Dia 31 de Dezembro é dia de quê? Acertou quem disse que era de "Retrospectiva", e como nada como fazê-lo relacionado à literatura, não é mesmo? 2015 foi um ano bem diferenciado, alguns acontecimentos muitos bons que até agora tem me deixado com um sorriso no rosto, mas alguns outros não tão legais que me pegaram de surpresa. Entre eles, um problema de saúde que me impossibilitou de concluir o Ensino Médio esse ano, como era o esperado, mas 2016 está logo aí e eu creio que Deus está no controle de tudo, então sem mais preocupações. Às vezes as coisas assumem rumos não esperados e certas situações são mais difíceis do que parece, mas quando temos Deus conosco, tudo é possível, então é com paz que nos despedimos de 2015. 

Por outro lado, o quesito literário esse ano foi, por vezes, surpreendentemente positivo. Salvo raras exceções, porque nada é perfeito e nem todo livro funciona da mesma forma para todo mundo, mas fico satisfeita em pensar que muitas das leituras desse ano foram muito boas e, algumas outras até, marcantes e inesquecíveis, devidamente favoritadas, então continue a ler o post e acompanhe um pouco do meu balanço literário de 2015. 

A aventura que me tirou o fôlego:


De longe, Rubi de Sangue foi uma das leituras mais incríveis do ano! Cheia de surpresas e com um enredo e personagens nem tão previsíveis como já estamos acostumados, foi um prato cheio para minha busca por uma fantasia emocionante e, bem, literalmente fantástica. É só ler a minha resenha do livro e se convencer, enfim, a dar uma chance à essa história que encanta e envolve até a última página.

O suspense mais eletrizante:


2015 também pode ficar conhecido como o ano em que eu dei definitivamente oportunidade às leituras policiais, e já nesse primeiro contato através do romance policial de Bianca Carvalho, Horas Noturnas, eu me vi envolvida com o enredo, personagens e toda a investigação presente na trama, e definitivamente me surpreendi com o desfecho, cujo investigação se mostrou com uma resposta realmente inesperada para mim. Sem dúvidas, uma leitura que, apesar de não ter ganho cinco estrelas totais, muito me agradou e surpreendeu.

O romance que me fez suspirar:


Já é de praxe, dos livros da Beatriz Cortes, que eu venha a me apaixonar por seus mocinhos e envolver-me completamente com seus enredos contemporâneos, então o que mais esperar de Por Uma Questão de Amor? Um romance tão meigo e personagens tão intensos e cativantes que é impossível não suspirar e, por fim, se apaixonar! 

A fantasia que me encantou:


Dentre as poucas fantasias que li esse ano ainda, As Lendas de Saas conseguiu se destacar de uma forma ainda mais surpreendente e latente por, ainda por cima, ter sido descoberta no Wattpad e, consequentemente, eu ter acompanhado não apenas as publicações do segundo livro também como, finalmente, seu lançamento na Amazon. Foi uma leitura que me chamou a atenção de forma despretensiosa e se mostrou, aos poucos, de uma criação e desenvoltura tão bem feitas, com personagens tão intensos e autênticos que foi impossível não devorar os dois volumes da trilogia só nesse ano. Ambos os livros já estavam disponíveis no Wattpad - agora contém apenas a degustação -, mas o terceiro ainda deve demorar até o próximo ano para ser lançado, motivo pelo qual já estou ansiosa. Uma fantasia tão intensa e crível que nem preciso dizer o quanto espero que alguma editora resolva publicá-lo fisicamente. Rebeca S. Melo merece ser conhecida e lida por muitos mais leitores, sem dúvida alguma!

A saga que me conquistou:


 A saga de Sheila Lima Wing, Doce Sonho Alado, foi outra que chegou ao meu conhecimento de forma breve, mas que muito me intrigou por toda a questão em torno do assassinato decorrido ainda no primeiro livro e o desenrolar da investigação da pequena e curiosa Evie, que insiste existir muito mais coisas envolvidas no caso do que parece, até então. Já li até o segundo volume, e é mais uma saga que estou ansiosa por dar continuidade, com o lançamento do terceiro livro já para 2016. É de uma leitura tão leve, ainda que densa em certos momentos, com um grupo de personagens pré-adolescentes que cativam o leitor com suas diferentes personalidades, e uma desenvoltura de respostas e novas perguntas no decorrer do enredo que, no fim das contas, não deu outra; devidamente conquistada por ela!

O livro que me fez refletir:


Vários livros me fizeram refletir de formas diferentes, sobre assuntos e visões igualmente distintos no decorrer do ano, mas As Cores do Entardecer, uma das minhas leituras mais recentes, foi um dos que me deixaram visivelmente desconfortável por confrontar o leitor em meio a uma temática aparentemente 'batida' como o racismo, mas que é algo (infelizmente) ainda tão presente nos dias de hoje. Dessa forma, não foi à toa que eu me envolvi muito com a leitura e me vi impactada pela leitura. 

