Esse post deveria ter saído na segunda, mas... contratempos acontecem e estive atolada a semana quase toda fazendo trabalhos - e improvisos, diga-se de passagem. Mas, enfim, estamos de volta com mais um "De Autor para Leitor...". Dessa vez, após conferir a resenha de Tempestade de Areia (aqui), segundo livro da série Crônicas de Myríade, vamos conhecer um pouco sobre sua autora, Karen Soarele, e adentrar um pouco mais ao mundo de Myríade. Para quem ainda não conhece muito a série, dá uma conferida na resenha do primeiro livro, Línguas de Fogo, aqui. Mas chega de enrolação! Bora conferir a entrevista e conhecer um pouco mais dessa autora supersimpática e dona de uma imaginação realmente fantástica? Confere logo a seguir!

SS: Primeiramente, Karen, muito obrigada por conceder essa entrevista!
Karen: Eu é que agradeço, para mim é um prazer enorme!

SS: Qual o principal motivo para você atuar na literatura fantástica? O que mais gosta a respeito desse gênero?
Karen: Não existem limites, isso é o que mais me fascina! Criar um universo fantástico assim, do zero, me permite decidir quais são as regras por lá. As pessoas são iguais às do nosso mundo? E as criaturas, as cidades, as paisagens... a gravidade?! São tantas variáreis a considerar! Tudo é possível.

SS: Sabemos que todas as suas histórias se passam em um universo único chamado Myríade. Como foi o processo de criação, desenvolvimento e conclusão de todo esse universo fantástico? A ideia para criá-lo surgiu antes da ideia de Línguas de Fogo, ou a aventura de Aisling e Dharon só se desenvolveu a partir do universo?
Karen: O mundo surgiu junto com a história. No começo, não havia muito planejamento, eu ia descobrindo o cenário à medida em que desenvolvia a jornada de Aisling. É claro que a história ficou uma bagunça! Então eu precisei reestruturar tudo, organizar os reinos e reescrever Línguas de Fogo inteirinho. Prefiro trabalhar em cima de um planejamento pré-determinado. Contudo, ainda hoje, eu me surpreendo quando estou viajando por Myríade e, de repente, me deparo com algo que não sabia que estava ali.

SS: Em Setembro de 2012 foi a vez da publicação de A Rainha da Primavera, uma história extra que se passa antes do período retratado na série Crônicas de Myríade, então intitulada como Pergaminhos Perdidos de Myríade. Podemos esperar por novas histórias desse segmento?
Karen: Podem e devem! A Rainha da Primavera foi uma experiência muito interessante. A história se passa centenas de anos antes e os personagens são outros. Mas foi tão bem recebida pelos leitores que, a cada livro que escrevo, mais elementos entrelaçam as duas histórias.
Meu próximo lançamento se chama A Canção das Estrelas, e também narra acontecimentos anteriores a Línguas de Fogo. Mas, dessa vez, é uma história muito mais recente: acontece no mês anterior à saída de Aisling de Sollace. Mas ela não aparece na história.

SS: Crônicas de Myríade é uma série, até então, planejada para acontecer em cinco livros, sendo que dois já foram lançados. Mas, enquanto isso, você já tem algum outro projeto em mente? 
Karen: Muitos! Tenho novas ideias para Myríade, mas também pretendo escrever ficção científica. Já rascunhei algumas histórias. Só não levei adiante porque minha prioridade é concluir a série que comecei.

SS: Com a atual expansão da literatura pelo país, muitos autores novos vêm surgindo, inclusive, no ramo da literatura fantástica. O que você pensa sobre isso?
Karen: É maravilhoso! Publicar um livro se tornou mais acessível e a internet contribui muito nesse sentido. Mas é importante não olhar esse cenário apenas pelo lado do aumento do número de autores. Há também o aumento de leitores, grande parte impulsionados por esses autores nacionais. Vejo por experiência própria. Desde o momento em que comecei a escrever, até hoje, percebo que influenciei as pessoas ao meu redor, de uma forma muito positiva.

SS: Na sua opinião, quais características uma história de fantasia não pode deixar de ter?
Karen: Como já disse, mundos de fantasia possuem regras próprias. E é muito importante que essas regras sejam interessantes, originais. Que elas realmente façam a diferença, tanto no universo quanto na vida dos personagens. Se é para ser fantasia, que seja surpreendente!

SS: Como leitora, quais são seus livros preferidos? Eles, ou mesmo seus autores, influenciaram de alguma forma na sua escrita, história ou carreira?
Karen: Todos os livros que leio de influenciam de alguma maneira, mesmo aqueles que não entram na lista de favoritos. Cada autor tem uma forma única de falar com os leitores, e é impossível não tirar uma lição disso. Alguns de meus livros favoritos são: As Crônicas de Nárnia, O Hobbit, O Dia do Curinga, Rangers - A Ordem dos Arqueiros.

SS: Muito obrigada pela entrevista, Karen! Cada vez mais sucesso para seus livros e suas histórias, sempre! Gostaria de deixar um recado para os leitores do blog?
Karen: Obrigada, Sâmella! Desejo a todos os leitores que nunca deixem de sonhar e, mais do que isso, correr atrás e realizar os seus sonhos. Assim como Aisling, que definam o que realmente importa e corram atrás com todo o coração, sem se preocupar com o que deixa para trás.
E a você, muito sucesso também, e muitos beijos!

E então, o que acharam da entrevista? A Karen não é simpática? ^_^ Mal posso esperar por mais aventuras no universo de Myríade! E mesmo pelas novas histórias que ela vier a escrever, porque, verdade seja dita, talento e imaginação ela tem de sobra! Mas, caso você ainda não tenha conhecido essa fantasia maravilhosa, dá uma passada no site oficial da série e confira um pouco do que ela te aguarda! 

Muitos beijos... e até a próxima!

2 Comentários

  1. Olá!
    Achei descontraida e divertida além de interessante ♥
    Bjks, Ariane:*
    www.diariodostreze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da entrevista e sobre a Karen, o livro me pareceu ser bom hehe <3
    Parabéns pelo lindo blog!! ;)
    Venha conhecer o Doce Literário, será sempre bem vindo :3
    http://doceliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...