Título: Rubi de Sangue;
Autor(a): Denise Flaibam;
Editora: (Publicação Independente);
Número de Páginas: 364;
Ano de Lançamento: 2015.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Arabella Snow é o tipo de mulher que encanta e arrebata; desbravadora de mares, caçadora de tesouros, conquista riquezas e corações no decorrer de um suspiro. É a domadora do oceano, uma das piratas mais famosas de todos os tempos. Mas ela não passa de uma personagem dentro dos livros que Moira não se cansa de ler.
Em toda a sua vida, Moira Black sonhou em ser como sua heroína. A ingênua garota vive numa realidade monótona e previsível, cercada por nobres e suas máscaras de frivolidade. Mas algo maior está reservado para a doce garota dos olhos de tempestade: Moira está ligada a lenda de um tesouro. O relicário deixado por sua mãe tem laços com uma desconhecida maldição, e para descobrir os mistérios que se escondem junto ao rubi de sangue, Moira mergulhará num universo pertencente somente aos seus livros: o mundo da pirataria. Mas a vida real não é tão simples quanto às aventuras que decorreram nas páginas que Moira idolatrava. Para salvar seu pai, a jovem precisará exigir de si mesma a coragem que tanto admira em Arabella Snow. Se ela quiser sobreviver a essa viagem, precisará ser uma pirata melhor do que sua maior heroína.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

É início do século XVIII e a jovem Moira Black permanece submersa em meio a histórias fantásticas e intensas de piratas como Arabella Snow, aumentando ainda mais o fascínio da garota por aventuras. Sua realidade, porém, passa longe da adrenalina encontrada nos livros, uma vez estando no meio de nobres e demais frivolidades da sociedade que particularmente fazem de sua vida uma verdadeira monotonia. Durante um reencontro inesperado em um baile, certa noite, no entanto, todas as suas convicções de vida caem por terra quando sua cidade é alvo de ataques de piratas. Mais ainda, ela se vê confrontada diante de um segredo recém revelado sobre seu passado e sua ligação para com uma antiga lenda de um tesouro que possui como pista o seu relicário de rubi, deixado por sua mãe antes que esta viesse a falecer quando ainda era pequena. Aparentemente, ela não apenas corre o perigo comum entre os piratas como, também, é parte importante para desvendar a lenda, e após ter seu pai levado pelo temido capitão Blackburn, ela fará de tudo para salvá-lo, tendo, com isso, que adentrar à pirataria e correr contra o tempo e os inimigos.

É meio engraçada a forma como Rubi de Sangue chegou a meu conhecimento. Antes dele, eu já tinha conhecimento da série principal da autora, Os Mistérios de Warthia, os quais possuo desde os contos aos livros um e dois em meu Kindle, mas que ainda não tive a chance de ler. Em contrapartida, há poucos meses Rubi de Sangue começou a ser anunciado pela autora e, tratando-se, então, de um livro único e tendo a sinopse me chamado a atenção tanto quanto a série anterior, decidi aventurar-me pelos livros de Denise Flaibam a partir dele. Pela sinopse intrigante, eu já esperava uma história cheia de aventura e emoção, mas eu fui simplesmente surpreendida pelo enredo e seus personagens, além das expectativas que eu já tinha.

“— [...] Há muito em meu passado que até eu desejo esquecer.
— Você já foi um pirata?
— Você nunca deixa de ser um pirata.”

Para começo de conversa, os personagens por si só já são intensos e marcantes sem precisar de maiores esforços. Cada qual a seu modo possui um passado conturbado ou difícil que acabou por contribuir com uma postura mais firme e por vezes mais agressiva perante determinadas situações no presente. Entre os piratas, principalmente, essa característica é ainda mais forte, culminando na então imagem negativa tida por toda a sociedade para com eles, por mais que, no fim das contas, a autora tenha sido firme ao retratá-los não simplesmente como os piratas que são, mas envolvendo-os em uma postura simplesmente tão humana, de erros e acertos, medos e anseios, que foi mesmo impossível não apegar-se, ao menos um pouco, a alguns deles. Foi o caso de Sebastian Stark, caçado pela coroa inglesa há anos, conhecido como um dos piratas mais ousados, obstinados e influentes dos sete mares da época; um personagem que, à princípio, levou-me a muitos questionamentos e desconfianças, mas certamente foi também um dos que mais me surpreenderam pela sua coragem e força apresentados ao longo da jornada de Moira à bordo do Espírito de Gelo.

