Título: A Revolução dos Bichos;
Autor(a): George Orwell;
Editora: Companhia das Letras;
Número de Páginas: 152;
Ano de Publicação: 2007;
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, "A Revolução dos Bichos" é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião: 

O que falar de uma leitura que começou tão despretensiosa e concluiu-se - feliz e novamente - como uma ótima surpresa? Ok, acho que isso já está ficando meio repetitivo aqui no blog, mas ultimamente eu tenho sido surpreendida por diversas leituras, na maioria das vezes, positivamente, então eu meio que gosto de ressaltar isso. Mas, bem, o que acontece é que, certo dia, eu estava perambulando pela biblioteca da escola e me deparei com esse livro de George Orwell. Já havia lido comentários muito bons à respeito do autor e mesmo do livro em questão, então acabei me decidindo por pegá-lo emprestado. A leitura começou devagar, mas agradável, apesar da formalidade na escrita do autor - e da época também, na verdade, lá pelos anos 40. E o que essa história tem de sátira, tem também de genial.

A Revolução dos Bichos ocorre numa fazenda inicialmente como outra qualquer, mas cujos animais, liderados pelos porcos Napoleão e Bola-de-Neve, decidem começar uma verdadeira rebelião contra os seus donos, os humanos, e a partir do momento em que se vêem livres no curral, dão início a uma nova política e sociedade, puramente animal, regida por eles e para eles. No início, tudo são flores; todos tem seu alimento, seu direito ao lazer, descanso e a devida paz se instala na Granja do Solar. Contudo, sem perceberem, a política igualitária anteriormente fundada modifica-se e novas regras são instituídas, e à medida em que alguns animais são mais privilegiados que outros, a verdadeira tirania começa a predominar na fazenda. De repente as coisas ficaram piores do que quando no comando dos humanos...

A obra de George Orwell centraliza, em forma de sátira, os conflitos decorrentes no mandato de Stálin na União Soviética, em uma versão animal condizente com a que um dia existira. Todos os animais da granja estão cansados do trabalho regido por Jones, e então, influenciados pelo sentimento de liberdade de um dos porcos mais velhos, eles decidem revolucionar e reinarem por si próprios na fazenda. Tudo parecia ir à mil maravilhas no início e todos estavam satisfeitos, mas logo a intervenção assídua dos porcos Napoleão e Bola-de-Neve começa a driblar a liberdade recém-adquirida dos animais e mudanças são feitas aos poucos, e com o passar do tempo o trabalho começa a ser cada vez mais forçado e pesado, mas as promessas de uma vida doce e de paz continuam iludindo-os, gerando uma série de acontecimentos imprevisíveis e confusos que deixam a dúvida no ar, totalmente caracterizados pelo próprio ocorrido histórico do século XX.

A narrativa, com um teor histórico e um pouco mais formal, nos apresenta uma versão diferenciada do mandato de Stálin, evidentemente representado pelo despótico e manipulador Napoleão, no qual os animais confiam cegamente, e são consequentemente enganados e ignorados embaixo das próprias cabeças, sem, porém, dar-se plena conta de tudo que ocorre. É interessante acompanhar a genialidade do autor ao desenvolver e proceder com personagens tão humanos, apesar de animais, deparando-se, aos poucos, com uma tirania disfarçada e desapercebida pelos demais. No final das contas, você não consegue mais distinguir quem é animal e quem é ser humano, porque da mesma forma que acompanhamos animais ingênuos e capazes de confiar em qualquer um que se diz líder, o encontramos quando em ser humano, bem como animais manipuladores e tirânicos que se assemelham totalmente ao correspondente humano, formando um paralelo entre as duas distinções, de uma forma muito sagaz, e, de certa forma, verídica.

É, sem dúvidas, uma das histórias mais geniais e bem escritas que já li, e de tanto que foi, na época, inclusive, devolvi-o à biblioteca e peguei o 1984 para ler, mas percebi que não estava no tempo ideal para ler esse outro. A narrativa já era um pouco mais detalhista e densa, então ficou para uma outra vez, mas, sem dúvidas, pretendo conferir mais obras do autor.

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

Deixe um comentário

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...