Título: Cante Para Eu Dormir;
Autor(a): Angela Morrison;
Editora: Pandorga;
Número de Páginas: 353;
Ano de Publicação: 2011.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Cante Para Eu Dormir revelará a dura realidade da vida, a energia firme da amizade e mostrará que o verdadeiro amor transcede tudo.
O livro conta a história de Beth, uma garota que sofre bullying e passa toda a sua infância sendo rejeitada por sua aparência. As únicas pessoas a aceitá-la são sua mãe e seu melhor amigo, Scott. Mas tudo isso fica para trás quando ela é convidada para ser a vocalista do coral da escola e recebe a transformação que lhe dará a oportunidade de conhecer um amor que vai além de tudo, até mesmo da própria vida. Derek é tão lindo, tão doce, tão fantástico que Beth acha que não merece, mas quer experimentar, mesmo estando á milhas de distâncias. Porém, existem segredos não revelados entre eles. A história reúne as mais profundas emoções humanas: decepções, tristezas, alegrias, amores e paixão, muita paixão, que ficará gravada em cada coração por muito tempo, mesmo depois do término da leitura.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Cante Para Eu Dormir nos leva ao enredo da protagonista, Beth, também conhecida na escola como "A Fera". Acostumada a ser motivo de piada entre os demais estudantes, por causa de sua aparência, vive como uma espécie de excluída do colégio, no qual sua única amizade se dá com Scott, seu então melhor amigo desde a infância; fora a ele, tem apenas à sua mãe, já que seu próprio pai a abandonou, levando em conta apenas a sua própria feiura. Por mais estressante e difícil que seja sua vida, porém, ela continua com um motivo para sorrir: a música. Através do coral da escola, ela tem sua chance de ser ela mesma sem se importar com as aparências. E é aí que lhe surge uma oportunidade de ser a solista principal de seu coro, ganhando uma transformação que, surpreendentemente, irá levá-la ao amor mais intenso que se possa imaginar.

Fazia tempo que eu estava a fim de ler esse livro. Lembro que vi muitas resenhas positivas sobre ele, ressaltando a emoção da história, os personagens reais e o plano de fundo musical tão bem feito. Bem, é fato que esses pontos são destaques do livro, mas acho que minhas expectativas estavam muito altas com a trama. Não sei; a história em si é muito boa, o sentimento passado pelas palavras de Angela e seus personagens são muito reais, e a música envolvida na história esteve mais do que presente, sendo então muito importante desde o início ao fim, em todos os momentos possíveis. Mas, como nem tudo é perfeito, certos pontos me deixaram um pouco decepcionada. Claro, eu indicaria a história para qualquer um que procurasse uma história de amor intensa e sincera, e o velho toque musical também, mas não é que o livro seja perfeito - nada é - mas, enfim.

O que realmente me fez tirar uma estrela da história foi a protagonista, na verdade. Ao mesmo tempo em que Beth era forte e determinada, curiosamente, ela também era meio irritante, meio que persiste em coisas visivelmente fúteis, a julgar pelos momentos, e, principalmente, vive se auto-diminuindo o tempo inteiro. "Ah, eu sou A Fera, ninguém nunca vai gostar de mim de verdade", e coisas do tipo são mais do que frequentes por ela, no início do livro. As coisas só vão mudando após a chance de participar de uma Olimpíada de Coros na Suíça; ela acaba por passar por uma bela transformação no visual para, enfim, se sentir bem consigo mesma e conseguir realizar esse sonho musical. E é tudo graças a Meadow e sua mãe, que tanto bancaram o status de beleza da Beth - e não foi pouca coisa.

Mas, decepções à parte, fiquei bem surpresa em, pela primeira vez na vida, não ter me decidido tão facilmente a que lado - digo, entre Scott ou Derek - ficar de torcida, e eu mudava de opinião constantemente durante a narrativa. Scott é um amor, além de ser o melhor amigo de Beth. Estava sempre ao lado dela, mesmo quando era feia e nem por isso deu sinal de que queria se afastar dela. Na verdade, ele sempre fora apaixonado por ela, o que ele, inclusive, demonstrava frequentemente, mas a) ela não reparava ou b) recusava. Em alguns momentos fiquei com raiva dele, mas no fim das contas acabei retornando a minha opinião anterior: "eu amo esse menino!" - ok, não reparem no exagero. Quanto ao Derek, ele também não deixava de ser incrível e fofo do jeito dele, além de fazer parte do mundo musical da protagonista, sendo, apenas, do coro de rapazes do Amabile, um famoso grupo de coros do Canadá. Se fosse apenas isso seria ótimo, se não fosse por um simples detalhe: ele esconde muitas coisas de sua vida de Beth. Ela é namorada dele, e basicamente não sabe nada sobre a vida dele em si durante boa parte da história, e a cada vez que eu sentia que ele ia contar alguma coisa, ele omitia e eu voltava à estaca zero de novo.

Confesso que imaginei várias possibilidades sobre o segredo que Derek carregava, mas a minha surpresa não poderia ter sido maior após a revelação do mesmo. Eu tinha, ao menos, três hipóteses, e todas delas foram descartadas cruelmente. O que Derek tem, na verdade, me chocou bastante, e foi algo que gerou cenas bem delicadas e sensíveis no final do livro. Mas, confesso que não chorei com a obra. E não, eu não sou "dura" ou "fria" como podem pensar, já chorei até em filme infantil - tipo, pra valer! (detalhes à parte, hihi) - mas acho que, no caso deste, fiquei apenas de coração apertado com a história. Gostei bastante de ver a conduta de Beth no decorrer dessas cenas, ela agiu forte e continuou amando o Derek como antes - ou até mais do que antes - e isso foi lindo. Ele, da mesma forma, retribuiu o amor normalmente, gerando mais cenas de apertar o coração; e aquele final...

Enfim, Cante Para Eu Dormir é mais uma bela história de amor misturada com grandes toques musicais que deixam a história ainda mais atrativa e sensível! Eram várias as letras de músicas de coro encontradas ao longo do livro, muitas delas com letras incríveis, que me fizeram suspirar em alguns momentos, me emocionar em outros. Sem dúvidas, uma história encantadora por si só, formada de personagens reais, com seus defeitos e qualidades, com os quais nos identificados rapidamente, e um plano de fundo simples, mas bem feito, que é a música como um todo. Simplesmente, uma história de amor que vai além, até mesmo, da própria vida. 

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

2 Comentários

  1. O que dizer desse livro??? Uma pena você não ter favoritado, Sâm. Mas, enfim, o livro que escolhe o leitor, e no meu caso, fiquei tão, mas TÃO apaixonada por esse livro! Quando reli, chorei tanto mas TANTO que juro que não saía mais lágrimas.
    (Quem me indicou esse livro foi a Thaís do Viaje na Leitura, ela leu meu livro e sabia que eu amava Drama), foi batata! Amei tudo.
    Quando reli, percebi coisas no relacionamento do Derek e da Beth que me incomodaram demais, ele é meio mandão e ela meio foguenta, isso me irritou hauauahauhauhua.
    Mas, acho que por ser uma história real, me impactou demais.

    Beijos da Jú!!!
    @Juliana_Barnes

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha lido nenhuma resenha dele, amei demais, flor >.<
    Fiquei bem curiosa e, uau, achei alguém que como eu não gosta tanto das protagonistas kkk
    Vou procurar para ler.

    Att, Line
    putmerd.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...