Antes de mais nada, gostaria de desejar um FELIZ DIA DO LIVRO para todos vocês! Que livro estão acompanhando vocês hoje? Eu estou com duas leituras no momento, mas... depois falo sobre elas, rs. Mas, ainda mais especial que o dia de hoje já é, estou publicando hoje no blog a primeira entrevista realizada pelo SammySacional! A autora escolhida para este início não podia ser mais especial! Hoje, inclusive, é também o dia dela, portanto, FELIZ ANIVERSÁRIO, SAMANTA HOLTZ! Desejo muito, muito sucesso na carreira dessa escritora que sabe como contar uma história com todos os detalhes importantes e com toda a carga de emoção, como vocês bem puderam observar pela minha resenha de Quero Ser Beth Levitt aqui. E, já conhecendo a trama de seu livro, que tal conhecermos um pouco, agora, sobre a autora? Confere a entrevista e conheça essa pessoa fofa que é a Samanta!

SS: Primeiramente, obrigada por conceder a entrevista, Samanta! 
Samanta: Querida, obrigada pelo convite à entrevista!!

SS: Sua carreira literária começou por volta de 2012, com a publicação de O Pássaro, seu primeiro romance, pela Editora Novo Século, com o selo Novos Talentos. Como foi, na época, acompanhar o feedback do público e ver que a obra estava sendo tão bem aceita?
Samanta: Bem, na época, vivenciar a minha primeira publicação foi a realização de um sonho... fazia 10 anos que eu escrevia romances e “O Pássaro” era meu terceiro livro escrito – ainda sem publicar nada, até o momento. Nesse meio tempo, entre começar a escrever e conseguir o contrato de publicação, cheguei várias vezes a pensar que eu não conseguiria, que eu nunca veria um livro meu publicado, e que bom que foi diferente! Então, veio o maior desafio após a publicação, que era receber a resposta do público em relação ao meu livro. Fiquei morrendo de medo de ninguém gostar (rs), no entanto, recebi um feedback extremamente positivo dos leitores. Elogios, boa repercussão, pessoas reconhecendo meu nome e meu trabalho. Eu me sentia constantemente rodeada de uma “névoa dos sonhos”... (risos)! É muito boa essa sensação de realização, de dever cumprido. E eu sei que isso aconteceu porque tive paciência para esperar os resultados certos no momento certo e, claro, determinação para dar meu melhor.

SS: Quero Ser Beth Levitt é o seu segundo romance, e tem como protagonista uma jovem bailarina nos tempos atuais que se vê realizando seus sonhos inesperadamente. Qual foi a principal inspiração para escrevê-lo? 
Samanta: Nunca sei ao certo responder essa pergunta! Não houve uma ocasião ou um fator específico que me levou a pensar na história... foram uma série de ideias que se juntaram em minha mente e em meu coração como um quebra-cabeça. O que me moveu durante toda a criação da história foi o sentimento de pureza e bondade inerentes à personagem. Deixei que eles ditassem o rumo dos acontecimentos!

SS: Amelie Wood e Caroline Mondevieu são, decerto, protagonistas bem diferentes entre si. Todavia, cada uma a seu modo, tem força de vontade e usa o coração como guia para alcançar seus sonhos e objetivos. Como foi escrever personagens marcantes como elas? Elas têm um pouco de você mesma?
Samanta: Sim, elas são personagens extremamente diferentes, e você apontou um importante fator em comum entre elas: o fato de usarem o coração como guia. Caroline é teimosa, ousada e destemida, enquanto Amelie é tímida, ingênua e dócil, porém ambas têm a mesma crença nos sonhos que carregam dentro delas, a mesma força de vontade e a mesma sensibilidade com os outros e com o próprio coração. Escrever cada uma foi uma experiência única! Para narrar a história de Caroline, eu me vestia da guerreira interior que ela é e chegava a desejar ter aquela bravura para mim. Era como se ela pedisse pelas próximas páginas, ansiosa pela continuação da sua jornada! Já com Amelie, a vontade era de tirá-la daquelas páginas e carregá-la no colo, protegê-la de todo o mal que há no mundo, adotá-la!! Eu me vejo um pouquinho em cada uma, sim, em alguns aspectos. Em Caroline, no espírito livre e na ânsia de ver a justiça e a igualdade acontecerem para todos. E, em Amelie, em minha mania de procurar ver o lado bom em tudo e em todos e na maneira de reagir pacificamente às coisas.

SS: Desde que O Pássaro fora lançado em 2012, o seu público cresceu, e, nesse meio, seu segundo romance acabou sendo mais uma feliz surpresa para os leitores. Como se sente recebendo tão merecido carinho? 
Samanta: Obrigada pelo “tão merecido”!! ;) Eu nem tenho palavras para agradecer a Deus e aos leitores que fazem de mim uma escritora tão realizada... sei que ainda tenho muito a crescer e conquistar, mas, até hoje, o que mais me deixa grata e feliz nessa carreira é a atitude tão positiva do público não somente em relação ao meu trabalho, mas a mim. Sou tratada com um enorme carinho por todos em eventos ou por mensagens da Internet. Acredito que seja uma reação ao sentimento sincero que dedico do fundo do coração a cada um deles... creio que o coração, quando recebe o amor sincero de alguém, reage devolvendo o mesmo sentimento na mesma intensidade. Assim, criamos um círculo infinito de bons sentimentos e energias positivas, o que me deixa muito feliz e ainda mais animada e confiante para seguir em frente!

