Título: Mudanças;
Autor(a): L. L. Alves;
Editora: MODO;
Número de Páginas: 188;
Ano de Lançamento: 2014.
Livro no Skoob



- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

O que esperar das férias: apenas sorrisos e felicidade? Não é bem isso que acontece na vida de Verônica. Em meio a corações despedaçados e crises de aborrecência, Verônica encontra Carlos, um rapaz misterioso e disposto a defendê-la. Mas será que é o acaso que os une? Decisões do passado podem trazer mudanças para o futuro? Ela precisará lidar com suas próprias ações e deverá aprender o verdadeiro valor da amizade, do amor e da confiança. Verônica não será mais a mesma, mas será ela capaz de compreender que mudanças fazem parte da vida?

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Verônica pensava que Jonatas era o seu príncipe encantado, até o momento em que o rapaz começou a mostrar quem ele era de verdade e a garota se deparou, enfim, com sua primeira desilusão amorosa, humilhada em frente ao colégio. Agora, em plenas férias, ela espera superar o fato, mas ao conhecer Carlos, será colocada novamente contra a parede com relação aos sentimentos novos e indecifráveis que ela sente perto do rapaz. Seria este um encontro inesperado ou terá algo mais por trás? Antes de tudo, porém, ela precisará rever seus erros e acertos para, então, aprender a valorizar devidamente as amizades, o amor e a confiança que estão ao seu redor, mas que ela não enxerga, e pela primeira vez na vida, se dará a chance de mudar para o bem de si mesma e daqueles que ama.

Vocês já devem saber que eu sou apaixonada pela saga fantástica da L. L. Alves, Instituição para Jovens Prodígios. Os dois primeiros livros da série, inclusive, foram leituras que me surpreenderam muito positivamente nesse ano de 2014, até que resolvi ler, também, outro livro da autora. Distanciando-se, agora, da fantasia, e mergulhando nos conflitos e desafios da vida real, Luene nos apresenta Mudanças, um romance meigo e delicado cuja narrativa em terceira pessoa flui com leveza e nos conduz por entre personagens reais e com conflitos internos a serem vencidos.

“Ela mudara para si mesma e aos poucos, e provavelmente ainda faltava muito, mas não importava. Aquele era o começo de uma nova era – de uma nova Verônica.”

Verônica mesmo é uma garota cujos conflitos estão visíveis, em boa parte, apenas para ela. Acreditando que não é levada a sério e nem mesmo amada pelos próprios pais, ela encontra conforto na relação com o irmão mais novo, Pedro, e, mais tarde, em Carlos. Ela é uma personagem arredia e ignorante no começo da história, um tanto quanto mal-educada em vários momentos, mas no fundo guarda apenas inseguranças na vida e falta de confiança em si mesma. Quando Carlos passa a fazer parte de seu dia-a-dia, porém, ela aos poucos começa a perceber que sua vida não está todo o caos que ela pensa e vê, e seu amadurecimento ao longo da trama é visível e marcante. A comparação de suas atitudes do início e do fim são, no mínimo, surpreendentes, mas a evolução é coerente e muito palpável durante a leitura.

Carlos, por sua vez, é um personagem um tanto quanto misterioso. Ao conhecer Verônica, ele já resguarda alguns segredos que envolvem ambos, mas ele os segura até o momento em que perceberá que Verônica está realmente mudada e pronta para processar tudo o que ele tem a dizer. Até lá, vamos acompanhando o início conturbado da relação dos dois, ora tranquila, ora tensa, uma vez que Verônica não consegue controlar os novos sentimentos e também não tem certeza se pode confiar novamente em um garoto, depois do que sofrera com Jonatas. Ao mesmo tempo, acompanhamos o surgimento e o firmamento dos sentimentos do rapaz, que só quer que Verônica seja feliz, e é lindo ver a sinceridade de seu sentimento.

“— Nós nunca poderemos apagar o que passamos porque foi isso que nos fez mudar e sermos pessoas melhores, Vê. Nós dois crescemos com os erros. É importante que a gente saiba que somos capazes de sermos melhores – de não cometer o mesmo erro novamente.”

Mas a história não se concentra apenas nisso. Uma vez que Jonatas mostrara-se quem ele era de verdade, ao terminar com Verônica, mais ou menos na metade do livro teremos a primeira reviravolta da história, que pega o leitor de surpresa e seguimos acompanhando os receios e inseguranças de Verônica perante uma situação que ela definitivamente não esperava. A verdade era que Jonatas realmente passava longe de quem ela pensou que ele era, mas foi tanto que mesmo para o pobre Luiz, amigo da protagonista, o reconhecimento do que ele era capaz veio tarde demais. Nesse ponto da história, a autora alterna entre o suspense, por parte da protagonista, e o drama, em sua família, e é quando Carlos terá a chance de entrar definitivamente na vida de quem ele ama.

No fim das contas, Mudanças não se resume apenas a um romance juvenil, mas também a uma história palpável de superação e, como o próprio título sugere, amadurecimento, transformação. O amadurecimento de Verônica ao longo do enredo é bem desenvolvido e muito visível, e no final, nos deparamos com uma versão melhor dela, mais disposta a aprender com os próprios erros e a lutar por aquilo e aqueles que ama. Carlos a seu modo, guiou com maestria os seus primeiros passos, e foi um mocinho que me conquistou ao longo da leitura. E, depois de mais uma leitura bem sucedida de um livro da Luene, espero poder continuar a conferir novas histórias e romances seus, com personagens que, definitivamente, tem muito a nos ensinar, mesmo que por entre as entrelinhas.

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

2 Comentários

  1. Oi, td bom?

    Fiquei interessada nos gêneros explorados na história. Pela capa, não poderia supor que envolve um certo suspense e drama. Adorei a resenha!

    Bjs
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sâmella! Nossa, guria, que resenha maravilhosa!! <3 Obrigada por esse presente! Você retratou na resenha exatamente aquilo que eu esperava que os leitores sentissem. Fico feliz demais!! Obrigada pelo apoio de sempre, linda! Beijão

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...