Título: Sussurros da Alma;
Autor(a): Mandy Porto;
Editora: MODO Editora;
Número de Páginas: 326;
Ano de Publicação: 2013.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Brooke Watson é novata na Universidade de Jericho, e ela só pensava em estudar. Conhece Danny Garcia, um garoto arrogante que atormenta sua vida. Tudo muda quando Brooke descobre que ele foi assassinado, e ela é a única que consegue ver seu fantasma. Brooke o detesta ou acha que o odeia, mas os dois trabalharão juntos para descobrir quem tirou a vida de Danny. O assassino trata-se de um Serial-Killer que está atacando, especificamente, garotos da Universidade. Brooke pode não ser um alvo, mas logo se torna um, por correr atrás de respostas. Danny está morto, mas será que ele poderá salvá-la? Ou melhor, como os dois poderão se salvar do amor que cresce a cada momento que estão juntos? O amor é algo engraçado, ele pode nos pegar nos momentos em que menos esperamos.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Minha Opinião:

O que falar, especificamente, de um livro que você gostou tanto? Difícil, pois é. Mas uma coisa é certa: é incrível você começar uma leitura, sem maiores pretensões, e acabar totalmente surpreendida - positivamente - com todos os aspectos do enredo. 

Brooke Watson está começando a tão esperada faculdade de Medicina, usando tal artifício para fugir da realidade que ainda a atormenta. Tentando se manter na imagem de caloura comportada, ela logo se vê contrariada ao conhecer Danny Garcia, um dos estudantes avançados do mesmo curso que ela na faculdade, com fama de arrogância e superioridade. Sem precisar de esforços, eles automaticamente entram em uma richa comum desde o primeiro momento, até que, porém, Brooke nota sua ausência repentina e começa a se perguntar que fim ele terá levado. Nesse meio tempo, Brooke é convidada para um estágio durante a faculdade, e é lá que ela descobre que Danny fora assassinado e, como se não bastasse isso, o fantasma dele anda direto na sua cola, pois ela é a única que pode vê-lo. Até então, todos reagiam de forma significativa a perda do rapaz; é quando, pouco depois, uma série de assassinatos se seguem com diversos rapazes do campus, tratando-se então de um Serial-Killer, e Brooke se vê cada vez mais instigada e intrigada para saber quem estará por trás disto, assim como seus motivos para tal, e isso já seria peso o bastante para ela carregar nesse momento, sem precisar ressaltar a mudança inesperada na sua relação com o então fantasma Danny.

“Brooke era um enigma, muitos não poderiam distingui-la somente com um único significado. Ela pode parecer uma garota vulnerável, mas, profundamente, ela era um poço de ferro.”

Lembro que, da primeira vez que li a sinopse, rapidamente fiquei intrigada com o enredo. Eu não sou muito fã de ler sobrenaturais, mas esse livro me fisgou de tal forma que foi impossível não dar-lhe uma chance. E que chance merecida! Admito que fiquei mais curiosa para lê-lo pelo romance meio improvável e impossível entre os protagonistas Brooke e Danny, e eu queria saber qual seria o desfecho que a autora daria para uma história como essa, mas, ao longo da leitura, não só me mantive fixa nessa intriga inicial como também fiquei surpresa por ver o quão bem a trama fora estruturada e desenvolvida. Com uma narrativa incrivelmente fluída, Mandy Porto nos conduz em uma história muito bem escrita por entre os meios de uma faculdade particularmente assombrada por um Serial-Killer, o que, ressalto, só favoreceu ainda mais os pontos marcantes do enredo. Porque, sim, algumas das melhores partes do livro se encontram nos momentos de suspense e tensão provocados pela presença do assassino, e é ainda mais incrível você acompanhar a leitura, na visão de ambos os protagonistas, e, assim como eles, ir tateando sobre quem será, afinal de contas, o Serial-Killer e quais teriam sido seus motivos para tais atitudes.

“O ódio, mesmo sendo falso, era mais fácil de lidar do que realmente ambos estávamos sentindo. Ela podia negar, eu podia negar, mas a realidade se encontrava enterrada em nossos corações, e que em algum momento seria insuportável de guardar.”

