Título: Sebo Fernandes;
Autor(a): L. L. Alves;
Editora: (Publicação Independente - Amazon);
Número de Páginas: 234;
Ano de Lançamento: 2015;
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Luciana Prestes tem dezoito anos e perdeu a capacidade de se relacionar com as pessoas. Prefere a monotonia do quarto e o aconchego dos livros a festas lotadas ou idas ao cinema. Não é mais a mesma desde o falecimento súbito do pai, que deixou-a com uma mãe depressiva e instável, ambas à mercê de um relacionamento conturbado. Luciana decide se isolar e se fecha em seu próprio mundo, dentro de sua própria bolha, ao lado de personagens intrigantes e fictícios.
Ao término do ensino médio, contudo, Luciana recebe a proposta de Rosângela, sua antiga professora de português, para estudar em um cursinho pré-vestibular com o apoio de Henrique, seu sobrinho recém-formado em Letras que prende sua atenção desde o primeiro instante. Entre perdas e dificuldades, Luciana se encontrará no antigo e maravilhoso Sebo Fernandes, e irá descobrir que o sonho de ser uma revisora profissional não está tão longe de se realizar.
Será que Cristiane finalmente deixará de importuná-la? Seu medo de se relacionar continuará o mesmo na presença do sedutor Henrique Fernandes? Entre discussões com a mãe e estudos regados a olhares provocantes, ela não será mais a mesma.
Luciana Prestes vive em uma bolha... E ela está prestes a estourar.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

No primeiro romance New Adult de L. L. Alves, conheceremos Luciana Prestes, uma adolescente de dezoito anos que ainda sofre pela perda prematura do pai há dois anos, restando-lhe uma sobrevivência monótona e acomodada por entre uma relação fria e distante para com a mãe, que permanece no luto absoluto e descarrega eventuais irritações na filha adolescente. Cansada desse marasmo em que sua vida se encontra, já ao fim do Ensino Médio, Luciana planeja investir em seu futuro profissional na tão sonhada faculdade, mas a situação financeira em casa não é das melhores. Sem quaisquer perspectivas de futuro, então, ela é surpreendida pela sua professora de Português com uma oportunidade única de fazer, enfim, um curso pré-vestibular para ajudá-la com os estudos, e não por acaso, um de seus professores acaba por ser Henrique Fernandes, sobrinho da professora e então rapaz na casa dos vinte anos, já formado, mas igualmente sem grandes planos para sua vida que não dar aulas e ajudar a mãe com a regência do sebo da família, o Sebo Fernandes. De forma inicialmente despretensiosa, os mundos tão distintos, mas ao mesmo tempo tão iguais de Luciana e Henrique acabarão por se juntarem e sem que eles percebam, serão atingidos pelo mesmo sentimento, na mesma intensidade. A diferença estará no quão dispostos cada um deles estará para lutar por ele.

À primeira leitura de Instituição para Jovens Prodígios, ainda em 2014, eu já havia ficado admirada pela forma como Luene Alves conduzia seu enredo e desenvolvia seus personagens, e não apenas com essa saga em específico, mas sua escrita leve e fluida, de um modo geral, conquistou-me de tal forma que estarei sempre esperando por mais histórias suas, dentro ou não do universo de IJP. Após o romance infanto-juvenil Mudanças, também lido em 2014, eis que chegou 2015 com essa maravilhosa surpresa que foi Sebo Fernandes, uma história por vezes mais madura que suas anteriores, mas com um teor ainda jovem e sensível que vai a fundo nas relações amorosas e familiares enquanto aborda temas pesados como a depressão e o bullying.

“Todo dia era uma batalha, Luciana sabia, e todo dia era necessário vencê-la.”

Já de início, deparamo-nos com a personalidade insegura e conflituosa de Luciana em meio a sua luta diária enquanto tenta sobreviver ao fim do Ensino Médio em meio ao bullying provocado por Cristiane e a relação instável e distante com a mãe. É visível, no decorrer da leitura, a força interior da garota que, no entanto subestima a si própria e, uma vez ainda sob as constantes lembranças do pai há alguns anos, então responsável pelo elo de sua pequena família, seu abalo ainda é real, ainda que por entre sua clara luta interna para retomar a própria vida e alcançar seus objetivos dentre os quais, principalmente, encontra-se a tão sonhada faculdade. Sua mãe, por outro lado, parece sucumbir ao luto cada vez mais, e não apoia quaisquer tentativas da filha em estudar e cursar o ensino superior, o que acaba gerando ainda mais instabilidade na relação já tão gasta das duas. Mas ao mesmo tempo em que quer reerguer-se, Luciana teme pela fragilidade ainda evidente da mãe, e é em meio a essa luta interna que percebemos a depressão chegar na vida da personagem de uma forma tão sutil, mas igualmente densa e sombria, que quando nos damos conta já estamos envolvidos pelo enredo e torcendo pela recuperação de Luciana, mas uma vez que a história está apenas começando, há muita coisa por acontecer.

