Oie apaixonados por filmes! - ou não.
Fico feliz que tenham gostado da resenha do post anterior, e já lhes adianto a avisar que, ainda essa semana, teremos uma nova resenha, além de, também, a revelação da nova parceria do blog ^-^ A parceria, ainda estou vendo se mando para outros autores e tal, mas uma já é confirmada. Quanto a nova resenha, tudo porque hoje eu fui ao shopping com a minha mãe e, além de comprar meus materiais escolares, comprei também um livro novo, mas eu falo sobre ele quando for a resenha :D
Enfim, por hora, que tal conferir o post de hoje? ^-^

Winter - O Golfinho

Título: Winter, O Golfinho.
Título Original: Dolphin Tale.
Ano de Lançamento: 2010.
País de Origem: Estados Unidos.
Gênero: Drama.
Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

O golfinho fêmea Winter, que foi resgatado na costa da Flórida e levado para o Aquário Marítimo Clearwater, protagoniza a versão ficcional da sua própria história. Nela, um menino fica amigo do golfinho que perdeu sua cauda em uma armadilha para caranguejos - e mobiliza todos à sua volta para salvar o animal, criando um implante mecânico para substituir a cauda.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Minha Opinião:

Baseado em uma história real, Winter é a típica história que nos faz chorar emocionados com a luta de duas crianças pela sobrevivência única de um animal, nos mostrando que mesmos os mais simples e pequenos animais têm o direito à vida.

Nesse filme, seguimos com a história de Winter, um golfinho que perdeu sua cauda após ficar preso em uma armadilha para caranguejos. Após isso, já sem cauda, ela é resgatada e levada para um aquário, onde fica sob os cuidados constantes de toda a equipe já que, de certa forma, é tida como especial. Ao mesmo tempo, Sawyer, um garoto que até então não se dava tão bem na escola, acaba conhecendo o aquário com sua mãe, consequentemente, ficando amigo de Hazel, filha do dono do aquário. Ele então conhece Winter e, após ver a sua história, fica maravilhado com o golfinho que até então tenta se virar sozinha mesmo sem sua cauda, e então a história definitivamente começa.

Que eu sou emotiva, sim, todo mundo já sabe disso, inclusive, costumo chorar em filmes do gênero drama, e com esse não foi diferente. As cenas finais do filme foram muito emocionantes para mim,  ao mesmo tempo em que altas reflexões começaram a se formar em minha mente, questionamentos e coisas do gênero, e está mais do que claro a mensagem positiva que a história passa em sua trama.

Sawyer é um garoto visivelmente hiperativo mas muito justiceiro e, principalmente, determinado em seus objetivos, características mais do que valorosas em um personagem. A sua idade não deve ser julgada em momentos de amostra de sua determinação, e, assim como Hazel, seu único objetivo no aquário é ajudar Winter sempre que possível, mesmo que isso signifique faltar a aulas importantes da escola, comandadas pelo professor Doyle, que, inicialmente, tende a reprová-lo de ano por não comparecer as aulas de verão. Mas Sawyer não se importa, ele só quer dedicar seu tempo a Winter. Está mais do que claro a conjuntura do personagem, quanto a questão de preferir ajudar ao próximo - por mais que este seja um golfinho - antes de si próprio. E essa é uma de suas características mais marcantes. 

Porém, um tornado repentino chega na cidade e, após uma noite recuada em abrigos entre as casas, o que restou do aquário é apenas a destruição do mesmo. Após uma reunião, Clay, dono do aquário e pai de Hazel, acaba por vender seus animais para outros aquários da cidade, o que poderia não ser uma má notícia senão fosse por um detalhe: Winter ficou sem lar, já que ninguém aceitou ficar com um golfinho sem cauda que, segundo eles, não conseguiria sobreviver. Eles optam, inicialmente, por sacrificar o golfinho, alegando que ele não tem mais chances de sobrevivência, mas após muita insistência e discussões à respeito de sua situação, as crianças conseguem manter o golfinho vivo no próprio aquário, e, com a ajuda do doutor Cameron McCarthy, que irá providenciar uma prótese para o animal, Winter finalmente pode ficar livre e continuar sua vida.

Mas a jornada não se dá tão fácil. Ainda no início da adaptação com a prótese e os primeiros modelos da mesma, o golfinho a rejeita, o que desencadeia uma série de desesperanças entre a equipe do aquário, exceto pelas crianças, que tem fé de que este vá vir a se acostumar com eles, o que, de fato, acontece.

Acima de tudo, Winter - O Golfinho é uma história cativante que, de certa forma, julga as possibilidades e probabilidades da vida, tanto para um animal como para o ser humano, e nos revela que mesmo um animal indefeso tem total direito à sobrevivência.

E, se pararmos para olhar, o fato de Winter não ter uma cauda não faz dele um animal indefeso e sem chances de vida. Ele é diferente, mas é especial e único de todo jeito. Ainda assim, mesmo sem ela, ele continua sua vida normalmente, bem alegre, sempre brincando com as crianças e visitantes do aquário. Ele continua sendo um golfinho. E é aí que está. Quando um ser humano perde um braço, uma perna, ou até mesmo coisas mais sensíveis como a visão, a audição, ainda assim ele tem o direito da vida e ninguém quer do contrário. Portanto, porque um animal, ainda que sem cauda, patas e a visão, também não possa viver depois disso? Não importa suas condições, se ele próprio se mostra disposto a continuar a viver, quem é o ser humano para "poupar-lhe" a vida por uma simples deficiência?

Basicamente, o filme nos passa uma bela mensagem de vida que nos ensina a valorizar todos os demais, sem julgar-lhes pela aparência. A deficiência não é algo pelo o qual devemos sentir pena nem nada do gênero. É só mais uma razão, justamente, para admirarmos a pessoa - ou animal - por simplesmente, apesar das provenientes dificuldades, continuar lutando pela própria vida e aproveitando-a com toda a alegria possível. Afinal, a vida é uma coisa bonita que deve ser valorizada. Basta apenas que esta seja vivida e aproveitada da forma correta.

Bjos...

2 Comentários

  1. Oi, Sammy!
    Adorei a sua indicação de filme, eu sou fissurado por filmes que englobam o mundo animal e este é um deles, pretendo ver este filme em breve, tendo em vista que ele possui um dos animais mais encantadores do mundo - os golfinhos. Espero gostar muito!

    Um beijo, umleitoramais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é muito lindo, cara. Eu me emocionei muito quando vi!
    with love
    Debs
    your-little-things.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...