E a Copa do Mundo chegou ao fim, com a Alemanha levando a tão sonhada taça! Enquanto isso, decidi fazer justamente uma tag inspirada na copa - apesar de estar fazendo-o agora um pouco... atrasada? -, vista originalmente no blog da Aline, o Livros y Viagens, e criada pela Patty do blog Coração de Tinta. Copa dos Livros consiste, basicamente, em tópicos básicos da copa, mas na versão literária, e eu realmente adorei a ideia da tag e suas perguntas. Então, sem mais delongas, vamos conferir as minhas respostas?

1) Escolha livros na sua estante que represente as cores da bandeira brasileira. 
Verde | Amarelo | Azul | Branco


2) Festa da Abertura.
É dia de festa, a alegria contagia a multidão e o clima descontração deixa tudo mais leve. Com isso em mente indique um livro leve e divertido pra entrar no clima da festa. 

Será que vocês já imaginam a minha escolha? Bem, não é apenas o primeiro, mas os dois livros de Amigos Inimigos, da Vanessa Martinelli. Ambos já foram resenhados aqui no blog (aqui e aqui), e eles são a descrição de leve e divertido. Uma história meiga, apesar de clichê, bem juvenil, e carregada de bons -  e hilários - personagens! ;)

3) Jogo de Estreia.
É dia de estreia. Nervos à flor da pele. Você já estourou a pipoca, pegou o guaraná geladinho e o jogo nada de começar. A ansiedade já está atingindo o grau de máximo em sua escala. Quem é louco por livros também fica ansioso. Então me diga, qual é ou foi o lançamento mais aguardado por você em 2014? 

Meio repentino, tendo em vista que eu li o primeiro livro dessa série esse ano, mas, enfim... Além dos Segredos, segundo livro da (agora) série Almakia, de Lhaisa Andria. Eu li o primeiro livro por volta de Fevereiro, e a sequência saiu disponível na Amazon em Maio, e até então eu fiquei ansiosa demais para saber como tudo iria se desenrolar. Foi uma espera que valeu a pena, e agora restam mais dois livros para descobrir qual será o desfecho da aventura de Garo-lin, Krission e os demais personagens.

4) Narrador "Cala o Boca Galvão", o famoso pé no saco.
Chegou o grande dia, porém o narrador do jogo é um porre. Quem nunca se deparou com uma narrativa arrastada e difícil de digerir? Qual foi o livro que tinha tudo pra ser cinco estrelas, porém a narrativa se tornou um problema? 

Ok, nesse caso não foi bem questão de "narrativa arrastada", mas sim a forma como a autora conduziu a trama. Falo sobre Ame o Que é Seu, da Emily Giffin, porque, sim, eu ainda não terminei de lê-lo - e sinceramente não acho que um dia consiga pegá-lo para ler de novo. A autora alterna demais entre passado e presente, fazendo um pouco de confusão na separação do que aconteceu no passado e do que se passa no presente, e ela também descreve muito detalhadamente as situações, personagens e cenas, e isso me cansou demais, várias dessas coisas bem desnecessárias, a meu ver. Infelizmente, não funcionou comigo. =(

5) Eliminados na primeira fase.
Acabou a primeira fase e algumas seleções dão adeus ao sonho da Taça. Nem sempre um livro ou uma série nos convence logo nas primeiras páginas. Qual foi o livro ou série que você desistiu de ler ou abandonou a leitura logo no início? 

Eu não acredito que estou colocando esse livro aqui, mas... ok. Claro Que Te Amo!, da Tammy Luciano, já está fora de questão para mim. O motivo da minha desistência? A Piera, principalmente. Pensa numa personagem para remoer o sofrimento passado e que não aprende a seguir em frente; é ela. Os capítulos iniciais são cheios de lamentos sobre a relação falida dela com o André, e eu custei para lê-los. Além disso, o romance do livro também, ao meu ver, aconteceu muito rápido. Não deu tempo de digerir os sentimentos dos personagens, quando fazia pouco tempo que haviam se conhecido (uma semana, tipo isso), e o Marcelo também não me ganhou. Ele é legal e tal, mas não me fez suspirar nem nada do tipo, então, juntando tudo isso, abandonei e, tanto é que, ele já não está mais na minha estante. Eu havia gostado de Garota Replay, mas a história de Piera não conseguiu ter o mesmo resultado, infelizmente.

