Chegamos a segunda parte da Retrospectiva Literária do ano de 2014, e dessa vez focaremos nos livros! Ainda em Novembro, inscrevi-me para participar pela primeira vez da retrospectiva organizada pela Angélica Roz, do blog Pensamento Tangencial, que esse ano já encontra-se em sua quinta edição! A lista com os blogs que estarão postando suas respectivas retrospectivas hoje você encontra aqui, e vam'bora fazer uma retrospectiva com as minhas leituras de 2014?

Procurei ao máximo não repetir nenhum livro, então vocês irão (re)ver várias leituras do ano ;) E também já aviso que, para não prolongar demais o post, irei colocar a capa de apenas alguns livros mais de destaque, não de todos, para não entupir o post de capas, rs. E uma ou outra pergunta foi retirada porque eu realmente não quis responder, mas, enfim.

A aventura que me tirou o fôlego: Desafio, de C. J. Redwine
- Confesso que não tinha expectativas muito grandes para esse livro, até porque conferi poucas resenhas antes de lê-lo e foram opiniões bem divididas, mas, no fim das contas, foi uma das aventuras que mais me prenderam esse ano. Apesar do início lento, logo que as coisas começam a acontecer, a narrativa fica mais ágil e eu simplesmente não consegui sossegar até terminá-lo. A autora não tem medo de explorar os lugares, as situações positiva e negativamente, e então temos uma aventura realmente instigante e cheia de adrenalina, e espero poder continuar a acompanhar a trilogia, porque seu potencial é alto.

O suspense mais eletrizante: A Noite em que as Estrelas Caíram, de Vanessa Bosso
- Não é bem suspense, mas é o que mais se aproxima, porque apesar de ser especificamente uma ficção científica, a autora deixa alguns segredos encobertos e faz um suspense tão instigante em torno deles durante toda a trilogia que, ao chegar ao segundo livro, só consegui largar quando terminei o terceiro, rs. É uma trilogia de ficção científica que eu definitivamente recomendo, sem dúvidas.

O romance que me fez suspirar: Quero Ser Beth Levitt, de Samanta Holtz
- E como podem ver, nenhum livro de romance lido ao longo do ano foi capaz de desbancar o livro da Samanta Holtz. Eu sou simplesmente apaixonada por esse livro e os seus personagens, mais a narrativa doce e sensível da autora que... AH! Vocês tem que ler, por favor, não esqueçam, viu? Além de suspirar muito com seu casal maravilhoso, ainda conta com algumas mensagens bem legais sobre o que são amizades e amores sinceros, e o retrato de uma família.


A saga que me conquistou: Instituição para Jovens Prodígios, de L. L. Alves
- Vocês provavelmente já esperavam por essa, mas, enfim. Eu baixei o e-book do primeiro livro na Amazon no ano passado e demorou quase um ano para eu finalmente lê-lo, mas, quando o fiz... Gente, que coisa incrível! E daí eu li o segundo, achando que não podia ficar melhor, mas ficou! E eu estou em choque até agora, carente do terceiro volume. Dúvida nenhuma de que essa saga me conquistou de jeito.

O clássico que me marcou: A Revolução dos Bichos, de George Orwell
- E apesar de ter sido pressionada no colégio a ler Machado de Assis, não deu muito certo por enquanto, e o único clássico que li esse ano, no fim das contas, foi o do George Orwell, que não deixou de me impressionar e me cativar com sua sagacidade e inteligência ao desenvolver uma sátira com os animais de uma fazenda. Gostei muito do que li e pretendo ler outras obras do autor em 2015, principalmente 1984.

O livro que me fez refletir: Jardim de Inverno, de Kristin Hannah
- Kristin Hannah sempre consegue esse feito - ao menos comigo - em suas histórias, e ficou meio óbvio que havia sido esse desde o início, porque eu realmente me envolvi com a trama e consegui explorar o enredo de uma forma ainda mais ampla. É uma reflexão muito bem feita e muito real sobre a força que uma mulher é capaz de suportar e os obstáculos que ela enfrenta em sua vida, seja como mãe, esposa, irmã, amiga, avó ou filha. É uma das histórias mais lindas que já li e fica a dica para mais uma recomendação dos livros da autora.