SS: Recentemente foi divulgada a notícia sobre o lançamento de um dos seus primeiros romances escritos, Renascer de Um Outono. Como é para você, ver uma história escrita no passado, ganhar forma e ser lançada agora? O que os leitores podem esperar da história de Anna Hills? 
Samanta: Sim, “Renascer de um Outono” foi o primeiro romance que escrevi! Eu tinha 14 anos quando comecei, e terminei aos 16. Logo que o concluí, eu nem pensava em publicar porque achava o sonho “distante” demais para mim, mas, após receber comentários tão elogiosos e positivos dos que permiti lerem, fiquei animada. Então, ver Renascer de um Outono publicado é um dos meus mais antigos sonhos... foi a primeira sementinha que plantei no mundo literário, embora o público só vá conhecê-la agora, dez anos depois de ter sido concluída pela primeira vez (e totalmente revisada e reconstruída...! rs). A história da Anna Hills trará ao público reflexões, suspiros, lágrimas e a importante mensagem de vivermos intensamente cada dia que temos nesse mundo, pois as oportunidades são únicas e valiosas. Espero que vocês gostem!

SS: Além de O Pássaro e Quero Ser Beth Levitt, mais a publicação de Renascer de Um Outono, você tem algum outro projeto em desenvolvimento ou já tem em mente algo a começar?
Samanta: Já tenho outros dois livros escritos, que futuramente eu talvez transforme em série, e já tenho outro romance prontinho em minha mente para colocar no papel! A personagem já “nasceu” em meu coração e tem a personalidade muito forte... acredito que vocês torcerão muito por ela! Em breve, assim que passar a correria com a produção e lançamento de Renascer de um Outono, começarei a escrevê-la. Enquanto isso, já estou anotando ideias, diálogos e detalhes que me ocorrem!

SS: Recentemente, a leitura nacional têm se mostrado diversificada e tem crescido cada vez mais. Novos autores e novas histórias nascendo todos os dias, todos com um objetivo em comum. Como é fazer parte dessa jornada em prol da literatura e acompanhar o nascimento de novos leitores?
Samanta: É incrível! Torço de coração para que todos possam buscar e encontrar seu lugar ao sol, pois o coração dos leitores é grande o suficiente para todos nós. Torço por meus colegas mais próximos, pelos autores consagrados, pelos estreantes, pelos que escrevem o mesmo gênero que eu, pelos dos outros gêneros. Afinal, não me vejo como “uma figura solitária” buscando um objetivo, e sim como parte de algo muito maior e mais bonito, que é a literatura brasileira. Saber que hoje eu faço parte dela, que eu represento um pouco dela, é incrível. Adoro quando leitores vêm me contar que meu livro foi o primeiro nacional que leram e que, a partir de então, lerão muito mais autores brasileiros. Ou quando me contam que meu livro quebrou o preconceito que tinham com livros nacionais. Eu sinto que é esse meu papel; fazer um trabalho bom, de qualidade e que proporcione ao leitor não somente confiar em meu trabalho, mas na literatura que nosso país produz!

SS: Como leitora, quais são os livros ou autores que você mais gosta de ler? Eles influenciaram, de alguma forma, na sua própria escrita?
Samanta: Acredito que é sempre possível extrair um pouco de cada livro que lemos, sim! Sou bastante eclética e gosto de ler estilos variados – bem como aprender um pouquinho com cada um. Adoro Sophie Kinsella, Paulo Coelho, Dan Brown, Carina Rissi, Maurício Gomyde, Ricardo Valverde... a minha amigona e talentosa Adriana Brazil... são tantos! Cada um eu adoro e admiro por um motivo!

SS: Novamente, muito obrigada por ceder esta entrevista, Samanta! Que sua carreira continue a crescer cada vez mais, e a conquistar mais e mais leitores. Gostaria de deixar algum recado para os leitores do blog?
Samanta: Querida, eu que agradeço, de coração, pelo convite à entrevista! Adorei, e espero que o blog cresça cada dia mais :) Bem, quero deixar aos leitores do blog meu sincero agradecimento por estarem aqui conhecendo um pouco mais a fundo meus pensamentos e meu trabalho! Obrigada por me prestigiarem, pelo carinho, pelas mensagens... e me desculpem se nem sempre consigo responder a todos, ou não tão rapidamente! (risos) Vocês são preciosos para mim. Beijo no coração de cada um!

Ela não é uma fofa, gente? ^_^ 
Mal posso esperar pela segunda edição de O Pássaro e o lançamento de Renascer de Um Outono! Sentindo que vou chorar e suspirar muito com essas histórias tanto quanto Beth Levitt... 
Espero que tenham gostado da primeira entrevista do blog! E aos poucos novos autores irão aparecer aqui, aguardem! ;)

Muitos beijos e boas leituras!

2 Comentários

  1. Sim, ela é muito fofa!

    Como boa desinformada que sou, ainda não tinha tomado conhecimento sobre a autora e os livros que ela escreveu, mas a entrevista incrível, somada com o carisma da Samanta, mais a classificação de cinco estrelas que você deu de "Quero Ser Beth Levitt", claro que eu fiquei com vontade de me tornar leitora! A Feira do Livro estará na cidade em que estudo a partir do dia 26... E já anotei os títulos da autora da minha wishlist literária, haha'

    Beijos ♥ Jeito Único

    ResponderExcluir
  2. Querida Sam

    Que lindaaaaaa, você reservou a entrevista para o dia do meu aniversário!!! <3
    Só você para programar tudo com tanto carinho, não??

    Fico muito feliz em ser a primeira entrevistada do blog!!

    Obrigadaaaa pelo convite ^^

    Beijão!!!
    Sam

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...