Título: As MAIS;
Série: As MAIS, vol. 1;
Autor(a): Patrícia Barboza;
Editora: Verus;
Número de Páginas: 193;
Ano de Lançamento: 2012.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

MAIS é a sigla da amizade, formada pela inicial do nome das amigas Mari, Aninha, Ingrid e Susana. As MAIS são alunas do Centro Educacional Machado, no Rio de Janeiro e são inseparáveis. Tanto que resolveram escrever um livro juntas relatando suas aventuras mais marcantes de um ano inteiro. O livro é narrado pelas quatro amigas, cada uma contando uma parte do ano letivo. Mari a pagadora de micos, Aninha a intelectual, Ingrid a romântica e Susana a atleta. Sonhos, frustrações, medos e micos (muitos!). Alegrias, conquistas e amores... Quatro personalidades diferentes, quatro maneiras de tornar a amizade única e inesquecível! Afinal, como diz a Mari, elas são as MAIS legais, as MAIS bonitas, as MAIS inteligentes e também as MAIS “modestas”. Divirta-se com as histórias dessas quatro amigas inseparáveis!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião: 

Fazia um certo tempo que eu não me dedicava realmente a uma leitura mais leve e juvenil - para descontrair e aliviar os ares dos dramas maiores, mesmo, mas sem deixar de lado, claro, os prazeres simples da leitura. Então, quando tive a oportunidade de ler As MAIS, não pensei duas vezes. Degustei a leitura do início ao fim, com calma, prazer e muita, muita diversão ao acompanhar esse grupo de melhores amigas em seu último ano do fundamental. Eu ri com elas nos momentos de diversão, acompanhei seus dramas ao longo do ano letivo, suspirei por seus romances e torci por suas conquistas pessoais, e, no fim das contas, me vi feliz ao concluir a leitura dessa série meiga e divertida de Patrícia Barboza.

“O mais legal disso tudo foi que depois ele me disse que justamente meu jeito maluquete de ser tinha chamado a atenção dele. Que ele me achava divertida e verdadeira, enquanto a maioria das garotas fingia ser uma coisa que não era. Quando eu poderia imaginar que um dia ia agradecer por ser uma pagadora de micos profissional?”
- Página 39 -

Já na sinopse do livro somos apresentados às características mais marcantes de Mari, Aninha, Ingrid e Susana, e logo no prólogo encaramos suas expectativas e objetivos para o novo ano escolar. Se sair melhor na escola? Ser a presidente do Grêmio Estudantil? Namorar aquele garoto de quem você é afim há tempos? Alcançar uma bolsa de estudos famosa? Ganhar algum campeonato? Bem, temos de todas as opções possíveis entre esse quarteto de amigas inseparáveis, e o mais legal de tudo é poder acompanhar uma parte do ano pela visão de cada uma delas. Pequenas histórias dotadas de muita comédia, romance, alguns dramas aqui e ali, mas, claro, muitos momentos de fidelidade ao lado de um grupo de amigas incrivelmente diferentes mas muito unidas.

“Meus pais sempre comentaram que eu adorava fazer peças de teatro. Obrigava todo mundo a sentar no sofá, colocava uma roupa bem doida e falava coisas sem sentido. E ai de quem não batesse palmas no final! O rei dos por quês lá de casa sempre foi o meu irmão. E eu, a rainha da comédia.”
- Página 49 -

Patrícia Barboza foi certeira ao embalar vários tópicos importantes sobre colégio, família, amizade e amores de uma forma tão natural e delicada, sem maiores pressões. Por se tratar de um livro juvenil, a narrativa também é super fluída e leve, muito prática e cotidiana. Era como se eu estivesse acompanhando as cenas de perto, ao vivo e a cores, de tão próxima que eu me senti da trama. Já fazia, inclusive, algum tempo que eu também não lia nada muito próximo da minha realidade, mas, bem, eu fiz o fundamental há dois anos, e o clima em que As MAIS transcorreu me levou de volta àquele período, à minha antiga escola, amigos, e creio que isso só fez ainda mais com que a leitura fosse tão boa, pela conexão que tive com a história.

(Mas, olha só, estou dizendo isso e nem fiz 17 anos ainda. Imagina só quando estiver passando dos quarenta, vish! Gente dramática e exagerada é outro nível, viu!)

Além disso, também consegui me identificar com as próprias personagens, ou um pouco de cada uma delas. Me identifiquei com as trapalhadas da Mari - porque, hey, ser desajeitada faz parte da pessoa que vos escreve u.u -, com o amor de Aninha pelos livros, com a timidez e os suspiros apaixonados de Ingrid, e até mesmo com a dedicação da Susana. E eis que temos um grupo de amigas que realmente faz jus à palavra. Estou cansada de ver descrições de grandes amizades em determinadas histórias e ver uma relação mais próxima do superficial. No livro de Patrícia Barboza, porém, felizmente, acompanhamos uma amizade mais próxima de uma relação verdadeira e, principalmente, firme. Os romances podem acabar, outras relações podem ficar balançadas, mas, pelo o que vi apenas nesse livro, a relação dessas amigas não tem data de validade, deixando a leitura mais sincera e confortável.

“Sempre quis ser independente, ter responsabilidades. Eu gosto disso em mim. Mas preciso lembrar que ainda sou adolescente. Eu até posso saber de muitas coisas, mas não sei de tudo. E ainda estou aprendendo sobre as difíceis questões do coração...”
- Página 84

Enfim, As MAIS é uma leitura tipicamente juvenil, com traços meigos e divertidos, mais a apresentação de temas importantes sobre família, escola, amor e amizade. É uma daquelas histórias que você pega para esquecer os maiores dramas e voltar no tempo de volta para o fundamental, acompanhando dramas e sonhos adolescentes. Uma leitura despretensiosa, embora não menos válida e valorosa aos leitores, com mensagens legais sobre e para os jovens, e totalmente indicada para quem procura algo leve e divertido!

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

Deixe um comentário

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...