A exemplo, uma oportunidade inesperada proposta por sua tão querida professora de Português, Rosângela, para fazer um cursinho para dedicar-se de verdade aos estudos. Ainda que receosa de encontrar pessoas novas, Luciana acaba por aceitar, vendo sua, enfim, chance para trilhar seu futuro profissional. O que ela não esperava era que Henrique, sobrinho da professora, fosse lecionar para ela no novo ambiente. A relação de ambos começa da forma mais despretensiosa e incerta possível, e uma vez despreparada para lidar mais a fundo com outras pessoas, Luciana tende a distanciar-se do rapaz. Alertado pela tia sobre a vida turbulenta da jovem, no entanto, Henrique acaba por intrigar-se com sua personalidade instável e começa a incentivá-la ainda mais aos estudos, não percebendo, porém, que, com isso, a proximidade entre eles acabará por crescer ainda mais. Ainda assim, ele permanece reservado devido a desilusões passadas, e mesmo sem perceber, Luciana se envolverá no desafio que é desvendar o rapaz de olhos castanhos.

“Naquele tênue instante, ela reconheceu que se focara tanto nas perdas que se esquecera de contar os ganhos. Sua vida estava tão centrada em analisar os pontos negativos que os pontos positivos tornavam-se opacos, sem vida, mas estavam lá. Sempre tinham estado lá...”

Nesse ponto da narrativa, uma coisa de que particularmente gostei muito foi a forma gradual com que o início transcorreu. Nada aconteceu de forma corrida e nem abrupta, as coisas se desenvolveram em um ritmo tranquilo que possibilitou-me envolver ainda mais ao enredo e seus personagens. O retrato de temas sérios como a depressão e o bullying também são devidamente bem desenvolvidos e encaixados nesse pano de fundo geral, e por mais que a leitura possa assumir, em alguns momentos, um ritmo mais lento pelo peso de tais temáticas, isso não deixa a história menos atrativa ou menos envolvente, muito pelo contrário. Mergulhamos na vida de Luciana e conhecemos sua personalidade de forma tão real, que certamente quem já vivenciou situações parecidas vai se sentir identificado, ou mesmo quem não viveu nada parecido, irá se sentir tocado pelo enredo e se ver torcendo de forma realmente intensa pelo reerguer da personagem.

Assumindo sempre uma postura séria e concentrada, por sua vez, Henrique muito se assemelha à ela também, uma vez que parece fugir da busca pela própria felicidade e vez ou outra ainda é assolado pela desilusão que sofrera no passado. Dessa forma, o romance segue-se em ritmo lento e gradual, com ambos os personagens já machucados pela vida tendo de reaprender a confiar em si mesmos e nas pessoas ao seu redor, culminando em uma relação instável onde duas pessoas, por mais envolvidas que estejam uma com a outra, parecem negar-se à chance de serem felizes e encontram-se em um verdadeiro labirinto sem saída alguma, e por mais que eu tenha me irritado muito com os personagens nesses momentos, a verdade é que, por vezes, esse acaba por ser o retrato de muitas relações observadas e vividas nos dias de hoje, deixando a história com um tom ainda mais real e angustiante.

“— Por que você se esconde atrás de um livro?
— Porque eu tenho medo de sofrer — ele riu e se virou para encará-la — E por que você se esconde atrás de um livro?
Luciana não precisou pensar muito na resposta.
— Porque eu sei que vou sofrer.”

Além de Luciana e Henrique, porém, os demais personagens presentes na trama também são muito bem desenvolvidos. Desde a mãe de Luciana, que por baixo da postura fria e distante para com a filha clama por ajuda e o perdão desta, até a mãe de Henrique, que adentra à trama de forma despretensiosa, mas responsável por um apoio à ambos de importância indiscutível, seja dentro ou fora do Sebo Fernandes. Cristiane, por outro lado, foi uma personagem que me deu raiva em diversos momentos, tão empenhada em abalar as estruturas da protagonista com um bullying feroz, mas que ao mesmo tempo, justamente por suas atitudes maldosas, fez-me sentir pena dela também, por se entregar tão facilmente a um sentimento perigoso como a inveja. Com essa gama de personagens, eu só não esperar ser surpreendida e visivelmente impactada pela participação de José Carlos, ou Juca, irmão de Henrique que dividiu minhas opiniões durante toda a leitura e que, ao final, desejei, de verdade, saber mais sobre o personagem. Apesar de sua pose de mulherengo e irresponsável, há esperança no interior do rapaz que, no entanto, só parece estar meio perdido em si próprio e precisando encontrar-se, enfim, para então trilhar seu próprio caminho.

Por fim, Sebo Fernandes conclui-se como uma feliz estreia de L. L. Alves no gênero New Adult e volta a reafirmar a habilidade da autora por desenvolver enredos e personagens para os mais diversos segmentos literários, sempre dedicando um cuidado palpável à obra que nos faz criar um carinho especial por cada uma delas, além nos fazer ansiar por mais novas e intensas histórias suas. Uma recomendação desde para os fãs de um bom NA ou romance, como, também, simplesmente, para quem está à procura de uma história tão intensa e impactante quanto aquelas por entre as páginas amareladas de um livro qualquer do Sebo Fernandes.