“Não que fossem bandidos sanguinários. Podiam ser salafrários, podiam roubar e aproveitar a vida à margem da lei, mas, com o passar dos dias, Moira aprendera que muitos ali foram vítimas das circunstâncias.”

Da mesma forma, porém, os personagens do plano de fundo da sociedade comum também surpreendem bastante. Moira é, sem dúvida, uma das protagonistas mais fortes, irreverentes, corajosas e íntegras que já tive o prazer de conhecer na literatura, e muito me apeguei à personagem e torci por seu triunfo. Ainda que perdida e confusa nos primeiros capítulos após descobrir a verdade sobre seu relicário e toda sua ligação com o tesouro, à medida que vai adentrando à pirataria é visível a evolução de suas habilidades e mudança dos conceitos tidos até então, e mesmo seu amadurecimento acontece de forma gradual, culminando em uma personagem que definitivamente surpreende e cativa o leitor. Foi, assim como Stark, uma das surpresas mais positivas da leitura. Além deles, porém, os demais personagens secundários da narrativa também são muito bem construídos e apresentados, evoluindo da mesma forma gradual e firme ao longo da história, ou simplesmente ganhando ainda mais destaque e reconhecimento por parte do leitor do que tinha até o início do livro. 

“— Todos temos os nossos medos, afinal.
— Não achei que você se incluía nisso. — Moira viu-se murmurando bobamente. Tamina ergueu as sobrancelhas em surpresa. — Quero dizer... — encabulada, a menina coçou a nuca. — Você é forte, certo? Destemida, poderosa. Uma pirata.
— Mas ainda uma mulher. — Tamina crispou os lábios. — E o mundo é cruel com as mulheres, senhorita Black. Só aprendi a ser cruel de volta.”

O romance, de uma forma geral, também está presente, mas não foi o foco por vários momentos, uma vez que há muito sobre o que conhecer e desvendar à respeito da lenda que rodeia os personagens como um todo, mas nem por isso significa que foi mal desenvolvido, muito pelo contrário. Ele começa tão sutil e clichê, mas aos poucos vai tomando proporções que, mesmo em meio a um triângulo amoroso, coisa que eu particularmente não costumo gostar muito em livros, ainda assim me cativou e convenceu-me de tal modo que, como raramente costuma acontecer, fiquei dividida entre os personagens. Stark não é o que se possa chamar de mocinho como um todo, mas muito menos chega a ser um vilão; é um ser humano com acertos e falhas como qualquer um, movido, no entanto, por uma vingança particular contra o temido capitão Blackburn, mas que aos poucos mostra-se tão acessível e encantador, a seu modo. Armand, por outro lado, é a calmaria na vida da protagonista, uma espécie de primeiro amor, após terem se conhecido ao acaso ainda crianças mas terem sido separados pouco depois, reencontrando-se só agora no presente da narrativa. Por ser filho do comodoro, Armand tem grandes responsabilidades por cumprir e seguir rigidamente, mas seu amor por Moira é tão grande e puro que mesmo sem querer, seu caminho irá cruzar com o Espírito de Gelo, obrigando-o a integrar à jornada rumo ao desvendar do tesouro. 

“— Só espero que essa ideia dê certo.
— Ideias com um toque de insanidade sempre acabam mal, Moira. Mas são as melhores no ramo da pirataria.”

Todos esses aspectos presentes até então já eram suficientes para eu admirar tamanha construção dada por Denise à eles, mas no fim das contas, o desenvolvimento do enredo como um todo chegou para fechar com chave de ouro essa história que me ganhou aos poucos e provou-se muito mais do que a sinopse dava a entender. Afinal, não apenas para com a lenda do tesouro em si, mas cada um dos personagens está ligado de uma forma única com os demais, de forma distinta ou inesperada, e com o passar dos capítulos, as coisas vão tomando forma e ficando cada vez mais chocantes e inusitadas. É uma construção tamanha que, ao fim da leitura, eu ainda estava em choque com tantos acontecimentos e reviravoltas que definitivamente passaram longe do previsível, mas não menos críveis e convincentes como um todo. 

