Título: O Amor dá Uma Segunda Chance;
Autor(a): Juliana Ferreira;
Editora: Dracaena;
Número de Páginas: 344;
Ano de Publicação: 2011.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Duas vidas, duas perdas, duas reações diferentes.
Ailli Tecknovs é uma linda jovem de 20 anos, os pais sempre trabalharam no ramo da moda. Ailli cresceu em um lar onde tudo era rico, onde tinha tudo, ela era fútil até conhecer Oliver. Um rapaz pobre que não vivia no mesmo mundo e realidade que ela, um amor impossível acontece e é interrompido pela morte. Agora Ailli é uma pessoa diferente, Oliver foi o responsável pela mudança. Mas Ailli está sem rumo, sem chão, ela amava Oliver. Quando Ailli se muda de Dublin para Letterkenny, uma cidade no Condado de Donegal, ela percebe que talvez depois de dois anos de sofrimento sua vida mude. Ao conhecer três pessoa, Ava, Peter e Abraham. Os três, principalmente, Abraham, vão doar um raio de sol para a escuridão de Ailli. Abraham sentiu na pele o que é perder alguém, mas através dele Ailli percebe que tudo que acontece tem um porquê. E que para todas as coisas existe um tempo determinado.

 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Há um tempo atrás, o blog teve resenha do livro "Minhas Lembranças", da Juliana Ferreira. Foi um livro que acabou virando um dos meus favoritos devido a simplicidade na trama e nos personagens que a autora colocou, equilibrando com um romance lindo e alguns breves toques de sobrenatural. Foi uma leitura muito prazerosa, e desde então estou na torcida para ver mais livros da autora publicados. Nesse caso, apenas este e O Amor dá uma Segunda Chance - cuja resenha é esta - foram publicados, mas este segundo encontra-se esgotado, a Ju vendeu os últimos exemplares na Bienal do Rio, e não se sabe quanto teremos uma nova edição. A minha edição trata-se de uma versão revisada e reescrita para uma próxima publicação. Mas, com esta resenha, quero destacar que não só temos uma autora super simpáticae dedicada como também histórias leves e fofas para suspirar e nos fazer ver o lado bom da vida, focar e acreditar no que realmente importa, e eu estou realmente esperançosa para ver uma editora lançar de vez os demais livros dela, que você pode conferir as sinopses clicando aqui.

Mas, focando agora em O Amor dá uma Segunda Chance, somos então apresentados a Ailli Tecknovs, uma jovem de vinte anos que ainda se recupera da morte prematura do namorado, Oliver, quando tinha 18 anos. Fora Oliver quem fizera daquela garota mimada e fútil a mulher em quem ela então se transformou, fora ele quem ensinou-lhe o caminho de Deus e sobre dar valor as pequenas coisas da vida. Ailli se encontrava em um romance libertador, cheio de amor e esperança, mas que acabou por ser esmagado com a morte do rapaz; junto com este, porém, os sonhos, anseios e amor de Ailli também se foram, e há dois anos, desde então, ela reluta em falar de Deus, sentindo-se injustiçada por ter perdido alguém tão especial e encantador. Agora ela tem que encarar a realidade dos pais ausentes, em especial, uma mãe fútil que só pensa em si mesma e despreza as pessoas humildes. É quando ela se muda para Dublin, porém, que sua vida começa a modificar-se aos poucos, e então ela vai perceber que certas coisas não acontecem em vão e que existe um tempo certo para tudo.

Juliana Ferreira continua com sua narrativa leve e fluída, oras delicada, oras ágil. Desde o primeiro capítulo, é possível se emocionar com a história - e perda - de Ailli e é mais do que incrível sentir todas as emoções da protagonista durante a leitura. Até mais ou menos a metade do livro, somos apresentados a breves trechos de cenas entre Ailli e Oliver, e eu chegava a suspirar por ele, admirá-lo, torcer pelo romance, mas então me lembrava novamente do que havia acontecido. Todos sabemos o quão difícil é perder alguém que se ama, principalmente quando essa pessoa fez tanto por você, e não digo materialisticamente, mas emocional e esperançosamente. Uma pessoa que, apesar de não poder te dar luxo e riquezas, te deu o que era mais importante, sobre valores da vida e apresentou-lhe o amor de Deus. Mesmo não tendo passado por uma perda exatamente como a Ailli, eu sentia um aperto no coração durante vários momentos da leitura, mas, aos poucos, se percebe que, apesar das lamentações e tristezas, ela ainda consegue lutar e consegue se reerguer. Mas o caminho para chegar até essa reconstrução pessoal não foi individual.