6) O artilheiro da Copa.
O jogador que marca mais gols na copa é considerado o artilheiro, para os que não sabem o jogador Ronaldo é o maior artilheiro de todas as edições da copa. O mundo literário também possui seus artilheiros, autores que batem um bolão em todos seus lançamentos. Qual é o autor que está batendo um bolão em sua opinião? 

Só um, sério? Tem tantos atores bons que marcam um golaço na literatura! Mas vou citar três (pode?): Paula Pimenta, Samanta Holtz e (vale internacional também?) Kristin Hannah. Por quê elas? Bem, confiram as resenhas dos livros de cada uma delas e você poderá ter uma noção dessa resposta. Mas, simplesmente, elas arrasam. Ponto. 

7) A Zebra da Copa
Futebol é uma caixinha de surpresas, e alguns resultados inesperados são considerados como "zebra". Isso aconteceu em 1986 onde a seleção da Argentina mesmo com o Maradona em campo foi surpreendida pela seleção de Camarões, e perdeu o jogo por 1 a 0. No mundo literário sempre nos surpreendemos também. Qual foi o livro que você não dava muita bola que acabou ganhando seu coração? 

Eu poderia citar, novamente, a série da Lhaisa Andria, mas, para não repetir - até porque vocês já devem estar cansados de saber o quanto amo a série de Almakia -, decidi escolher Novembro, da Vanessa S. Marine. Não é que eu não tivesse dado muita bola para ele, mas eu definitivamente não esperava ser surpreendida como fui ao lê-lo. Na verdade, foi, inclusive, minha leitura mais recente, tipo, do fim de semana passado mesmo, e eu ri, sorri, chorei, suspirei, me emocionei com esse livro de uma forma...! AH! Cadê os outros livros da série, hein, Vanessa? ♥

8) A Grande Final.
Duas grandes equipes se destacaram, lutaram e chegaram a final. Porém somente um capitão vai poder levantar a taça e gritar é campeão. Ao segundo colocado cabe amagar a tristeza da derrota. Para simbolizar a tristeza, escolha um livro que te fez chorar ou te emocionou muito. E para finalizar a tag, escolha o melhor livro lido em 2014.

Não é bem de tristeza que quero representar as lágrimas que derramei com esse livro e toda a emoção que me impactou durante a leitura, mas, bem, Jardim de Inverno, de Kristin Hannah. A resenha ainda não saiu, e eu nem sei dizer direito quando vai sair, porque, bem... eu não tenho todas as palavras para descrever o quanto essa leitura foi maravilhosa. Uma verdadeira representação da força de uma mulher, em um pano de fundo típico e provavelmente comum em algumas famílias hoje em dia. A forma como a autora constrói e desenvolve tudo é tão bem feita que... Ah, sem palavras. Apenas leiam. 

O livro da Kristin poderia ficar com essa categoria se, porém, o livro da Samanta não tivesse me conquistado de uma forma tão única e especial. Quero Ser Beth Levitt foi uma leitura que ultrapassou todas as minhas expectativas iniciais, onde pude conhecer personagens incríveis e naturalmente realistas, um romance doce e puro, e, principalmente, uma protagonista meiga, forte e de coração puro. 

Então, bem, espero que tenham gostado da tag! ^-^ Concordam com alguma de minhas respostas? Quais são os livros que marcaram a sua Copa dos Livros? Conta aí nos comentários!

Beijos, e até a próxima! 

Um Comentário

  1. SÂMMY! OI! ^^ Mil desculpas pelo meu sumiço por aqui, andei meio mal nas últimas duas semanas... =/ Mas já estou bem novamente agora (eu acho)!
    Ai, ai, quase tive uma dor de barriga quando tentei ler Claro que te amo!. Foi uma decepção enorme, a Piera é muuuuito chata, cheia de frescura e realmente parece ser incapaz de seguir em frente. E o Marcelo parece ser o tipo de pessoa que só liga pra aparência... Tem uma parte em que ele fala algo como "ah, na minha adolescência, eu não pegava ninguém porque era feio e blá blá blá. Mas agora que sou bonito, as garotas correm atrás de mim". Eca. Também abandonei esse livro. Troquei em um sebo por Cidades de Papel, que eu tinha lido emprestado - ta aí um livro que vale a pena ser lido ♥.
    Adorei a tag, viu? E parabéns para a Alemanha! \O/
    A propósito, FELIZ DIA DO AMIGO!
    Beijooos ♥

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...