Título: Amigos Inimigos - A Formatura;
Autor(a): Vanessa Martinelli;
Editora: Novos Talentos (Novo Século);
Número de Páginas: 184;
Ano de Lançamento: 2013.
Livro no Skoob
Veja também: Amigos Inimigos


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

A turma divertida de “Amigos Inimigos” volta em mais uma história repleta de risadas e confusões. Maria, Jack, Morgana, Patrícia, Camila e Pedro estão no final do nono ano. No dia do aniversário de Maria, uma tia-avó desconhecida aparece virando a vida de todos de cabeça para o ar. Junto a Maurício, Gertrudes e novos personagens, os amigos-inimigos enfrentarão muitas aventuras até a sonhada formatura.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião: 

Em Janeiro de 2014 fez exatamente um ano que eu li Amigos Inimigos, da Vanessa Martinelli, e me lembro de ter me encantado com a simplicidade e o bom humor da história. A desenvoltura dos personagens e suas diferentes personalidades também eram outros incríveis fatores que colaboraram para o sucesso da minha primeira leitura de 2013, e, esse ano, ocupando a mesma posição, eu pude, enfim, ler a sequência de uma história clichê e engraçada que me cativara por completo, e, bem, o que dizer dessa sequência? Vamos lá...

“- E também gostei de chegar mais cedo no colégio. Você vê as coisas com outra perspectiva.
- Sim, a do sono! – respondeu Morgana, bocejando.”
- Página 82

Se passando alguns meses após o ótimo desfecho do primeiro livro, Amigos Inimigos - A Formatura, retorna com uma leitura igualmente fluída e gostosa com mais histórias e momentos divertidos ao lado de Maria, Jack e cia. Mais precisamente, acompanhamos o primeiro capítulo do livro com Jack levando Maria, às surpresas, para sua própria casa, onde uma festa de aniversário indesejada por ela a aguarda. Mas ela teme que mais esta pequena comemoração entre amigos não fuja à regra de, bem... todos os seus desastres de aniversários anteriores. E acabou não sendo diferente. Porém, não foi um desastre iminente como das vezes anteriores. Só a visita de uma tia-avó desconhecida cujos planos envolvem, total e infelizmente, o aniversário da neta, em grande estilo. Uma série de acontecimentos intensos e divertidos se desenrolam a partir daí até a sonhada formatura que os aguarda no fim do ano, mas só lendo para saber o que eles iram passar até lá...

“- Essa não parece você – observou Maria.
- Às vezes eu não pareço eu mesma – respondeu, displicente.”
- Página 91

Nesta sequência, Vanessa Martinelli continua com sua narrativa leve e divertida de sempre, cativando o leitor com suas palavras rápidas e amigáveis, desenvolvendo, dessa vez, uma história que coopera consideravelmente com o amadurecimento dos personagens. Maria, nossa protagonista, agora divide seu tempo entre uma festa repentina e indesejada, e Jack, agora seu namorado, juntamente com seu grupo de amigos que, como de costume, levam o leitor aos risos sem precisar de esforços. Morgana, em especial, é uma das personagens que mais cativam durante a leitura, assim como ocorreu no primeiro livro. Dessa vez, porém, a personagem está ainda mais carregada de sarcasmo e ironia, sem deixar de lado alguns bons momentos de lições mesmo nas situações mais hilárias possíveis.

“Patrícia pintava os pés com paciência, cada unha com uma cor.
[...]
- Moderna, Patrícia? – apontou Morgana, analisando o mix de cores de esmalte.
- Na verdade, eu não consegui me decidir por uma, então usei todas – respondeu, com um jeito despreocupado.”
- Página 109

Ela só não roubou de vez a cena por causa do casal principal, nossos então protagonistas, Maria e Jack. Diferentemente do primeiro livro, Maria já não está tão irritadiça, mas, sim, insegura, seja com a formatura ou, principalmente, com a festa inesperada oferecida pela tia-avó Úrsula. Entretanto, é nesse livro que vemos a garota amadurecer um pouco mais e ganhar um pouco mais de confiança com o passar dos acontecimentos, tanto em seus amigos como, claro, em si mesma, e isso acontece gradualmente no decorrer da leitura. Jack, por sua vez, já não é o garoto debochado e petulante de antes, mas um jovem apaixonado e visivelmente mais maduro. É meigo acompanhar o romance dos dois em Amigos Inimigos - A Formatura, e esse foi um outro ponto em particular que eu mais amei na história! 

“- O seu motorista tem analista? – questionou Camila.
- Tá achando que é fácil trabalhar para a Morgana? – caçoou Jack”
- Página 141

Mas, claro, a história não para por aí. Como em um todo bom enredo, alguns conflitos se desenrolam e veremos então uma pequena prova de confiança se desenrolar entre os personagens, e é nessas horas que as verdadeiras amizades se mostrarão mais fortes. Também temos um conflito em especial com a personagem Camila, que já acontecia desde o primeiro livro, ser melhor desenvolvido nessa sequência, e podemos ver, dentro do tema, os prós e contras pelos quais a personagem irá passar. De forma leve mas sincera, Vanessa Martinelli retratou bem o assunto, e mais uma pequena lição acompanha a leitura.

“- Pois eu falo o tempo todo com estranhos – falou Patrícia. – Esses dias eu falei com um cara no supermercado sobre o preço da batata-doce orgânica, um absurdo.
- Você fala até sozinha, Patrícia – riu Maria.
- Ou com duendes – continuou Jack.
- Só quando eles me respondem – comunicou Patrícia, e todo mundo ficou na dúvida se era verdade ou brincadeira.”
- Página 142

No fim das contas, temos uma história leve e divertida ideal para os pré-adolescentes - mas totalmente bem-vinda para adolescentes e adultos, também, afinal, não existe idade para se divertir com uma boa leitura, certo? ;) Os personagens encantam do início ao fim, cheios de personalidade e diálogos marcantes e hilariantes, e um desfecho satisfatório e muito meigo! Vanessa Martinelli está de parabéns por mais este livro, e espero, realmente, poder acompanhar mais histórias suas, seja com essa turminha inesquecível, como também de novos personagens que possam estar por vir. Leitura totalmente recomendada!

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

Deixe um comentário

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...