Resenha parte da Semana Especial L. L. Alves.

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

10 Comentários

  1. Sâmella do céu!!! Estou sem palavras! <3 Resenha muito bem escrita que soube descrever bem todo o enredo do livro e sua opinião sincera sobre ele! Não sei como agradecer por isso <3 Você escreve muito bem e conseguiu transmitir as emoções e sentimentos que pretendia com esse livro.

    Obrigada por essa semana tão linda!!! De coração <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, flor!
    Não sabia desse novo livro da autora, muito menos que ela está explorando o gênero NA agora. Confesso que ainda não li nada dela, mas tenho os e-books da Instituição para Novos Prodígios por aqui. Gostei da sua resenha e do modo como deu destaque à narrativa da autora. Acho que vou gostar muito do talento dela e, por isso, anotei a dica dessa nova leitura. :) Especialmente por abordar temas pesados me atraiu.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, flor!
    Nunca li nada dessa autora, mas só leio elogios a respeito de suas obras. Esse foi meu primeiro contato com o livro 'Sebo Fernandes' e confesso que estava esperando uma trama monótona e sem muitas emoções. Fico feliz por ter me surpreendido na sua resenha, e pude sentir cada emoção que você viveu enquanto lia o livro. Eu acabei me identificando a personalidade de Luciana; não sei se foi pela perda do pai ou até mesmo pelo lance do pré vestibular e o bullying de ensino médio... Mas enfim, já posso imaginar que a trama teve um final feliz (e é o que espero).

    Beijinhos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Sammy, estou tão sem palavras quanto a autora, mas é pq passei uns dez minutos lendo a resenha kkkkkkkkkkkk. Brincadeiras a parte, não si se ia gostar desse livro, pelo que você me passou na resenha ele é muito mais sério do que um new adult despretensioso, não que isso seja ruim, mas não estou no clima para esse tipo de romance. Contudo, a escrita da autora parece ser bastante envolvente e isso até que me deixa curiosa, mas não será tão cedo que vou me aventurar!

    ResponderExcluir
  5. Oi Samella, tudo bem?
    Essa é a primeira vez que leio algo sobre a autora e sua obra, e pelo visto é ótima com todos os pontos positivos levantados por você. Alguns pontos colocados na resenha como o bullying, depressão chamam a minha atenção, não é tão presente nos livros, sendo algo tão recorrente na sociedade. Quem sabe eu leia algo da autora no futuro para tirar minhas conclusões sobre suas obras. Ótima resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Sâmella!
    Tinha conhecimento de todos os livros da autora, menos esse, e te confesso que se o visse por aí, não me interessaria. Eu sou uma pessoa muito visual e julgo livro pela capa sim, e a capa desse, bem, é meio feinha :S
    Mas que bom que pra isso existem as resenhas! E a sua me deixou bem interessada pelo livro. Gostei de saber que a história não é corrida, é gradual, acho isso muito importante num romance, principalmente.

    beijos

    ResponderExcluir
  7. É a primeira resenha que eu leio sobre essa obra, e fiquei realmente encantada com a premissa, principalmente por saber que tudo se desenvolve com calma, sem pressa. Gosto bastante de leituras que falam sobre bullying, pois vejo poucas obras com essa temática, isso foi um ponto a favor em querer ler esse livro. Gostei bastante da sua resenha, ficou bem clara e me deixou curiosa para conferir.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Como sou uma grande fã da Leune e dos livros incríveis dela, estou doida para ler esse livro ♥ Adorei Instituição, foi uma das melhores sagas que eu já li na vida, e imagino que "Sebo Fernandes" seja ainda melhor, essa foi a primeira resenha dele que eu li, mas ver que você gostou tanto já me deixou ainda mais animada.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Sâmella!

    Apesar do NA ser um gênero que leio pouco, pois gosto mais do YA, fiquei super interessada em Sebo Fernandes, tenho até a versão digital e estou louca para ler! Os temas abordados são bem pesados e algo que acontece muito, quero conferir como ficou o enredo e saber mais dos personagens e desta história criada pela Luene, ainda pretendo lê-lo e o Instituição!

    ResponderExcluir
  10. Olha Sammy, lendo a sinopse nem dá pra notar toda essa qualidade do livro que você citou. Por isso eu gosto de ler as resenhas. Parabéns pela resenha, muto bem escrita, uma ótima análise do livro.
    É bom que no livro tudo tenha ocorrido "no tempo certo", não gosto de livros onde as coisas acontecem 'do nada' ou onde as pessoas acabam de se conhecer e já morrem de amores um pelo outro. Parece ser um história delicada, retratando questões extremamente importantes.

    parado-na-estante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...