Quando comecei o Ensino Médio, o colégio apresentou uma grade curricular que envolviam projetos a serem realizados entre professores e alunos ao longo do ano, tipo aulas extracurriculares. Como eu era novata, não conhecia bem os professores nem o objetivos de seus projetos, e à medida que eles foram sendo preenchidos, eu estava em desespero por não ter nenhum que eu realmente gostasse, até que um dos meus colegas de classe indicou o projeto de uma das professoras de Português da escola (do terceiro ano, especificamente) e resolvi participar. Foi certeiro. "Leitura de Mundo" constava, basicamente, na leitura, análise profunda sobre todas as coisas possíveis, dentro ou não do nosso dia-a-dia, e ao passo que também envolvia literatura, foi o projeto que mais em envolveu no ano passado. Esse ano, repeti a dose e essa semana tivemos a Feira de Ciências do colégio, apresentada nas Terça e Quarta. 

Mais envolvida no projeto, uma vez que já havia participado no ano passado, já tive mais liberdade para escolher melhor o que queria falar na Feira de Ciências e foi com entusiasmo que apresentei um pouco sobre literatura, como "Literatura em Foco".


A ideia foi levar alguns livros meus para o colégio na Terça - dia em que apresentei - e meu trabalho na Feira de Ciências concluiu-se, basicamente, em apresentação e indicação de outras literaturas. Alguns livros já conhecidos, outros não muito, mas todos em igual peso de importância. Devido a caminhada, não pude levar mais livros do que cabia na mochila, mas os poucos sete livros que levei conseguiram, acredito, passar um pouco do meu entusiasmo por literatura, além de serem de gêneros com detalhes um pouco distintos entre si. Como podem ver na foto, eles foram:
- Línguas de Fogo, volume um da série Crônicas de Myríade, da Karen Soarele;
- Sob Asas, de Monalisa Silvério;
- Perdida, de Carina Rissi;
- A Estreia de Fani, volume um da série Fazendo Meu Filme, de Paula Pimenta;
- Fale!, de Laurie Halse Anderson;
- Reiniciados, de Teri Terry;
- Ame o Que é Seu, de Emily Giffin.

(Todos, com exceção a Ame o Que é Seu, já tem resenha aqui no blog.)

O mais legal, também, foi perceber que não precisei de papéis de cola nem estudo intensivo e detalhado sobre o assunto. Falar sobre literatura já virou algo rotineiro para mim, graças ao blog, e apesar de ter precisado falar para pessoas ao vivo e levando em conta a minha timidez presente em alguns momentos, ainda assim, foi muito tranquilo falar sobre algo que eu não apenas conheço, mas que eu também amo. Deu mais naturalidade à minha fala, e pude interagir melhor com aqueles que estavam interessados, inclusive, em alguns livros específicos, que perguntaram sobre a sinopse de alguns, que compartilharam experiências sobre outros, que pediram indicações literárias

No fim das contas, o evento durou pouco, uma vez que uma parte da manhã se dividia entre as salas e, em seguida, após o intervalo, algumas apresentações culturais, mas foi bom enquanto durou. Ao menos esse ano pude participar de uma Feira de Ciências com uma vontade ainda mais plena de interagir com os visitantes, rs. E ainda falando sobre algo tão incrível ♥

Beijos,
Sâmmy

2 Comentários

  1. Adorei, Sâmmy! O seu tema da feira de ciências combinou super com você! Um tema muito legal, por sinal. Também tive algo semelhante a uma feira de ciências esse ano (só que o nome do negócio é seminário) e o meu tema foi: "Aproveitamento de Áreas Institucionais" -.- você sabe o que é isso? NINGUÉM SABE! Esse tema foi horrível, eu detestei trabalhar em cima dele! Mas, também, nós tínhamos um pré-tema pra apresentação: "problemas de bairro", precisávamos achar um tema dentro disso. Ficou praticamente impossível encontrar um tema legal...
    Adorei as folhas com quotes que você usou pra enfeitar seu estande! Ficou muito legal. Também gostei das escolhas dos livros (embora eu não tenha lido nenhum destes asashuas'). Que bom que você venceu a timidez! Parabéns pelo trabalho, amiga! Ficou sensacional!
    Beijos! <3

    P.s: Você vai participar do Poem A Day? HUHUUUUL! Ansiosa para ler seus textos, ansiosa para o Dando Uma de Escritora voltar!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, Sâmella! Escolher um tema para a feira de ciências é sempre uma missão difícil. Fico feliz que você tenha pensado em falar sobre os livros que, alám de ser um tema muito interessante, deveria ser abordado com mais frequência. E, é claro, tem tudo a ver com você! É muito bom falar sobre algo de que gostamos, sem ter que apelar para a decoreba, haha.
    Obrigada por levar Línguas de Fogo junto nesse dia tão legal!
    Beijossss!

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...