O livro que me fez rir: Sorriso de Vampiro, de Vivianne Fair
- Esse livro eu li ainda esse mês e por isso ainda não tem resenha aqui no blog, mas pela categoria em que se encontra, vocês já devem ter percebido que ele me levou a muitos risos. Na verdade, eu já esperava me divertir e me distrair um pouco com o primeiro volume da trilogia d'A Caçadora, de Vivianne Fair, mas o que eu encontrei foi um pouco além dessas expectativas, e ele acabou virando um dos meus favoritos. Espero poder ler os outros dois livros em 2015, e ainda conferir a trilogia d'O Caçado, sob o ponto de vista do Zack.

O livro que me fez chorar: Novembro, de Vanessa S. Marine
- Ok, não foi para tanto, mas uma cena em especial me ganhou pela sua sensibilidade e sinceridade, e eu simplesmente chorei com ela. Não posso falar o que ela é, especificamente, porque já acontece no final do livro e aí seria spoiler, mas apenas posso afirmar que a autora foi certeira e muito doce ao desenvolver uma relação 'pai e filha' tão amorosa e sincera. O livro, como um todo, na verdade, tem muito de sinceridade e outras relações igualmente bem retratadas, e eu só posso continuar a indicá-lo a vocês.

O livro de fantasia que me encantou: Almakia II – Além dos Segredos, de Lhaisa Andria
- Eu sei que eu li os dois livros esse ano, mas esse segundo livro me cativou ainda mais por uma série de fatores que você pode conferir na resenha - como amadurecimento dos personagens e o fortalecimento e boa desenvoltura do enredo como um todo -, além de outros que não posso comentar porque senão seriam spoilers, mas, sem brincadeira, terminem de ler esse post e vão ler esse livro, porque ele é imperdível para qualquer fã de fantasia, mas cativa igualmente mesmo aqueles que não curtem o gênero.

O livro que me decepcionou: Todas as Estrelas do Céu, de Enderson Rafael
- Pelas resenhas e comentários que eu sempre via do livro, eu esperava muito mais da história, só que ela não conseguiu atingir minhas expectativas e ser tudo o imaginei que fosse. Os personagens não me cativaram, o enredo se seguiu um tanto quanto acelerado em alguns momentos e o romance foi tão meloso que me deixou irritada depois de algum tempo. Infelizmente, não funcionou comigo.

O livro que me surpreendeu: Um Herói para Ela, de Lu Piras
- Eu já esperava encontrar um romance quando peguei o livro de Lu Piras para ler, mas me surpreendi com a visão diferenciada que ela deu aos seus personagens. Que mocinho que nada, a história aqui é anti-herói, mas daqueles que, apesar dos erros e de seu passo, tem um coração valioso. Foi uma das histórias que mais me prenderam e eu simplesmente devorei o livro, de tão envolvida com o enredo, e mal posso esperar para conferir mais histórias da autora em 2015.

O melhor HQ: Nenhum
- A verdade é que eu não sou muito de ler HQs. Tenho vontade de ler algumas, mas nunca são nenhuma prioridade. A único que eu li, na verdade, foi a de Fazendo Meu Filme, lançada em Setembro e que ganhou até post de lançamento aqui no blog - e eu sei que estou devendo a resenha dela desde então, mas vai sair em 2015, esperem só mais um pouquinho -, mas não atingiu um limite estável para se classificar como a melhor, então, a categoria fica em branco.

O infanto-juvenil que se superou: Lonely Hearts Club, de Elizabeth Eulberg
- Confesso que li esse livro bem de última hora. Não tinha pretensão de lê-lo até ver um vídeo do Henri B. Neto falando sobre as leituras de Novembro no qual se encontrava o conto "A Hard Day's Night", que está relacionado com o livro. Tive uma vontade súbita de lê-lo e com o Kindle a um pulo, eu simplesmente devorei esse livro. É uma história meiga e sincera sobre o valor da amizade e do amor, e tem personagens bem cativantes, além de uma narrativa muito fluida.

