Título: Esperando por Você;
Autor(a): Susane Colasanti;
Editora: Novo Conceito;
Número de Páginas: 336;
Ano de Publicação: 2013.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois do popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter brigado com seu melhor amigo, Derek ? o amor da sua vida ? a deixa desapontada. As únicas coisas que mantêm Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é... Ou sabe?

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Marisa sonha com o dia em que, após o início do segundo ano do Ensino Médio, ela estará pronta para ter seu primeiro namorado. O pretendente? O popular Derek. Mas ele já tem namorada. Porém o rumo das coisas passam a mudar lentamente, e uma série de mudanças ocorrem na vida da protagonista, que só toma conhecimento delas a partir de um ponto avançado. Derek acaba por convidá-la para sair, e quando ela achava que sua vida iria melhorar socialmente, aí é que tudo desmorona de vez. Seus pais anunciam a separação e ela e seu melhor amigo, Nash, começam a andar distantes um do outro, ao meio tempo em que a sua melhor amiga também acaba se sentindo distante graças a seu namoro com Derek. E as coisas só pioram. O que tira Marisa do fundo do poço, porém, são os podcasts de um DJ anônimo que parece entendê-la perfeitamente... Mas ninguém sabe quem ele é. Mas pode ser que Marisa saiba...

Primeiramente, ressalto que foi o primeiro livro da Susane Colasanti que eu li, e sua narrativa leve e descontraída me conquistou. Comecei o primeiro capítulo calmamente, e quando dei por mim, já estava terminando o capítulo doze. E, tipo, eu ficava feliz e ao mesmo tempo triste por chegar ao final; estava gostando muito do livro e ele atendeu muito bem as minhas expectativas - talvez tenha até tenha me surpreendido um pouco, também. Mas sou suspeita para entrar em detalhes. A história é bem clichê, e eu sou apaixonada por isso. Daí não preciso comentar nada sobre isso, né...

A trama começa clichê e se desenvolve com o auxílio dos acontecimentos decorrentes na vida de Marisa, e, claro, do distúrbio de ansiedade que a personagem tem. No geral, esse foi o ponto que me fez deixar de dar uma estrela a mais ao livro, levando em conta que já no início do livro conhecemos o lado simples da protagonista e eu até consegui me identificar com ela nessas partes, mas ao longo dos capítulos seguintes ela começou a entrar numa área depressiva que me dava pena. Não que isso tenha sido muito aprofundado na história - motivo para algumas pessoas não gostarem do livro - e isso também não ficou tão vazio na história, mas é que não houve um equilíbrio muito legal entre os acontecimentos envolvidos na trama, na minha opinião, para que a história andasse bem, o que poderia ocasionar em um ótimo livro YA para, mesmo, nos fazer refletir ou ao menos nos emocionar um pouco com o final da história.

Tirando essa parte não muito bem feita, passamos para os personagens. Gostei da personagem da Sterling, melhor amiga de Marisa, apesar de ser um tanto teimosa - principalmente se tratando de relacionamentos - e amei o Nash. Aquele tipo de melhor amigo meigo e fofo que toda garota sonha em ter, acrescentando apenas seu lado nerd. Eu mesma não sei como a Marisa foi capaz de namorar o Derek, tendo o Nash ao lado dela! O Derek era o popular e tal, e não que eu seja contra esse estereótipo, mas o que eu não gostei nele foi o lado ridículo de ser. Ele começa a namorar a protagonista, mas acaba por decepcioná-la com várias atitudes que me fariam terminar com ele no primeiro segundo. Em outras palavras, ele é um idiota, e fim de papo. Quanto ao Dirty Dirk... ok, eu já suspeitava de quem estaria por trás de toda essa coisa de DJ anônimo, ou, nem mesmo suspeitava, tinha quase certeza mesmo. E fiquei feliz de ter sido realmente o que eu esperava. Tá, isso pode ser motivo para algumas pessoas não gostarem do livro, porque, veja bem, ele é previsível e tal, mas eu gosto disso.

Enfim, Esperando por Você é um livro bom para quando se quer fugir um pouco da realidade, e, por mais que às vezes a narrativa assuma um tom ligeiramente depressivo por causa do distúrbio de ansiedade de Marisa, ainda assim conseguimos chegar a um final esperançoso e bonito, com a velha mensagem sobre fazermos a mudança nós mesmos,  pois somos capazes de fazer qualquer coisa, e que não importa o tamanho dos problemas. Sempre teremos alguém com quem contar e conseguir ultrapassar as barreiras - e vai ver sobra até um espaço para encontrar seu príncipe encantado naquela pessoa que você tanto subestimava... ;)

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

4 Comentários

  1. Por incrível que pareça, eu também gosto muito deste tipo de histórias, seguindo este clichê. Todos nos sentimos inseguros perante o amor, temos nossos problemas familiares, e por aí vai... Fiquei bastante curioso para ler o livro, nunca li nada da Susane Colasanti. Aliás, ótima resenha.
    Gostei muito do seu blog, já estou seguindo.
    O meu ainda está no início, se quiser passar la depois e dar uma olhada...
    Abraços!
    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. ATENÇÃO SÓ FALTAM 3 DIAS PARA O SORTEIO,Olá!!!, Deus te abençoe, seu blog é um show amei sucesso A-R-R-A-S-O-U , já estou te seguindo. Minha amiga eu agradeço a Deus e a você por 1.000 participante e agora estou fazendo um sorteio no meu blog pela a meta comprida, e espero você lá no meu blog, e não esqueça de inscreve no meu canal do you tube
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa adoro livros assim que fazem o tempo passar mais rápido e agente nem percebe que leu. Amei!

    www.mundogarota.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha! Como você sabe, gosto bastante de livros clichês e pela sinopse e pelo que você escreveu, tenho certeza de que vou gostar muito de lê-lo ^~^
    Gostei da mensagem final que o livro passa, de que somos capazes de qualquer coisa (e também da parte do príncipe encantado, haha!).
    Beijos ♥

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...