Ano terminando, e as memórias se acumulando. 2014, para mim, foi um ano bem diferente do que eu esperava. Isso porque muita coisa aconteceu, e muitas delas me pegaram de surpresa. Positiva e negativamente, mas, apesar disso, nem todas as lágrimas derramadas em alguns momentos difíceis e apreensivos foram capazes de apagar os momentos marcantes e felizes que vivi nesse ano, desde situações familiares, até realizações pessoais e escolares. Nem todas as palavras existentes no mundo seriam suficientes para agradecer a Deus pelo ano que tive, nem a minha família, pelo suporte e descontração em diversos momentos, e mesmo a vocês, pelo suporte aqui no blog, e fico feliz de concluir o ano com um sorriso no rosto, e a fé de que coisas ainda mais lindas e incríveis têm a acontecer na minha vida e na de minha família nesse novo ano que chega. E, para relembrar alguns desses momentos inesquecíveis, comecemos a retrospectiva.

Os alcances foram leves no início do ano. Ainda estava tudo muito calmo e rotineiro, até que, aos poucos, as coisas foram evoluindo. Uma dessas coisas foi a minha timidez superada ao longo do ano, o qual, no início do ano, tive a chance de entrevistar duas autoras parceiras do blog cujas histórias que amo! Samanta Holtz e Karen Soarele tiveram suas respectivas entrevistas publicadas pós-post de resenha de um de seus livros, e vocês podem conferi-los, respectivamente, aqui e aqui.

Além disso, tive diversas surpresas literárias esse ano, tanto é que foi bem complicado escolher as leituras que mais se destacaram para o Top 5 de Melhores de 2014, como vocês puderam ver aqui. E ainda teve um bônus, no fim das contas. Também firmei novas parcerias ao longo desse ano, com as autoras Tais Cortez e Sheila Lima Wing, que espero que sejam repletas de muito sucesso, para ambas!

Wherever You Go | The Avery Shaw Experiment (Kindle Version) | As You Wish

E não esqueçamos das leituras em Inglês; sei que eu já as havia iniciado ano passado, com a leitura de Time Between Us, mas esse ano consegui completar três novas leituras no idioma, e foram ainda melhores do que a primeira. Estou evoluindo aos poucos no idioma, e espero que esse meu progresso literário continue em 2015.


Esse ano, por ter cursado o segundo ano, foi a vez da minha turma participar da Semana de Linguagem do colégio. Foi um evento simples mas moldado à base da literatura e das artes, decorrido durante toda uma semana na minha escola. Minha turma tinha que trabalhar com obras do Machado de Assis, e eu e o meu grupo trabalhamos precisamente com o conto O Alienista. Foi complicado no início, mas logo mais conseguimos desenvolver uma pequena peça em exposição na cidade literária formada no pátio, e encenamos tudo. No final, deu tudo certo, e foi mais uma realização inesperada do ano de 2014. Também tivemos algumas palestras sobre literatura e assuntos variados durante os demais horários, como a da foto acima, em que tive a oportunidade de conhecer três escritores norte-riograndenses, da esquerda para a direita, Carito Cavalcanti, Lucílio Barbosa e Lima Neto.

Na retrospectiva do ano passado, tivemos a presença de um evento de lançamento que foi um dos marcos do meu ano literário de 2013, e esse ano não foi diferente. Na verdade, esse ano temos dois eventos na lista, o primeiro, do lançamento da HQ de Fazendo Meu Filme, da Paula Pimenta, e o segundo, do mais novo lançamento da Tammy Luciano, Sonhei Que Amava Você. Foi ótimo rever a Paula e conhecer a Tammy, e ambos, de formas distintas, mas preciosas, deixaram uma marca especial no meu ano de 2014!


Em Outubro desse ano, também, fui surpreendida com um convite mais especial para integrar à equipe do blog Da Imaginação a Escrita, administrado pela Sammy, e foi mais um dos pontos altos do meu ano pela confiança dela em meu trabalho e mesmo por prolongar ainda mais uma singela amizade surgida ainda quando comecei na blogosfera literária, sendo um dos primeiros blogs literários com que tive contato e interação na época.  Não podia ser mais especial, e, novamente, obrigada, Sammy!

2014 também foi o ano em que, prosseguindo com as Feiras de Ciências, organizei o meu próprio estande no projeto de Leitura de Mundo do qual participo. "Literatura em Foco" foi um passo que dei para falar mais sobre literatura no colégio, e apesar do pouco tempo de exibição, foi uma manhã muito agradável e eu gostei muito do resultado. Espero poder repetir a dose no ano que vem, com novas indicações nacionais e internacionais da literatura.


Por fim, quem acompanha o Dando Uma de Escritora também - que, inclusive, está de volta, para quem ainda não sabe - deve saber que estou participando do #PHpoemaday de Dezembro, desafio de escrita criado pela Vanessa Chanice do blog Perhappiness. Ainda no mês passado, resolvi participar dessa segunda edição para voltar a escrever realmente, pois já fazia um tempo que andava travada com histórias e derivados, e está sendo algo bem positivo esse mês. Apesar de alguns temas realmente terem me tirado do sério sobre o que eu iria escrever, ainda assim escrevi muito e consegui experimentar nuances novas da minha escrita com o Poem A Day, e está sendo algo incrível. E espero continuar com esse pique de escrita porque eu realmente adorei voltar a tê-lo!

Enfim, esse post ficou grande, e mesmo assim algumas outras lembranças ficaram de fora, as quais eu prefiro manter para mim e para a minha família, mas, em resumo, meu ano literário de 2014 teve um saldo muito positivo e especial, e tanto é que a maioria desses tópicos está apenas em texto, porque nem todos puderam ser capturados pela fotografia à tempo, rs. Espero que tenham gostado do post, e não deixem de conferir a segunda parte da retrospectiva que sai no dia 31, e não esqueçam de comentar como foi o seu ano (literário ou não) de 2014!

Beijos,
Sâmmy

Um Comentário

  1. Não conhecia os livros que você citou, mas fiquei curiosa por Wish. Só me lembra que eu preciso iniciar minhas leituras em inglês o mais rápido possível. Adorei a retrospectiva.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...