar os policiais. Sua vida segue tranquila com essa mudança literária até que sua melhor amiga da faculdade, Karen, resolve apresentar a ela um romance que, diferentemente dos anteriores, irá resgatar não apenas o romantismo guardado em seu íntimo, mas também fazer nascer um amor inusitado pelo mocinho da história. Isso seria completamente normal se, no entanto, um rosto específico não começasse a rondar sua mente, ao ponto de Jade começar a questionar se ele é real ou não. Afinal, o mocinho literário não poderia existir realmente... Ou poderia?

Primeiro de tudo, gostaria de parabenizar a autora por desenvolver uma narrativa tão gostosa e envolvente. Foi fácil me envolver com o enredo e seus personagens já nas primeiras páginas, e isso é particularmente uma coisa que valorizo muito em uma história, pois, por muitas vezes, não consigo me conectar aos pensamentos e sensações do protagonista, ou sequer de algum outro personagem, e isso me distancia um pouco da narrativa. Com Meu Namorado Literário, felizmente, isso não aconteceu, o que acabou compensando a conexão, digamos, 'instável', que tive com a protagonista, Jade.

Já no prólogo da história a personagem nos dá uma descrição por alto de sua personalidade, descrita anteriormente como romântica e sonhadora, mas sendo, atualmente, uma garota mais sensata, racional, que não se prende muito à questão da busca pelo seu verdadeiro amor e que, na verdade, nem mesmo parece acreditar realmente nisso. No decorrer dos outros capítulos, no entanto, quando o livro "Ao Entardecer" é apresentado à ela pela Karen, as coisas já começaram a mudar. À medida que ela se via apaixonada pelo mocinho da história e deparava-se, então, com o suposto rosto deste em seus pensamentos, percebi que ela passou a ficar um pouco 'ligada' demais à ele, e quando Miguel, quase uma versão real do personagem Daniel, adentra à história, encantando-a totalmente, não demora até que a narrativa assuma um tom um tanto quanto meloso.

Não vou negar que Miguel Mancini é um personagem certamente muito charmoso e encantador, assim como seu irmão Henrique, além de ser um rapaz muito gentil e atencioso com aqueles que ama, mas eu particularmente me senti um pouco incomodada com a forma um tanto quanto rápida demais com que o romance dele com a Jade se desenvolveu. Entendo que, supostamente, ela já estava apaixonada por ele desde antes de conhecê-lo, de certa forma, mas ao passo que eles se envolvem cada vez mais, a narrativa assumia um tom muito meloso e pairava aquele ar de 'não consigo mais viver sem você'. Em quase todos os momentos que estavam separados, pensavam um no outro com afinco e isso se tornou um pouco em excesso para mim. Pois, não sei vocês, mas eu, sinceramente, me irrito muito com esses casais que parecem que não podem viver um sem o outro, e que fazem declarações de amor eterno o tempo todo e coisas do tipo. Sei lá, soa meio forçado para mim, e me faz distanciar pouco do enredo.

Felizmente, Gleize desenvolveu todo um enredo por trás do romance e, com o passar das páginas, vamos nos deparando com novos personagens e novas revelações que reverberam diretamente no relacionamento do então casal. Lívia, principalmente, por ser a escritora tão querida de "Ao Entardecer" que, no entanto, dedicou sua vida inteira a amar, de forma obsessiva, um homem que não retribuía-lhe o sentimento, e que mesmo no auge do novo amor deste, ela ainda se mostra guardando pequenos segredos que poderão fazer toda uma diferença, positiva ou negativa, no romance de nossa protagonista. Nesses momentos, voltei a me envolver, com ainda mais força, com o enredo e a leitura se seguiu ainda mais ágil do que no início.

Enfim, apesar de alguns deslizes com relação ao romance do casal principal, Meu Namorado Literário foi uma leitura leve e muito gostosa de ser feita, que me envolveu e me satisfez na medida certa, com um bom elenco de personagens secundários, por sinal, e uma escrita tão fluida que eu não sentia a menor vontade de parar a leitura. O final, por sua vez, também deixa uma certa margem de história futura para a Lívia, e por mais que a autora não tivesse planos, inicialmente, de uma sequência, fico feliz de dizer que, sim, Meu Namorado Literário 2 - O Estranho Sem Rosto já se encontra disponível na Amazon (e que eu, à propósito, já estou lendo), uma notícia que, nesse mês de Maio, muito me alegrou, depois de ter imaginado o futuro que a então nova protagonista poderia vir a ter, e, agora, há a chance de descobrir como a história dela terminou. No fim das contas, se você gosta de um romance leve e que envolve o leitor na medida certa, então, só tenho a recomendar Meu Namorado Literário!