O livro que mudou a minha forma de ver o mundo: Coração Artificial, e Viviane L. Ribeiro
- Eu tive alguns problemas com esse livro, como foi possível ver em sua resenha, mas, no fim das contas, ainda levei uma boa visão diferenciada com relação ao protagonista. Não posso falar especificamente sobre o que porque senão seria spoiler, acho, mas passei a compreendê-lo um pouco mais quando a revelação foi feita, já na metade da leitura, e parando para pensar melhor, foi bom me deparar com uma visão e situação diferenciada. Falei meio por cima, eu sei, mas realmente não quero estragar a surpresa da leitura ao chegar à essa revelação, mas a autora foi muito sagaz ao inserir isso na trama e, na verdade, foi muito certeiro, então pode-se dizer que ele mudou, de certa forma, o meu jeito de ver o mundo.

A capa mais bonita: Mar da Tranquilidade, de Katja Millay
- Porque é impossível não ser atraído pela dinâmica dessa capa, com um plano de fundo de rostos separados por um sorvete derramado. É uma silhueta tão bem feita, e tem tanto a ver com o enredo e com os personagens que é impossível não reparar nela. Agradeço a Editora Arqueiro por ter mantido a capa, inclusive.

O livro que li em um dia: Simplesmente Ame, de Joice Lourenço
- Mais uma compra despretensiosa na Amazon que demorou meses para ser feita, mas que foi devidamente devorada quando iniciada. Lembro de tê-la começado em uma manhã antes de ir para a escola, e a minha atenção e envolvimento com a história foram tão intensos e fortes que terminei de lê-la ainda no almoço, já em casa. Menos de um dia, na verdade, no fim das contas, avaliada em cinco estrelas com um sorriso no rosto.

O primeiro livro que li no ano: Amigos Inimigos – A Formatura, de Vanessa Martinelli
- Por muito pouco, teria sido Quero Ser Beth Levitt, mas a minha ansiedade era tanta para o livro da Vanessa que, logo que ele chegou, já peguei para ler e, pelas poucas páginas, conclui a leitura no dia seguinte. Uma leitura leve e infanto-juvenil que início bem as leituras do ano.

O último livro que terminei: Dividindo Mel, de Iris Figueiredo
- Eu tinha esperanças de concluir Deixe a Neve Cair antes de esse post sair, mas a verdade é que não consegui me envolver muito bem com o livro e... talvez consiga terminá-lo em Janeiro, mas a última leitura do ano de 2014 fica sendo Dividindo Mel, que eu já queria ler há tempos e que apesar de estar esgotado na Editora Draco, ele está disponível em e-book na Amazon. Posso dizer que finalizei bem as minhas leituras, com uma pedida mais uma vez leve e descontraída com aquele clichê romântico que eu particularmente amo.

O livro que abandonei: Claro que Te Amo!, de Tammy Luciano
- Infelizmente, nem tudo são flores e esse livro não conseguiu fluir para mim, uma pena, porque eu já havia gostado de Garota Replay, da Tammy, ano passado, e esperava me encantar com esse, mas, bem, não se pode ter tudo, não é mesmo? A Piera me irritou, o romance não me conquistou, e o mocinho não me convenceu muito, então, sorry.

O livro que li por indicação: The Avery Shaw Experiment, de Kelly Oram
- Indicação indireta, mas conta, porque, como contado na resenha, a Izabela do blog Brincando de Escritora indicou muito esse livro em alguns vídeos no meio do ano, e em mais uma pressão tipo "preciso lê-lo agora", acabei devorando-o em menos de uma semana, sendo o meu livro favorito em Inglês desde então. E o Grayson, gente... ♥

A frase que não saiu da minha cabeça: 

O(a) personagem do ano: Amelie Wood (Quero Ser Beth Levitt)
- Porque essa bailarina passou por obstáculos e sofreu grandes perdas em sua vida, mas não se deixou abalar e continuou sorrindo e semeando sorrisos, esperanças e sonhos em meio às turbulências típicas da vida, e conquistou amizades verdadeiras ao longo de seu caminho, com sua pureza e amabilidade. Sem dúvida alguma, essa personagem me ensinou muito durante a leitura e tenho orgulho de ter acompanhado, ainda mais, seu amadurecimento ao longo da trama, sendo uma personagem inesquecível.

