Título: Perdida;
Subtítulo: Um amor que ultrapassa as barreiras do tempo;
Autor(a): Carina Rissi;
Editora: Verus [segunda edição];
Número de Páginas: 364;
Ano de Lançamento: 2013 [relançamento].
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Sofia vive em uma metrópole, está habituada com a modernidade e as facilidades que isto lhe proporciona. Ela é independente e tem pavor a menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são os que os livros lhe proporcionam. Mas tudo isso muda depois que ela se vê em uma complicada condição. Após comprar um novo aparelho celular, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século XIX, sem ter ideia de como ou se voltará. Ela é acolhida pela família Clarke, enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de voltar para casa. Com a ajuda do prestativo Ian, Sofia embarca numa procura às cegas e acaba encontrando algumas pistas que talvez possam levá-la de volta para casa. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos...

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião: 

Sofia é uma típica mulher do século XXI, adepta constante da tecnologia e todas as regalias que ela traz em sua vida, além de ser independente e, fugindo um pouco do sonho de muitas, é totalmente avessa à qualquer menção de levar um compromisso amoroso à sério, principalmente o casamento. Ao contrário, ela prefere se garantir com os romances da literatura. Mas todo esse pensamento estará por um fio de mudança logo após um incidente inesperado com um celular novo que a deixa perdida no século XIX. Ela não sabe o que fazer ali nem muito menos como voltar para casa, e lhe resta aceitar o acolhimento da família Clarke até que encontre uma solução para o seu problema. Ian Clarke, apesar de hesitar em aceitar a postura independente e ativa da moça, acaba por ajudá-la a encontrar seu caminho - muito embora não saiba, inicialmente, que este se encontra dois séculos à frente do seu - e Sofia agradece a ajuda. Mas, quando algumas pistas começam a ficar visíveis e a chance de voltar para casa aumentam, o coração da protagonista resolve interferir... E, ao que parece, ele não é o único...

“- Não se tem certeza de nada quando se está apaixonado.”
- Página 18 -

Com a escrita naturalmente fluída e bem humorada, Carina Rissi mostra, naquele que fora o seu romance de estreia, toda a sua habilidade para desenvolver enredos cômicos, sem deixar de lado o romance e a postura independente e forte da mulher com personagens cada vez mais intensas e marcantes. Em Perdida, principalmente, acompanhamos uma protagonista moderna em uma aventura inesperada no século XIX, enquanto procura, desesperadamente, por uma solução plausível para voltar para sua casa. Até lá, ela vai viver situações hilariantes e emoções intensas, causando um verdadeiro impacto na tradicional família Clarke, principalmente no irmão mais velho e responsável por toda a propriedade e bens desde a morte dos pais, Ian Clarke. De repente, para a Sofia, nunca foi tão bom estar perdida... literalmente.

“Nina tinha razão, eu nunca me apaixonara antes. Nunca me sentira tão vulnerável, fraca e tola como naquele momento. Era a primeira vez, e eu não sabia lidar com o que estava sentindo. Mas sabia, com cada fibra do meu corpo, que a agonia só acabaria quando eu estivesse nos braços de Ian novamente.”
- Página 161

Seguindo a mesma veia cômica e amorosa de Procura-se Um Marido, a minha leitura de Perdida fluiu com muita facilidade. Como já conhecido da Carina, porém, não podia se esperar menos! Mesmo nos enredos mais apaixonantes e com seus toques de pequenos dramas familiares, os risos continuavam presentes durante a leitura e eu simplesmente adorei a Sofia! Quase tão ácida quanto a Alícia, e não menos independente e 'livre, leve e solta' (risos), foram várias as situações divertidas provocadas por uma protagonista sem senso de vida 'não-tecnológica', e os incidentes no passado foram, definitivamente, os momentos mais incríveis da trama. Por outro lado, o romance também foi outro ponto forte. Ian Clarke me arrancou suspiros durante boa parte da leitura, e eu só não fui conquistada realmente porque, bem, tratando-se dos livros da Carina, Maximus Cassani ainda é o meu preferido!

