Você já se deparou lendo um livro e, durante uma pausa na leitura, foi ouvir música e, de repente, uma delas te remetia ao livro, tendo um enredo, clima e/ou frases que se assemelhassem à história? Há algum tempo em meio que venho sentindo justamente isso ao ouvir determinadas músicas mas, apesar de querer mostrar isso por aqui no blog, nunca um livro conseguiu ser refletido, para mim, tão fixamente em alguma música. Mas, bem, hoje isso aconteceu, e de tal forma que, em uma das músicas, eu fui capaz de chorar, reconhecendo sua letra e pensando na história. O livro sobre o qual falo é Quero Ser Beth Levitt, de Samanta Holtz, minha então leitura do momento, e mesmo não tendo avançando tanto ainda na leitura, o livro já me tocou de muitas formas incríveis. Uma delas, como podem ver, foi bem musical, e eu gostaria de compartilhar um pouco da 'trilha sonora' que me faz pensar em Beth Levitt. Vamos conferir?

Vou colocar os vídeos das músicas direto do youtube, e (tentarei, rs) fazer um pequeno comentário sobre o motivo de me lembrar a história. Não está em nenhuma ordem específica de preferência ou semelhança.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Hayden Panettiere - I Still Believe


 Conheço essa música há tanto tempo - desde que fora lançado o filme da Cinderella: A Twist in Time (2007) - e mesmo assim não me canso dela. De tempos em tempos ela vira uma das mais escutadas da minha playlist e eu sonho muito com ela, e, por se tratar de uma música cuja principal mensagem é sobre continuar a acreditar no amor, no destino, e que um dia você vai encontrar o seu, digamos, príncipe encantado, acho que se assemelha um pouco ao livro, em especial à protagonista, Amelie. Ela é uma garota de 18 anos que ainda mantém a pureza em seu coração, e que acredita fortemente no amor, em todas as suas formas, e mesmo no destino, e a música fala justamente disso, então...

Enough to make miracles
Change everything
Lift you from the darkness and make your heart sing
Love is forever
When you fall
It's the greatest power of all

O suficiente para fazer milagres
Mudar tudo
Te tirar da escuridão e fazer seu coração cantar
Amor é para sempre
Quando você cai
É o poder mais importante de todos


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Dove Cameron - Better in Stereo



 Com essa música, o caso já é um pouco diferente. Não é bem a letra que me lembra de Quero Ser Beth Levitt, mas, sim, a melodia da música e o clima do videoclip. Ele me passa um clima de diversão, alegria, sabe? Aquele sentimento de viver a vida com intensidade, aproveitar cada pequeno segundo, e valorizar os pequenos momentos. Isso me lembra a Amelie, que apesar de ser meio tímida, aprecia muito as coisas ao seu redor, coisas com as quais muitas pessoas acham ser banais. E o clipe também tem essas cenas filmadas em meio à árvores e um parque, e tudo isso me lembra da primeira vez em que Amelie sai de Actown para visitar os incríveis jardins de lá e o quanto ela os adora, então a música meio que me leva a pensar nesses momentos. E, bem, tem um verso em que eu particularmente me lembro da Amelie e do Chris, sabe...

You the other half of me
The half i'll never be
The half that drives me crazy
You the better half of me
The half i'll always need
Cause we both know
We're better in stereo
A outra metade de mim
A metade que eu nunca vou ser
A metade que me deixa louco
Você é o melhor meio de me
A metade que eu sempre vou precisar
Porque nós dois sabemos
Estamos melhor em estéreo


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Cimorelli - Wings



 O caso dessa música, já é um tanto mais extremos, digamos assim. Lembra que eu falei que uma das músicas me fizeram chorar? Pois é. No livro, Amelie é uma garota órfã desde os onze anos, quando sua mãe falecera da leucemia que já carregava há um tempo, mas, durante a leitura, Amelie nos conta um pouco sobre a figura materna que teve o orgulho e a felicidade de ter; o pai já havia falecido quando ela era mais nova, então sobrou à mãe continuar a educá-la, e, bem, ela fez isso com maestria. Fora então a responsável por ensinar a filha a manter sua pureza, bem como por lhe dar todo o amor que podia, chegando a ter atitudes que muitos julgariam como loucura para o estado em que ela se encontrava com a doença, mas que fora feito como um grande gesto de amor, e ela acabou sendo um dos maiores exemplos que a garota teve após crescida. E, bem, nesse contexto, a música fala sobre basicamente aquela pessoa que te ampara, que te deu asas e te ensinou a voar e sonhar, e não desistir de alcançar aquilo que você deseja, apesar dos obstáculos, sendo também o que fora ensinando também por Julia Wood à filha. Essa música, que já era linda, de repente ganhou um significado ainda maior para mim por causa disso...

When I wanna quit,
You won't let me
When I'm falling down,
You gon' catch me

You pick me up, yeah, your fix me up
Now I'm on my way,
And I'm strong enough to say

You gave me wings and taught me to fly
When I was out there on my own
You gave me wings and brought me to life
Quando eu quero desistir,
Você não vai me deixar
Quando eu estou caindo,
Você vai me pegar

Você me pega, yeah, me conserta
Agora eu estou no meu caminho,
E estou forte o suficiente para dizer

Você me deu asas e me ensinou a voar
Quando eu estava lá sozinho
Você me deu asas e me trouxe à vida



- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

E são essas as músicas que me remetem a pensar em Quero Ser Beth Levitt. Podem não ter muito a ver, dependendo da visão de cada um, mas para mim elas significam algo especial no livro, principalmente Wings. E, bem, espero que tenham gostado do post, e novo quadro. Sim, pretendo aparecer mais vezes por aqui com alguma playlist minha para algum livro em especial, realmente espero que dê certo fazer isso um quadro, mas, e vocês? Tem alguma música em especial que lhes remete a pensar em determinado livro? Contem-me! ^_^

Muitos beijos...

OBS: Um agradecimento especial a esse blog pelo código para o texto em duas colunas; só assim para eu não ter medo de colocar o verso maior que tive e eu quiser paras as músicas aqui citadas, hehe.

2 Comentários

  1. Nossa, eu não consigo, não mesmo, montar playlist para os livros. Mas amei a forma como você interpretou as músicas de acordo com o livro, e não conheço nenhuma delas. Dizem que música boa nunca fica velha, amo ouvir umas músicas antigas mas que gosto muito (sobre o que disse a respeito da primeira música).

    Beijos.
    Meu jardim Secreto
    Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
  2. Não me lembro de conhecer nenhuma dessas músicas, e essa ideia de colocar uma playlist para os livros é ótima, pena que eu nunca lembro de fazer e pesquisar músicas enquanto leio...
    Amore, tem uma tag pra você lá no blog! Não sei se aceita, mas...

    diamantesdeumagarota.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...