O livro que me fez rir:


Ok, não que a terceira temporada de Minha Vida Fora de Série tenha sido apenas comédia e risos por todo lado, mas apesar dos momentos mais densos e dramáticos da história, ela também se destacou para mim por causa das risadas provocadas em algumas situações que foram realmente inusitadas e que, de tão naturais e impulsivas, fizeram-me rir da forma mais inesperada, mas não menos gostosa, possível. Em breve tem resenha aqui no blog.

O livro que me fez chorar:


Mais um livro que apresentou-se de uma forma singela para mim, mas que se mostrou muito mais do que eu esperava. O romance cristão de Tais Cortez, Acima de Nós, me fez ir dos risos às lágrimas em questão de poucas páginas, e após envolver-me tanto com o enredo e seus personagens, as lágrimas vieram com tudo já nas últimas páginas. Sem dúvidas, Tais esteve sob uma inspiração maravilhosa ao escrever este romance que fala sobre o amor a Deus, a importância da família e o poder que nossas escolhas, por menores que sejam, tem sobre a nossa vida como um todo, ainda que certas coisas, boas ou ruins, aconteçam por fazer parte unicamente dos planos de Deus para nossas vidas. Uma leitura doce, envolvente, emocionante e intensa que, mais uma vez, destacou-se entre as minhas leituras do ano.

O livro que me decepcionou:


Não foi uma decepção de todo, mas comparado ao que eu estava esperando, após ter lido Meus 15 Anos ainda no ano passado, Na Porta ao Lado foi uma leitura não muito satisfatória para mim. O livro não é ruim, não me entendam mal, mas como dito na resenha, esperava me envolver mais com os personagens e o enredo, mas isso não aconteceu de fato; o romance não me convenceu tanto quanto o do livro anterior, ainda que tivesse exposto entre um triângulo amoroso, e o desfecho me deixou um tanto quanto contrariada. Infelizmente, não foi o que eu esperava, mas ainda vale a leitura, para quem gosta das histórias da Luiza Trigo e a sinopse em geral.

O livro que me surpreendeu:


Como já disse anteriormente, vários livros me surpreenderam ao longo desse ano também, mas A Mais Pura Verdade, em especial, o fez de uma forma singular por eu simplesmente não estar esperando nada da história. Apesar de ter gostado e me emocionado muito na amostra do livro recebida previamente, ainda temia, de certa forma, que o enredo não se sustentasse tão bem como estava sendo até o final, mas me surpreendi ao me envolver ainda mais com a jornada de Mark e Beau, e mais uma vez fui às lágrimas em diversos momentos da leitura. Uma trama aparentemente clichê ou singela que, no fim, mostrou-se mais profunda do que parecia.

O livro que devorei:


Se devorar significa comprar o livro no dia do lançamento na Amazon, já emendar a leitura e concluí-lo exatamente às 03h10 da madrugada, então, sim, eu devorei Meu Namorado Literário 2 - O Estranho Sem Rosto. Envolvi como não estava esperando e, no fim, foi mais uma leitura a ir além do que a sinopse já entregava. Mais um romance meigo para suspirar e se apaixonar e, de quebra, boas mensagens sobre confiança, seja em si mesmo como nos outros, e reconhecer os próprios erros e procurar acertar. 

O livro que abandonei:


Não que A Rainha Normanda estivesse ruim, muito pelo contrário; estava se desenvolvendo de uma forma muito firme e tão convincente, que quase dava para pensar tratar-se de uma história real. No entanto, como o romance histórico que é, foi natural as abordagens mais pesadas sobre políticas, guerra e as relações mais distantes da época, o que, no momento em que o estava lendo, acabou não me envolvendo tanto como gostaria e precisei abandonar a leitura para não acabar ficando com a impressão errada da história. Como já estava aproximando-me do final, no entanto, ainda espero poder concluí-lo algum dia, mas não agora.

A capa que amei:


A ilustração acima já denota o quão os gráficos da capa são belos e condizentes com a história como um todo. Uma capa que me faz desejar cada vez mais que Rubi de Sangue seja publicado fisicamente, um dia, só para tê-la na estante - além do fato de ser uma das minhas histórias favoritas do ano, claro.

A frase que não saiu da minha cabeça:


Está aí um quote de Beleza Perdida que surgiu de surpresa no meio da leitura, mas marcou-me de tal forma que voltou a aparecer aqui no blog, mesmo após já ter estado na resenha do livro. Um diálogo tão despretensioso, mas ao mesmo tempo tão realista e verdadeiro entre o Bailey e o Ambrose que foi impossível não lembrar-me dele ao deparar-me com essa categoria.

O(a) personagem do ano:


Alguma dúvida de que, depois da minha resenha gigantesca do livro, seria Moira Black? Pois bem, uma salva de palmas para essa personagem que começou o livro toda perdida e confusa sobre sua relação com a lenda do tesouro e o rubi que carregava em seu relicário, mas que ao fim da leitura, provou-se dona de uma coragem singular, ainda que não menos cautelosa e ágil a seu modo, e por vezes ousada. Definitivamente, uma grande protagonista!