“- E eu cresci! Aprendi que contos de fadas só acabam bem nos livros – dei de ombros e suspirei.
- Contos de fadas podem se tornar realidade, Sofia. Basta que a princesa não lute contra a própria felicidade – falou com a voz intensa.”
- Página 198

Só um pouco diferentemente do outro livro, muito focado, também, em relações familiares e entre amigos, Perdida foca mais na comédia e no romance, mas nem por isso a família Clarke passa despercebida. Com personagens tipicamente do século dezenove, com aqueles breves lampejos modernos favorecidos e incentivados pela Alícia, Perdida é uma leitura recheada de tudo o que se tem direito. Um pouco de tudo, e muito de bom!

“- Eu t-te ode-deio! – murmurei, fraca demais.
- Não me importo com isso. Não muda nada para mim. – O cavalo começou a se mover e eu a escorregar para a inconsciência. – Vou amá-la por toda a vida.”
- Página 279

Só... da mesma forma que o Maximus é o meu queridinho, porém, Procura-se Um Marido também continua sendo o meu favorito da autora. Não me entendam mal, por favor! Perdida é uma história incrível e muito bem escrita; eu apenas não me envolvi completamente com ela. Eu fui totalmente cativada pela história de Alícia e Max, mas a de Ian e Sofia ainda me deixou a desejar em um tiquinho assim - minha opinião, gente, mas não significa que não gostei, pelo contrário, amei! É uma daquelas leituras que te levam - realmente - para um outro tempo, um outro lugar. Você vive as inseguranças de Sofia perante o mundo moderno e logo o século dezenove, assim como sofre com ela para encarar as realidades daquela época (logo ela sendo independente e ácida como bem é), e até suspirar pelo Ian em alguns momentos de extremo romantismo (como não podia deixar de ser, ohhhh) - tá, tem lá os momentos em que queremos dar uma voadora nele, mas relevemos isso, fazia parte do caráter da época.

“Ao menos, eu tive isso. Um amor tão profundo e sincero, mesmo que por poucos dias – algo que muitas pessoas jamais experimentaram durante uma vida inteira.”
- Página 316

Enfim, Perdida é mais uma história - ou a primeira história, na verdade - de Carina Rissi que cumpre perfeitamente seu papel na literatura, divertindo o leitor com uma protagonista fora de série, arrancando suspiros com um cavalheiro gentil e romântico como Ian, e mesmo nos levando a fazer uma viagem ao passado e viver, mesmo que entre páginas e palavras, uma época que já se fora há tanto tempo...

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

4 Comentários

  1. Oi Sâmella!

    Perdida é meu amorzinho da Carina Rissi! Eu não esperava que fosse gostar tanto desse livro quanto eu gostei. A narrativa da Carina é muito envolvente e seus personagens tem uma personalidade incrível, que me cativou muito. E de brinde (no caso para mim kkk) a história é "de certa forma" um romance de época e eu ADORO romances históricos e de época!

    Beijos
    Aline
    Memoirs and Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!
      Eu já esperava gostar de Perdida, ao menos pelo o que já havia visto em "Procura-se...", mas, afinal, seus livros são mesmo ótimos! Me divirto demais com seus personagens, além de muita personalidade, mesmo. Para uma primeira vez com esse tipo de romance, eu gostei bastante, e espero poder conferir outros mais!
      Beijos!

      Excluir
  2. HAAAAAAAAAAA, EU PRECISO DESSE LIVROOOOOOO!! ~~momento Taís surtando, ignore, please~~
    Sou completamente apaixonada por "Procura-se um Marido", sei que a Carina Rissi é uma ótima escritora, e eu preciso urgentemente conferir seu livro de estréia! Um romance se passando XIX é muito amor! ♥ Convenhamos: é praticamente impossível alguém ser mais perfeito do que o Max u.u
    Os quotes que você colocou na resenha, mds <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SURTO ENTRE AMIGAS, AHHHHHHHH ~leitores entendem a loucura, haha
      ♥ Sim, "Procura-se..." é um amorzinho ♥ Realmente, "Perdida" também é outro amor, e por se passar no século XIX, é mais ainda! Mas, ok, Maximus Cassani já ganhou faz tempo, #sóestoufalando rs ♥ ♥ ♥ ♥
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e dos quotes! ^_^
      Beijos...

      Excluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...