Título: A Mestiça;
Trilogia: Ninho de Fogo, vol. 1;
Autor(a): Camila Deus Dará;
Editora: (Publicação Independente);
Número de Páginas: 218;
Ano de Lançamento: 2014.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Melane, uma garota de 16 anos que vive com a avó, descobre não apenas ser uma mestiça de bruxa e dragão, como também uma princesa em um mundo chamado Ninho de Fogo. Com ajuda de seu fiel guardião David, e o pequeno Jack, o garotinho de quase 300 anos de idade, ela volta pra sua terra natal, descobrindo que o lugar está se despedaçando. Em um mundo de dragões, fadas e sereias, Melane terá que ser forte para a batalha que colocará em risco o mundo onde nasceu, enquanto tenta descobrir a quem pertence seu coração.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Desde que estou mais receptiva à literatura fantástica, tenho dado oportunidade a todas que me chamam a atenção de alguma forma, e mesmo que inconscientemente, tenho expectativas para com todas elas. Mas, bem, meio que ter expectativas pode ser um problema. Principalmente quando, infelizmente, a história não atinge tudo aquilo que você esperava dela.

Em Ninho de Fogo, somos apresentados à Melane, uma adolescente de 16 anos que vive uma vida pacata ao lado de sua avó e seu melhor amigo e vizinho, David, tendo todas as expectativas e sonhos inerentes a uma típica garota do colegial. Em uma tarde bem conturbada, porém, ela vê a vida que ela até então conhecia ruir sob seus olhos ao deparar-se com uma perseguição inusitada somada à notificação da morte de sua tão amada avó, e então a descoberta: Melane é a filha mestiça de uma bruxa com um dragão, e como se isso não fosse suficientemente inacreditável e chocante, há o segundo fato da história: ela também é a princesa de um lugar chamado Ninho de Fogo. E ao deparar-se com um reino totalmente devastado pela tirania de seu suposto avô paterno, ela sabe que não poderá recuar nessa jornada, e, mais ainda, que a batalha está apenas começando.

“Supõe-se que casa é o lugar onde temos pessoas que amamos ou o lugar onde nos sentimos bem sem nem saber o motivo.”

Tenho opiniões distintas sobre essa leitura, na verdade. Enquanto lia, inclusive, diversas anotações à respeito da narrativa, do enredo e dos personagens iam sendo escritos, e revendo agora essa pequena listinha, estou meio confusa e desanimada com algumas falhas - ao menos para mim - encontradas no livro. O principal deles, na verdade, o fator da pressa; acontecimentos se desdobrando e finalizando muito mais rápidos do que normalmente seriam, a começar pela adaptação de Melane a seu passado desconhecido. Algumas situações também, ao meu ver, se desenrolaram um tanto quanto fáceis demais, como o resgate de Komodo lá pela metade do livro. Também me irritei um pouco com o que viria a ser, acho, erro de revisão, porque muitas frases são coladas por vírgulas, quando, acredito, seriam melhor acompanhadas se fossem concluídas com ponto. Não me levem a mal com comentários como esse, mas detalhes assim às vezes me desconcentram um pouco da leitura em si, pois misturam diversas ideias em uma única frase, e isso me atrapalha um pouco.

Quanto aos personagens, tenho uma opinião ainda mais diversificada sobre eles. Em especial, o trio protagonista. Melane, principalmente, foi a personagem que mais me irritou e me confundiu durante o enredo. Apesar de tentar manter toda uma postura de princesa após descobrir da verdade e se ver pela primeira vez em Ninho de Fogo, ela tem umas atitudes bem impulsivas e até meio bobas durante o enredo, e vez ou outra tende a ser um pouco pretensiosa por querer ser a heroína de todos ali tão rapidamente. E então chegamos ao fator da pressa, em plenas batalhas. Desculpe, mas eu totalmente acho que as atitudes da Melane em luta não pareciam ser dela. Porque, fala sério, ela é uma adolescente recém-introduzida a toda uma cultura fantástica que até então ela desconhecia por completo, logo, soa muito incoerente sua atitude desbravada em guerra, matando os inimigos sem qualquer receio ou piedade. Isso foi meio... forçado pra mim. Além disso, por termos uma narrativa em primeira pessoa, quem narra é a Melane, e ela meio que faz alguns comentários ou observações que me soaram desnecessárias para a história. Coisas banais, e algumas até meio 'nada a ver'. Em outras palavras, ela me soou uma personagem monótona, incoerente e bem chatinha, na verdade.

“- Você não tem escolha. Você ama quem você ama, simples assim.”

Quanto aos supostos mocinhos, David e Jack, bom, aí realmente temos um impasse. Temos uma clara proposta de triângulo amoroso, e o natural desses casos é que os leitores fiquem balançados por ambos ou já escolham de imediato por quem torcer. No meu caso, bem... tem uma terceira opção, por favor? Não me levem a mal, o David até que começou bem, todo carinhoso e protetor com a Melane, e eu já esperava me apaixonar por ele, mas... daí ele começou a agir meio automática e monotonamente, e perdeu o brilho inicial. Uma pena, porque ele tinha potencial. Mas quanto ao Jack... Ok, eu não gostei muito dele. Talvez pela sua infantilidade, mas principalmente pela personalidade instável e não muito confiável - e isso é algo que está sob o conhecimento de todos em Ninho de Fogo, inclusive. Ele teve, sim, umas atitudes legais em alguns momentos, mas não foi o bastante para me fazer simpatizar com ele. Na verdade, esses dois mocinhos mais a protagonista juntos não conseguiram me convencer do romance e triângulo amoroso. Apesar dos mocinhos tentarem, acho que em muitos momentos a Melane agiu meio forçada, no automático, de forma que não senti sentimento algum pairando na história. Nem mesmo as cenas que deveriam conter uma carga especial de drama me deixaram com um pouco de compaixão pelos personagens ou algo do tipo. Me senti indiferente à eles durante quase toda a leitura, infelizmente.

Apesar de todos esses detalhes, porém, como podem ver, Ninho de Fogo foi uma leitura três estrelas para mim. Acontece que, mesmo depois disso tudo, reconheço que a trilogia tem um bom potencial, se bem trabalhada, e eu darei uma chance de leitura ao segundo livro, sim, porque o enredo em si me chama a atenção. Apesar dos personagens não serem propriamente marcantes ou mesmo cativantes, eles desempenham toda uma ação no enredo e o desfecho desse primeiro volume da trilogia foi bem intrigante e instigante, então, sim, eu pretendo concluir a leitura da trilogia caso venha a me envolver melhor à leitura, quem sabe, na sequência. Mas, apesar de tudo, é uma leitura que eu recomende, sim, para quem se interessa pelo gênero; a aventura e a adrenalina estão presentes em boa parte do enredo, então, uma boa aventura para vocês.

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

Um Comentário

  1. Olá, gostei da sua resenha do livro, fundamentou bem sua opinião. Por achar a história interessante, baixei esse ebook na Amazon, ainda não li.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...