O resultado foi uma leitura que me impactou do início ao fim, e surpreendeu-me das mais diversas formas, nos mais diversos momentos, com os personagens mais inesperados e rumos mais imprevisíveis possíveis. Ao encontro da última página, foi impossível não pegar-me relembrando rapidamente tudo o que havia se passado até ali, e mesmo agora, ao escrever esta resenha já um bom tempo depois de tê-lo lido no início desse mês, ainda estou boba com a forma como Denise resolveu concluir a história, de uma forma realmente diferenciada, que aparenta ser algo mas não é, e que nem por isso deixou de me agradar muitíssimo e sendo totalmente coerente com todo o contexto de piratas e o plano de fundo histórico. Uma leitura certamente imperdível para os admiradores, não apenas de uma boa história de piratas e grandes aventuras nos sete mares, mas, também, de personagens incríveis e um enredo inesquecível.

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

15 Comentários

  1. SAMMY SUA LINDA! Que resenha mais incrível, eu tô no chão sem saber o que responder, só sentir!
    De novo, eu agradeço imensamente por ter dado uma chance à leitura e por ter se apaixonado tanto por todos os personagens e pela aventura que eles viveram. Essa história me é muito querida porque os personagens são quase vivos na minha mente, e ver cada um deles recebendo esse amor me deixa emocionada :')
    OBRIGADA por amar tanto a Moira, Stark, Armand, Tamina, James, etc. Surtei 'só um pouquinho' por saber que o final foi inesperado! Um inesperado bom e agradável, então fiz o meu trabalho \o/
    Sua resenha ficou fantástica. A história e os personagens pertencem aos seus leitores, e você entendeu todos eles tão bem ou melhor que eu *-*
    Muito obrigada por ter amado Rubi de Sangue e muito obrigada pela indicação e pela crítica maravilhosa! Espero que Warthia te encante tanto quanto esses piratas.

    Beijos,
    Denise Flaibam.

    ResponderExcluir
  2. Oiiiiii!!! Tudo bem? Espero que sim.
    Muitas vezes buscando livros na Amazon eu me deparei com esse livro, mas nunca cheguei a ler a sinopse, agora vejo o meu enorme erro.
    O livro parece ser muito interessante. Fiquei com vontade de embarcar nessa história também.
    Uma resenha maravilhosa.
    Um grande abraço e até a próxima.
    >>Dhessy

    ResponderExcluir
  3. Oi Sâmella, Faz tempo que quero ler algum livro da Denise mas ainda não consegui. Esse me parece ser um dos melhores, eu nunca li nada de piratas mas pelo que você falou na resenha, o livro tem muitas características que me fazem gostar de uma leitura. Espero que eu leia ainda esse ano

    ResponderExcluir
  4. Oi Sâmella. Tudo bem?
    Eu não conhecia o livro. A capa é linda e com a sua resenha, muito bem escrita, eu fiquei bastante interessada. Tenho apenas dois romances que contém piratas, mas não é tão envolvente como esse.Vou acrescentá-lo na minha lista de desejados, quero embarcar nesta história.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!!

    Você acredita que eu nunca li nada de piratas? Achei bem interessante o enredo, e acho que um livro só que passa no mar e eu achei legl essa tematica usada pela autora. Conheci a Denise há um tempo, mas não tive a oportunidade de ler nada dela. Mas morro de curiosidade. O que me chamou atenção foi que, é bem escrito e vc como eu odeio triangulos, mas se esse te agradou pode ser que me interesse também.
    Dica anotada!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Sammy, conheço a Denise do twitter e há tempos tenho vontade de ler seus livros, não conhecia ainda Rubi de Sangue, mas estou curiosissima com a história depois de ler sua resenha. Confesso que já me apaixonei pelos personagens sem nem conhece-los direito, mas vou ser sincera, Stark já tem lugar cativo no meu coração! Estou louca para ler de verdade, ter todas as surpresas pelas quais você passou e gostar tanto da história quanto você!

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Nossa, que resenha incrível. Fiquei chocada em como o livro parece ser incrível e já fiquei louca para ler. A Moira parece ser uma personagem forte, que eu particularmente adoro. Sem contar que a capa está impecável e estou namorando ela desde que vi no post no facebook da escritora.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  8. Meniiiiiiiiiiiiiina, eu sou a favor de todo mundo ler Denise Flaibam! E agora que você descobriu (ou redescobriu) esse talento, sugiro que leia os livros da série, mesmo agonizando na espera dos próximos como eu!
    Eu estava doidinha pra ler outra resenha desse livro, seu resumo e os comentários me fizeram entrar nessa aventura de novo. Mas, o meu interesse estava mais na sua opinião sobre o final. Realmente, foi inesperado, ousado, digno e ainda me entorpece quando penso nele HAHAAH.
    Adorei sua resenha, espero ver, em breve, dos outros livros da Denise.
    Beijocas, Mari