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

10 Comentários

  1. Oi, minha linda! Obrigada pela resenha! Foi muito legal saber a sua opinião sobre o livro. ♥ ♥ ♥

    ResponderExcluir
  2. Que linda! Amei o livro da Gleize, aliás, amo os trabalhos dela. E acredito que o Meu namorado literário 2 surpreende ainda mais!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Jade é bem eu nada vida, também fui traído e desde então evito ler romance, e prefiro um romance policial ou um terror. Eu também não curto muito livro meloso, essa ideia de que você se apaixona e a sua vida agora se resume só apenas ao outro, fica muito cansativa de ler. E sobre Crush literários, quem não tem hein?
    Mesmo sendo meloso e não sendo um gênero que eu costume ler, vou dar uma oportunidade para ler o livro e ver qual mais ser minhas reações.
    http://blogpausageek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie, Sammy! Eu também tenho problemas com esses casais que acontecem do nada e já se tornam cúmplices de uma eternidade melosa... É meio artificial até para mim que conheço um casal real assim. Parece meio ilógico kkk mas eu tenho lido muitos romances, então talvez darei uma chance ao livro, pois esses nossos crushes literários... aiai! Mas agora estou tentando diminuir minha lista de leitura kkk
    Beijinhos!
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  5. Oiii!Tudo bem?
    Gosto bastante de livros cuja personagem acaba encontrando seu personagens amado, na vida real. Acho que é o sonho de toda a leitora. Apesar disso não sou fã de romances do tipo relampado no deserto, que acontece instantaneamente e isso me desanima. Não gosto muito de historias melosas que a vida da protagonista começa a orbitar a vida do boy magia principal. Apesar disso gostaria de ler este livro.
    Um grande abraço e até a próxima.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Sâmella.

    Pela sua resenha a sensação que transmite que o livro contém uma leitura bem agradavel, leve de ler. Já tinha visto ele na Amazon mas não tinha chamado atenção. Contudo sua resenha traz detalhes que que eu gostaria de ler em um livro e vou querer conferir a história.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Que delícia uma indicação de livro leve e fácil de se ler! Adorei sua resenha e vou dar uma chance ao livro!
    Adoro romances (inclusive os melosos)! E confesso que essa parece uma história bem comum para os leitores vorazes, afinal, quem nunca se apaixonou por um personagem de um livro, que atire a primeira pedra!
    Fiquei curiosa para saber como isso se desenvolve e como ela encontra um homem real tão parecido com o personagem do livro.
    A curiosidade vai me matar. Kkkkkk!
    Valeu a dica!

    Beijos!

    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ah, super me identificaria com a Jade, eu sei que o normal é as pessoas terem vários amores literários mas sou fiel a um só! hahaha... Mas infelizmente acredito que esse casal me incomodaria também... não gosto quando as coisas acontecem rápido demais e também me irrito um pouco com essa coisa de casais em que parece que um não pode viver sem o outro. Mesmo você achando a leitura leve e gostosa mesmo assim, acho que não leria.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Sammy!

    Difícil não se identificar com a Jade viu. Quem nunca fica sofrendo chorosa porque tá apaixonada por um personagem e cai na real que ela não existe? Tento não ficar pensando nisso porque né, que solidão que e essa. rs

    Gostei da história que a autora criou, é bem criativa, mas acredito que esse "tom meloso" que você citou ia me incomodar bastante. Eu também acho esse tipo de coisa deixa as coisas meio forçadas e a maioria dos escritores ainda insistem nisso. É bom quando as coisas acontecem naturalmente, né?

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  10. Ei, tudo bem?
    Achei a premissa do livro em legal, visando no fato que nós leitoras sempre passamos, que é se apaixonar pelos personagens dos livros que lemos. Mas quando você disse que o romance é meloso já me desencantei, pois detesto romances nesse estilo. Parece ser um bom livro, mas não pretendo me aventurar nessa leitura. Espero que curta ainda mais o segundo volume.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...