Antes de qualquer coisa... UM FELIZ DIA DAS MÃES para todas as mamães guerreiras, leitoras ou não, desse mundo, ou mesmo as avós, tias, irmãs, ou até pais que desempenham esse papel na vida de alguém. Que Deus abençoe à todos! 

E para entrar no clima da data hoje, trago um post para homenagear algumas mães literárias que muito me marcaram em suas respectivas histórias! O 2.0 do título refere-se a eu já ter feito um post similar, em 2015, que você pode conferir aqui, e hoje trago mais alguns exemplos para vocês. Infelizmente em um número menor do que do post anterior, porque não tenho lido muitos livros onde o papel da mãe tenha sido desempenhado por uma personagem que realmente lhe faça jus ou mesmo que seja presente, o que é realmente uma pena, e fica aqui o meu apelo para, você que é escritor(a), dar um pouco mais de atenção às mães de seus personagens também e representá-las da forma que merecem. ^_^ E, bem, vamos ao post? ;)

Tia Berenice (Mentira Perfeita)

A primeira mamãe da lista, que por vezes não o é biologicamente falando, mas não deixa de ser inesquecível e honrar o papel, é a Tia Berenice, aquela que ficara responsável pela Júlia desde que ela era criança, após a que seria a biológica tê-la abandonado tão facilmente. Tia Berê é o exemplo de que não se precisa compartilhar o mesmo DNA ou por vezes o sangue para ser uma mãe de verdade. Seu amor por Júlia é autenticamente de mãe pela sua filha, e a relação de cumplicidade e respeito entre ambas é tão linda que muito me emocionou durante a leitura! Impossível não lembrar dele para esse top 3!

Vovó Eva (Trilogia Encantados)

Mais uma personagem que, ok, não é a mãe em si dos protagonistas, assim como a mãe real esta vivia e tudo mais, mas, fala sério, vovó Eva é uma das figuras mais assíduas e fofas da família Bittencourt, como não querer incluí-la nesse top 3? Até porque, de um jeito ou outro, ela é mãe duas vezes, tecnicamente falando, rsrs E a responsável por impulsionar nossos protagonistas rumo aos seus amores, romântica incorrigível e defensora dos príncipes do cavalo branco como só ela consegue ser. Além de também provocar muitas risadas e descontração ao longo de sua interação com os netos, teimosos como eles são, mas que sempre acabam acatando os conselhos - de vez em quando até ordens, haha - da matriarca da família. 

Rosa (Acampamento de Inverno para Músicos [nem tão] Talentosos)

E por fim, mas não menos importante, uma representação um pouco mais diferenciada, mas ao mesmo tempo humana e real como tantas mulheres são também. Porque mães podem ser incríveis, mas também são humanas e cometem erros e possuem defeitos como qualquer outra pessoa, como bem é o caso da mãe da nossa protagonista Amanda, Rosa, que, porém, teve, sim, seu perdão e recomeço na história, porque, apesar de tudo, ela continuava sendo a mãe da adolescente e, querendo ou não, ela a amava, só não sabia como demonstrar isso direito ou mesmo como desempenhar esse papel. Então fica aqui a homenagem também às mães que, mesmo com erros e defeitos, só por seu amor aos filhos elas já merecem o perdão e o recomeço como qualquer outra pessoa. Somos todos humanos, afinal. 💗

E por hoje é só! Espero que tenham gostado do post, de certa forma representando algumas mães fora do padrão comum, mas ao mesmo tempo tão importantes e inesquecíveis quanto! E vocês, acrescentariam mais alguma à lista? Deixem nos comentários!

Beijos,
Sâmmy

Um Comentário

  1. Olá!!
    Infelizmente não conheço nenhuma das mamães citadas, mas gostei das descrições que colocou.
    Feliz Dia das Mães!! <3

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...