Eu cresci assistindo muitos filmes do Scooby-Doo, sendo então uma grande fã do desenho; dessa forma, sempre que me deparo com histórias de mistério, inevitavelmente me uno aos personagens e começo a tatear e criar suspeitas e hipóteses para descobrir quem estará por trás de todos os acontecimentos da trama. Dessa forma, então, me vi imaginando mil hipóteses sobre quem poderia ser o responsável pelos assassinatos, o que foi mais um ponto positivo do livro, com respeito à interação com o leitor. E, de quebra, não bastasse todos esses pontos incríveis, ainda temos os personagens que, realmente, dispensam maiores comentários. Todos foram muito bem desenvolvidos e trabalhados ao longo da história, e seus traços marcantes e particulares foram bem explorados. Os protagonistas por si só já são um brilho e tanto para a narrativa, mas a participação assídua de Lucy e Troy foram ótimas. Como a boa melhor amiga que era, Lucy se fez presente em todos os momentos, e ajudou a Brooke em diversas situações, seja com alguma atitude, conselho ou o simples fato de ouvir o que ela tinha a dizer. Quanto ao Troy, não vou falar muito, pois acho que seria um pouco de spoiler e quero evitar isso, mas, sem sombra de dúvidas, ele também marcou uma boa presença na trama, um pouco menos que Lucy, claro, mas com um surpreendente e fundamental para o enredo.

“Apesar de ter te odiado por um tempo, eu sabia que tinha outro lado de Danny Garcia escondido a sete chaves. Um lado que faria as pessoas amá-lo ainda mais – sussurrei e apertei suas mãos, que ainda se encontravam entrelaçadas entre as minhas. – Agora eu tenho certeza disso.
- Como você faz isso? – ele perguntou enquanto esfregava os olhos para secar as lágrimas que não haviam caído.
- Isso o quê? – disse confusa.
- Faz-me sentir coisas mesmo quando meu coração não bate mais.
- Para mim você nunca esteve tão vivo.”

Enfim, como puderam perceber, só tenho elogios para dar para Sussurros da Alma, porque é isso que esse livro merece. Mandy soube trabalhar com diversos aspectos no livro, sobrenatural, suspense, um leve toque de thriller, e, claro, o bom e velho romance, que, ressalto, foi trabalhado com muita maestria. É ótimo ver o sentimento nascer ali como quem não quer nada, e crescer de tal forma que Brooke e Danny já nem sabem mais o que fazer nem porquê. Mas então temos um impasse: Danny é um fantasma, está morto, como isso vai acabar, então? Confesso que estava com certo receio de ver o que a autora preparara para o final, mas ela acabou me surpreendendo mais uma vez. Dosando bem o possível e o impossível existente na história, ela conseguiu criar um desfecho maravilhoso e singular, e, por fim, só posso concluir que este livro me surpreendeu e foi, de longe, uma das melhores leituras do ano. Com um pouco de tudo, Sussurros da Alma é uma história cativante e eletrizante que vai te fisgar até a última página, te deixando com aquele gostinho de 'quero mais'. ^_^

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

3 Comentários

  1. Resenha incrível, Sâmmy! *-----* Fiquei com muuuita vontade de ler esse livro. Uma faculdade assombrada por um Serial-Killer, mistérios, um amor impossível. Parece ser mesmo ótimo! E aquele último quote que você colocou no post é fofo demais <3
    Beijos ^^

    ResponderExcluir
  2. Que resenha incrível, Sâmmy! *w* Confesso que agora esse livro me deixou muito curiosa, nunca li muitos livros assim e sou bem interessada, sabe? Com certeza quando eu terminar de ler a pilha de livros pendentes que preciso ler desde o Natal eu vou procurar ler esse livro. :3
    Beijos || Unlocked Land ❤

    ResponderExcluir
  3. Oii ....Eu queria muito comprar esse livro porem não acho em lugar nenhum ,vc poderia me indicar algum lugar fazendoo aquele favor.... Se puder me manda um Email mauriana97@outlook.com..Bom agradeço dez de já. Inclusive ameei sua resenha :)

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...