O casal perfeito:


E depois de ter chorado ao final de sua história, como (um dos) meu casal favorito do ano poderia não ser Laura e Rafael? Separados não apenas por classes distintas, mas também pelas personalidades opostas e as diferentes crenças, esse casal me cativou, envolveu e emocionou até a última página. Uma história de amor, inclusive, inesquecível.

O(a) autor(a) revelação:

Rebeca S. Melo, que eu só conheci por meio do Wattpad, mas que me ganhou tanto com suas histórias intensas e autênticas, com personagens cativantes e romances suspirantes, e eu mal posso esperar por ler mais histórias suas! Definitivamente, uma autora que sabe o que quer para sua história e vai a fundo para desenvolvê-la e explorá-la das formas mais incríveis e imprevisíveis possíveis. 

O(a) autor(a) que mais esteve presente entre as minhas leituras:

No geral, muitos dos autores que li esse ano se repetiram por duas ou três vezes seguidas no decorrer do ano, mas escolhi a Clara Savelli por, mais uma vez, representar o Wattpad e seu meio de publicação de histórias na internet de uma forma tão prática e tão envolvente! No início do ano acompanhei a publicação de Acampamento de Inverno para Músicos (nem tão) Talentosos, em meio a uma publicação inesperada durante a páscoa, com o conto Reencontros, Trufas e Anjos, concluindo recentemente com a publicação ainda em andamento de Tiete!, a qual já estou toda envolvida e ansiosíssima pelos próximos capítulos! Além dessas publicações, também li, ainda no início do ano, o livro Papel, Caneta e Ação!, que conta com uma história também escrita pela Clara, juntamente com a Thati Machado e a Aimée Oliveira.

O gênero literário que mais li:

De longe, YA contemporâneo e romance de modo geral, porque são praticamente as bases principais de muitas das minhas leituras, e pretendo continuar assim, rs.

O gênero literário que preciso ler mais:

Romance Policial, porque eu realmente me surpreendi ao me ver envolvida e em ritmo de leitura frenético por entre as duas leituras do gênero que fiz esse ano, e espero continuar a ler mais do tipo em 2016, seja da Bianca Carvalho como mesmo de outros autores também.

Li em 2015 64 livros.

Um total talvez não muito significativo para quem é acostumado a ler bem mais, mas para os 58 que li no ano passado, fiquei realmente feliz com esse saldo, e esperar continuar assim no decorrer dos anos - com a tendência a aumentar, pelo menos, rs. 

A minha meta literária para 2016 é:

Se tem uma coisa que reparei esse ano é a grande quantidade de e-books não lidos que eu ainda tenho, adquiridos entre promoções e dias gratuitos na Amazon. São nacionais, muitos dos quais já tenho uma boa noção de que vou gostar, e com tantos comentários elogiosos e incentivadores que espero realmente fazer essa fila em particular andar mais em 2016, rs. Ainda que alternando com os físicos, claro.

A retrospectiva termina por aqui, e o ano de 2015 também! Quem já conhece essa tag deve ter reparado que pulei questões como "o melhor livro do ano" ou "o melhor nacional", mas a verdade é que muitos dos livros listados hoje estão presentes entre as minhas melhores leituras do ano, e não acho que seria muito cômodo repetir. Talvez, para variar, eu possa fazer um post separado com o top 5 ou 10 do ano, não falando muito sobre os livros e citando apenas quotes junto às classificações, mas se tiver de fazê-lo, só em Janeiro mesmo. De qualquer forma, obrigada a todo mundo que acompanhou o blog esse ano, e nós vemos em 2016!

Beijos,
Sâmmy

4 Comentários

  1. Que massa sua retrospectiva! Acompanhei ela quase toda hahaha
    Desde o inicio do ano.
    Que 2016 traga livros tão bons que seja até dificil definir o melhor hahaha
    Passa lá no blog! Tem post novo do que esperar para 2016! Bem legal!
    Feliz ano novo! Que seja um ano repleto de sucesso e muitos posts hahaha
    Beijoos
    http://sonhandoacordadaofficial.blogspot.com.br/2015/12/2016.html

    ResponderExcluir
  2. oi ^^ to com rúbi de sangue no meu kindle, mas ainda não li :3 espero que esse ano eu consiga ler.
    pow pensei q já seguia seu blog.
    seguindo!
    http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Sâmmy, tudo bem?

    Gostei bastante da sua retrospectiva!! Dessa sua lista eu só li "A Mais Pura Verdade" e apesar de ter gostado de algumas partes, o livro em geral não foi o que esperava, mas me encantei com o Beau!! Quero muito ler Bianca Carvalho e falam muito bem de "Horas Noturnas" e tenho muita vontade ler "A Trilogia das Cartas" da autora também. "Doce Sonho Alado" me chama muita atenção, e estou esperando ficar menos atolada para solicitar os e-books de parceria com a autora.

    Te desejo um Feliz 2016, que seu ano seja repleto de conquistas, muita paz, saúde, alegria!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  4. Oiii, Sâmella
    Adorei sua retrospectiva e ameiiiii ver Acima de Nós como um livro que a emocionou tanto a ponto de chorar!
    Obrigada pelo carinho :)
    Bjsss
    e sucesso ao blog!

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...