Nas aulas de Língua Portuguesa esse ano a professora incita muito os alunos a conversar sobre literatura, e não são raras as vezes em que batemos de frente com histórias rodeadas de mitos e contos de fadas. Eu nunca fui muito fã de mitos, mas era boa ouvinte de contos de fadas quando pequena - assim como muitas outras pessoas também foram, e algumas ainda o são. Mas todos já estamos um pouco enfadados dos mesmos contos de fadas, não é? Ou será apenas das mesmas citações literárias? Hoje venho apresentar a vocês algumas indicações literárias à respeito mais do que válidas! E aí, vamos conferir?

Por Esta Noite, Cinderella
por Annie BS
Disponível na Amazon


Baseado no conto da Cinderella, Annie BS apresenta nesse livro uma versão um pouco moderna protagonizada pela jovem Cindy, uma adolescente como outra qualquer de onde vive, que acaba por ser pressionada pela madrasta a ir a um grande baile que está tendo à noite na cidade. À contragosto, ela vai e irá se deparar com um príncipe incomum com quem compartilhará o início de um romance, que, no entanto, logo será rompido quando... ele some? 
Tratando-se de um próprio conto, também é uma história bem curtinha, mas bem desenvolvida na trama que Annie moldou sobre a história já conhecida. Claro que alguns breves detalhes foram modificados - a própria madrasta, nesse caso, é mais amigável do que de costume - e o sumiço principal não é da Cinderella em questão, mas daquele que seria o seu príncipe. É um conto clichê, sem maiores acontecimentos, mas a narrativa de Annie é tão meiga e fluída que a leitura avança com delicadeza e prazer. 

Conto de Fadas às Avessas
por Jariane Ribeiro
Disponível na Amazon


Em mais uma releitura da Cinderella, temos também Conto de Fadas às Avessas, de Jariane Ribeiro. Porém, um pouco diferente da indicação anterior, este é ainda mais modernizado e vários elementos foram modificados - o que não necessariamente negativaram a história, muito pelo contrário. Nesse livro, somos apresentados à Karolayne Lancaster, uma garota de 18 anos que trabalha como babá para ajudar com as despesas maiores da faculdade, tendo de aguentar as irritações constantes do irmão mais velho sem noção e relaxado das meninas, Pedro Henrique, tem uma melhor amiga maluquinha e alto-astral, além de um namorado que ela enxerga como seu príncipe encantado. Mas já no início da leitura acompanhamos, com ela, a descoberta das traições constantes do rapaz e ela se nega a voltar a ser a adolescente romântica e apaixonada que sempre fora, desiludindo-se do amor. O diferencial desse livro e releitura é que muitas coisas foram modificadas de um forma a levar a outro clichê. Nada de mocinho cavalheiro e encantador; Pedro é um completo idiota à primeira impressão de Karolayne, mas isso pode não ser de todo verdade. Ou não. Para todos os efeitos, ela embarca numa história cotidiana tentando sobreviver sem seus sonhos românticos do passado, metendo-se em pequenos dilemas com relação ao garoto que ela mais acredita odiar. É uma história leve e despretensiosa, com uma narrativa simples e visivelmente fluída, sem maiores acontecimentos, mas muito válida. A escrita da autora é boa, mas em alguns momentos foi um pouco apressada e simples demais, e eu com minhas neuras gramaticais fiquei meio incomodada, mas nada muito grave, no geral. E, depois disso, só não dei pelo menos quatro estrelas ao livro devido a protagonista. Apesar do plano de fundo em que está inclusa e de sua idade, Karolayne, por muitas vezes, mais aparenta ser uma garotinha mimada e teimosa do que a moça de 18 anos que é na verdade. Ela tem umas atitudes lá meio 'tanto faz' e em outros momentos é meio surtada e exagerada. Mas, fora a minha vontade de estapeá-la de vez em quando, a leitura se seguiu bem e eu indico. 

Sereias Também Caminham
por Mirella Ferraz
Disponível na Amazon


Agora, saindo um pouco do foco dos contos de fadas, vamos agora às mitologias, em especial a das sereias. Explorando mais a fundo o mito desses seres aquáticos, Mirella Ferraz cria e recria um enlace completo de histórias e descendências parte deste mito. Nos liga por entre a histórias de Náiades, Tritões, e suas respectivas interligações, apresentando personagens e romances desde o período mais remoto, até o mais atual. Como meu primeiro contato com a escrita e história da autora, posso dizer que foi um ótimo começo! Mirella cria um enlace completo de romances e suas respectivas consequências e demais reverberações, e é tudo tão bem explicado que parece ser real. A autora desenvolve bem as cenas e sua escrita é bem formada e fluída. Uma leitura imperdível para os admiradores de mitologias e, principalmente, de sereias!

7 Comentários

  1. Muito bacana as suas atualizações, eu sempre ando baixando obras que são disponibilizadas de forma gratuita na amazon e leio.
    Não conhecia nenhuma das que você citou, provavelmente não são de graça, mas fiquei curiosa pela primeira.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro os ebooks do site, é tão acessível, seja com ebooks gratuitos ou comprados! Curiosamente, esses mesmos citados acima já estiveram grátis, sendo dessa forma que os adquiri. Eventualmente eles ficam assim, mas, no geral, são boas leituras. Fica esperta para não perder da próxima, Inês ;)
      Beijos...

      Excluir
  2. "Por Esta Noite" parece ser bem legal! "Conto de Fadas às Avessas" também, mas sei lá, não me chamou tanta atenção... E sobre "Sereias Também Caminham", eu o leria com certeza! Nunca fui muito chegada em mitos também, mas agora estamos estudando mitologia na escola, e eu até que estou gostando :)
    Sâmella, sua linda, eu não sei se já falei, mas adoro o "Leiturinhas de Kindle" ♥ E desculpe por estar meio ausente por aqui, maaas dessa vez a culpa não é da preguiça! O Poem A Day está consumindo todo o meu tempo livre T.T Mas está valendo a pena, isso que importa!
    Beijooos! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sou muito chegada em mitologia, exceção, obviamente, à das sereias, o que explica a aquisição do conto de Mirella Ferraz, rs. Ah, legal que estão estudando isso! É um assunto legal de se acompanhar em sala de aula, bem como a literatura em geral. ^_^
      Ah, que bom que gosta tanto do quadro! ♥ Adoro escrevê-lo também, e mais ainda, amo ler no Kindle, haha! E, ah, sem problema, imagino mesmo que o Poem A Day esteja bem corrido, mas é algo que vale a pena cada esforço! Você está se saindo muitíssimo bem no desafio, Taís! ~abraço virtual de orgulho~
      Beijos...

      Excluir
  3. Oi Sâmella, tudo bem?

    Bacana suas leituras, me interessei por "Por esta noite, Cinderella". Adoro livros fofos, mesmo os que são clichês.

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  4. Me interessei pelos dois primeiros! Amo qualquer coisa que seja inspirada em contos de fadas, têm surgido adaptações de todos os tipos e eu fico muito feliz com isso!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sammy!! *---------------*
    Fiquei muito feliz ao encontrar a sua resenha no Skoob. <3 Muito obrigada pelo carinho em resenhar o meu conto, querida. <3 <3

    Beijos!! ;*

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...