Somos apresentados a personagens incríveis nessa história, como Ava e Peter, e, claro, Abraham, o que estava ainda mais interessado em ajudar a protagonista. A questão é: Ailli mantinha-se distante do Senhor por se sentir injustiçada, e, ao contrário de julgá-la por isso - como algumas pessoas certamente fariam -, ele continua ali do lado dela, ajudando-a silenciosamente, com orações e mesmo o simples ato de estar disposto a ouvi-la. Sabe o quanto é difícil, às vezes, encontrar alguém disposto a nos ouvir completamente sem nos julgar no final? Pode não parecer muita coisa, mas é algo que conta bastante em vários momentos como este, e certamente surti um grande efeito, embora de forma sutil. Acho que, em alguns momentos, até, Abraham chegava a ser ainda mais incrível que Oliver; ambos eram humildes, ambos eram crentes e fiéis ao Senhor, ambos procuravam dar mais valor ao que realmente importava na vida e estavam sempre dispostos a ajudar os outros. Mas uma pequena diferença se sobressaia, que era o fato do Abraham se mostrar ainda mais determinado e sincero. Não que Oliver também não o fosse, mas Abraham tinha uma forma mais direita e intensa de fazê-lo, ainda que de uma forma sutil, e o amor que ele sente pela Ailli é ainda mais intenso. É algo real, que dá para sentir, quase palpável, e o mais interessante é poder acompanhar o surgimento e desenvolvimento desse sentimento ao longo do livro, de uma forma delicada, sensível e bonita.

No fim das contas, O Amor dá uma Segunda Chance é ainda mais do que parece. A premissa simples esconde detalhes que serão dados ao longo da história, detalhes que realmente farão a diferença, não no quesito apenas de ler e se surpreender, mas de sentir, que é o que mais acontece. Por vezes me peguei sentindo tudo o que acontecia nas cenas, fossem os sentimentos e emoções dos personagens, os trechos cristãos que são muito bem colocados na trama, de uma forma linda e nos pontos certos, e, bem, eu simplesmente me surpreendi demais com esse livro. Apesar de ser um livro cristão, indico para todos, porque é possível tirar ótimas lições com a história, e a e a esperança em si, você acreditando nelas, já iram mostrar a beleza da trama por si só. Mas, claro, o livro não é perfeito. Ressalto alguns breves erros de escrita e repetições, mas nada que tire o brilho da história. Porque, como eu já disse, não é uma história para ser apenas lida, mas também sentida, e, quem sabe até, usada como exemplo

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

6 Comentários

  1. A capa do livro é legal, a sinopse é interessante, mas não sei se leria. Livros cristãos costumam não me agradar muito. São raros os romances do estilo que me conquistam.
    Mas que bom que você curtiu O Amor dá Uma Segunda Chance.

    Att
    João Victor
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que não tentar, João? Talvez você possa continuar indiferente no final da leitura, ou vir a gostar muito dela; alguns livros do gênero podem não ter lhe agradado muito, mas pode ser que este possa ser uma exceção. ;) Afinal, a autora sabe dosar este tema ao romance, tudo está bem equilibrado na narrativa.
      Beijos...

      Excluir
  2. Posso até falar que o gênero não faz meu tipo, mas meus deuses, essa sinopse é incrível!
    Não posso dizer que lerei pois no momento você sabe minha situação! rsrs'
    Mas quem sabe no futuro?

    Beijos <3
    Cl[eo Figueiroa
    http://raining-diamonds-free.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Cléo, e garanto que, se você lesse, seria mesmo uma leitura muitíssimo válida!
      Mas, sim, sei como está sua situação literária, rs - à propósito, queria estar na mesma, sendo sincera; tanto livro incrível! *-*
      Beijos...

      Excluir
  3. Oi!
    Toda vez que vejo uma resenha desse livro, ela está sempre falando muito bem dele, deve ser muito bom :)

    Beijos!
    Fernanda (http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/ - passa lá)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda!
      E bem merece os elogios, o livro é mesmo ótimo! Uma leitura leve que ao mesmo tempo desperta muitas boas emoções. <3
      Beijos...

      Excluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...