Título: O Caminho para Casa;
Autor(a): Kristin Hannah;
Editora: Arqueiro;
Número de Páginas: 352;
Ano de Publicação: 2012.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Durante 18 anos, Jude pôs as necessidades de seus filhos em primeiro lugar, e o resultado disso é que seus gêmeos, Mia e Zach, são adolescentes felizes. Quando Lexi começa a estudar no mesmo colégio que eles, ninguém em Pine Island é mais receptivo que Jude. Lexi, uma menina com um passado de sofrimento, criada em lares adotivos temporários, rapidamente se torna a melhor amiga de Mia. E, quando Zach se apaixona por ele, os três se tornam companheiros inseparáveis. Jude sempre fez o possível para que os filhos não se metessem em encrenca, mas o último ano do ensino médio, com suas festas e descobertas, é uma verdadeira provação. Toda vez que Mia e Zach saem de casa, ela não consegue deixar de se preocupar. Em uma noite de verão, seus piores pesadelos se concretizam.
Então a vida dá uma guinada, levando os personagens a viver sentimentos intensos - amor e ódio, culpa e perdão - que qualquer um de nós poderia experimentar. Uma decisão muda seus destinos, e cada um deles terá que enfrentar as consequências - e encontrar um jeito de esquecer ou a coragem para perdoar.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Minha Opinião:

Como descrever um livro que te marca tanto? 

Eis o meu dilema do momento.

Mudando um pouco a forma como geralmente começo as resenhas - até porque repetir a sinopse acima seria um tanto desnecessário, já que ela é bem explícita - quero começar dizendo que claramente não sei o que falar sobre esse livro. Ele simplesmente chegou e me impactou de uma forma que poucos livros conseguiram, isso é, me fazer chorar, me emocionar, sofrer, rir, agonizar... por tudo o que acontecia no decorrer da história. Realmente, fiquei no limite com a história, tudo era muito real, e esse foi só mais um dos motivos para que eu desse a avaliação que lhe dei. A história aparentemente tem uma base simples, da qual não se imagina que a trama chegue a tanto, nem que esta fuja dos clichês habituais. A verdade é que clichês estão visivelmente presentes nas entrelinhas, mas Kristin Hannah aprofundou tanto a história, desenvolveu-a de uma forma tão real e intensa, que é impossível não se conectar com tudo o que acontece, e se sentir no lugar de cada um dos personagens.

Sobre eles, todos desempenharam muito bem seus respectivos papéis na trama, mas gostaria de ressaltar duas em especial. Lexi, uma das protagonistas principais, que por mais que tivesse passado uma infância sofrida com uma mãe totalmente instável e diversos lares adotivos temporários, ainda assim conseguiu se reerguer aos poucos já adolescente, morando então com a dona Eva, sua tia. O mais interessante é notar o quão incrível essa personagem, de forma que seu caráter é muito bem formado, não há de ser subestimado pela sua vida humilde. Ela certamente é uma das protagonistas mais bem feitas da literatura, seja por seus defeitos e qualidades, erros e acertos; acima de tudo, ela é humana, e mostra isso de uma forma muito plausível. Do outro lado da história, temos então a Jude, mãe superprotetora, que sempre põe as necessidades dos filhos em primeiro lugar. Não vou negar, ela cumpre muito bem seu papel como mãe no início da história, e é uma pessoa muito boa, inclusive; a ponto até de quase ter a Lexi como uma pessoa da família, tamanho o seu coração. 

Mas a vida toma rumos distintos durante a história, e todos esses personagens têm suas vidas fortemente impactadas por um determinado acontecimento que quebra todas as suas forças. Começa, então, uma grande etapa de provação que dura por muito tempo, abalando as estruturas de todos que a presenciaram. As famílias de Jude e de Lexi, em especial, claro. Nesses momentos, eu ficava me corroendo de tanta agonia, ao passo de que os personagens começavam a tomar certas atitudes que eu desaprovava, e uma série de outras situações (ainda piores) eram geradas a partir daí. Aguenta coração nessas horas. Tudo ficou tenso e eu chorei demais, e me vi criticando alguns personagens ao longo da leitura, principalmente a Jude. O fato é que você vê as atitudes que ela toma e não concorda, e fica de mal com ela; mas só depois você para pra pensar no que você faria se estivesse em seu lugar. Julgamentos esvaindo logo depois disso. Eu não aguentei pensar no que EU faria nessa situação, e foi quando eu compreendi as atitudes dela, e lhe estendi a mão - poeticamente falando. 

Estou falando bastante aqui, mas a verdade é que, não importa o quanto eu fale, não vou conseguir dizer realmente tudo o que senti com essa leitura. Não sei, em parte é algo que eu mesma desconheço; me conectei demais com a história, os personagens e simplesmente não sei o que dizer realmente depois de tudo. Os acontecimentos ao longo da história são o reflexo da vida real, tão dotada de provações, na vida de qualquer pessoa. Mas se tem algo que eu achei ótimo na história foi o fato da Kristin ter narrado a questão da provação junto com o perdão. É fato que a vida da gente vez ou outra toma rumos inesperados, pessoas se vão, pessoas aparecem, histórias são reconstruídas. Mas nós temos que aprender a lidar com isso, da mesma forma que a Jude o fez ao longo da história. Por fim, cada personagem teve um papel marcante na vida um do outro, e, por mais que certas coisas tenham acontecido, a vida continua, e nada é para sempre. O perdão, porém, é uma das grandes chaves para o recomeço, basta apenas as pessoas acordarem para o que realmente importa - e não vale ser egoísta nesses momentos - e seguir em frente.

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

5 Comentários

  1. Sammy, adorei sua resenha e senti que o livro te emocionou muito *-* Acho que a autora tem esse dom, sabe? Todo mundo a elogia, e eu comprei esse livro e até hoje tá encostado, acredita? Vou providenciar a leitura dele já já! Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha! O livro me parece ótimo! VOu tentar ler!

    Amor, comecei meu blog hoje, pode ajudar visitando e/ou divulgando? Obrigada!

    adolescentizar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ser realmente muito bom, assim que me sobrar um tempinho vou procura-lo *--*

    http://diferente-mentee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha!
    Pelo que você falou, deve ser um livro muito marcante. Só de ler a sinopse já deu vontade de descobrir com detalhes o que Jude passou. Também fiquei curiosa sobre a etapa de provação e a vida de Lexi.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  5. Esse livro foi uma das minhas melhores surpresas de 2012, eu li sem esperar nada pois não tinha lido nenhuma resenha dela e fui arrebata pela história.
    Os dramas que a Lexi enfrenta e o amadurecimento pelo qual a Jude precisa passar também me deixaram sem palavras quando terminei.
    Por mais que a gente fale sobre um livro que a gente gosta, nunca é o bastante, né?

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...