O casal perfeito: Chris e Amelie (Quero Ser Beth Levitt)
- Naturalmente, como casal, ela e Chris também não podiam faltar, porque o romance deles foi outra coisa que me deixou aos suspiros, aos sorrisos e as lágrimas de orgulho ao longo da leitura. Não bastava a pureza reinar na protagonista, reinou também no relacionamento deles, e Chris foi um dos mocinhos mais lindos e sensíveis que já tive o prazer de conhecer na literatura. Sem qualquer dote de perfeição, eles são personagens reais e humanos, que possuem qualidades e defeitos, e que aprendem com seus erros e procuram acertar cada vez mais. O meu casal favorito, sem qualquer dúvida, e só tenho a agradecer a Samanta por tê-los criado! Acompanhar um romance tão singelo e sincero, onde o sentimento é o mais valorizado, foi lindo, e eu certamente nunca irei me esquecer desse livro e desse casal.

O(a) autor(a) revelação: Vanessa S. Marine (autora de Novembro)
- A Vanessa simplesmente me surpreendeu com seu livro de estreia, por desenvolver o enredo de uma forma muito ampla e firme, dando enfoques em temas como família, amizade e amor sem soar clichê demais, mas sem deixar de lado a sinceridade e sensibilidade em meio a eles. Ela me levou dos risos às lágrimas em seu livro, e eu só tenho elogios a fazer sobre Novembro. Com certeza irei ler os demais livros que ela vier a lançar, parte ou não da série Novembro.

Li em 2014 56 livros!
- Ano passado eu li cerca de 60 livos, e esse ano quase que eu consigo repetir a dose, mas, apesar de não ter conseguido isso, estou satisfeita porque boa parte dessas leituras tiveram saldo positivo e eu também pude me surpreender com várias delas e ser cativada por novas histórias e gêneros, e, bem, estou feliz com isso.

Li em 2014 13.526 páginas.
- Ok, foi uma contagem por cima, de livros propriamente ditos, sem contar com os contos, e provavelmente deve ter sido um pouquinho mais que isso, porque um livro não tem número páginas constando no Skoob e eu também estou empacada em uma leitura nesse momento, e tem as páginas que eu já li, mas que não contei nessa contagem geral. Mas, enfim, quantas páginas!

Comprei em 2014 10 livros.
- Sem contar com os e-books da Amazon, claro, porque senão a contagem iria durar um bom tempo, mas, bem, é isso aí. Não tenho renda alguma para comprar livros por mim mesma, então, quando acontece de eu economizar um pouco, os gastos são pequenos, de qualquer forma, mas foram boas compras, no geral.

A minha meta literária para 2015 é:
- Ler, ler, e ler! E trabalhar muito no blog, claro! ^_^

E essa foi a nossa Retrospectiva Literária de 2014! Foi um ano longo, com seus altos e baixos naturais da vida, mas agradeço a Deus por todos os bons momentos e conquistas alcançadas nesse ano, e oro para que 2015 seja ainda melhor!

Um Feliz Ano Novo para todos vocês e um 2015 recheado de felicidades, paz, e muitos livros! 

Beijos,
Sâmmy

3 Comentários

  1. Oiii, tudo bem??? Acredita que ainda não li nenhum desses? Mas coração artificial está na minha lista e estou com muita vontade de poder ler :)
    Fiquei curiosa com a instituição para jovens prodígios :) Vou tentar ler =D
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela indicação do meu livro como o livro que mudou sua forma de ver o mundo, Samêlla.
    Foi o que eu chamaria de surpresa ao passear pelo post e ve-lo aí. :)

    ResponderExcluir
  3. Cada livros nos marca de um jeito, e isso que é mais fantástico de ler!
    Infelizmente não li nenhum desses, esses últimos anos está sendo tão corrido que me falta tempo, apesar de não faltar vontade.
    Muito bom saber o melhor de cada categoria, adorei a ideia do post!

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...