    ResponderExcluir
  9. Olá. Primeiro: Essa capa tá beeem legal. Acho que pegaria o livro de cara só por ela. E bom, depois da capa o que mais me chamou atenção foi saber que é volume único.
    É muito difícil uma protagonista acabar agradando tanto durante a leitura e fico contente que Moira consegue ser a exceção para essa regra chata. Stark também é outro personagem que eu provavelmente iria gostar, com todo esse jeito de anti-herói. Geralmente esses são os que mais me conquistam em livros assim (só não curti o nome dele em si, mas isso não é um fator tão relevante).
    Sobre o romance é bem chato quando acontece dessa forma, acho que ficaria com raiva dele mas pelo menos não sendo algo meloso durante todo o livro já fica mais fácil ir aguentando e quem sabe se apegando os casal.
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  10. Sam! Posso te chamar assim? hahaha
    Que livro é esse menina? Eu amoooo histórias com piratas, mas li poucas obras com eles, então quando iniciei a leitura da sua resenha fiquei MUITO empolgada pela obra. E o melhor é saber que é uma leitura maravilhosa. Gostei de saber como a autora retrata os piratas como humanos que erram e acertam. E também curti saber que o romance não é o principal, pois confesso que fiquei mais interessada na história dos personagens mesmo. Sua resenha está maravilhosa! Não conhecia essa obra, apenas a série da autora, e fiquei encantada pela trama. Com certeza irei ler assim que tiver oportunidade. E que capa linda?!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não me recordo de nenhum livro que retrate o mundo dos piratas, então só por isso já gostei e achei mega interessante e criativo!
    E ser surpreendido durante a leitura é muito bom, pelo jeito foi o que aconteceu contigo. Vou colocar esse livro na minha lista de desejados já haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Sâmella!
    Adorei a resenha! É difícil ver livros de piratas por aí, principalmente nacionais, até hoje só li um de contos e queria mesmo mais histórias com esse tipo de personagem. ME arrependo de não ter comprado esse livro quando tive oportunidade, lendo sua opinião tenho certeza que eu ia gostar.
    Gostei de saber que o romance não toma todo o foco da trama, nem teria cabimento mesmo. Ter otriângulo amoroso me entristece um pouco porque acho que não seria necessário, é uma coisa que eu vejo os autores jogando muito no meio da história, ainda mais numa aventura, sem motivo. MAs da pra relevar né.
    A capa desse livro é muito linda! Com certeza vou tentar ler.

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Que resenhão lindo, Sammy! Arrasou!
    Da autora eu só conhecia Os Segredos de Warthia, que meu noivo comprou mas ainda não lemos. Vejo que a escrita da Denise é muito bem comentada e que a história faz sucesso, mas tá faltando tempo pra pegar e ler (no caso dele).
    Achei a sinopse de Rubi de Sangue muito bacana, consegue fazer com que o leitor se sinta instigado a ler o livro (o que eu acho louvável, pq tem sinopses que muitas vezes não conseguem passar nada a respeito dele).
    Achei bacana o desenvolvimento da trama e, o fato do romance não ter sido o foco da história, parece ter vindo bem a calhar já que a trama é toda bem intensa e muitas vezes romance só faz com que se perca o foco do principal. Outro ponto que me chamou bastante atenção foi a construção dos personagens. Não suporto quando os personagens são fracos e cheios de mimimi, fico contando as páginas pra terminar logo a leitura. rs
    Gostei bastante da resenha, por tudo que li acho que é um livro que me agradaria bastante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Sammy, tudo bem?

    Nossa, que resenha... uau!! Super completa e cheia de emoção. Parece ter sido um livro muito intenso e que significou muito para você. Parece ser uma história bem construída, e até gostaria de ler pela visão dos piratas retratados. Não gosto muito de triângulo amoroso, mas pelo que você disse, esse foi tão bem desenvolvido, que conseguimos entender os dois lados. Gosto de protagonistas fortes também.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Achei esse livro incrível!
    A começar pela capa, que por si só já estava ganhando meu coração quando comecei a ver a resenha. E depois essa sinopse e resenha, deus, que livro é esse :O
    Adoro livros de piratas, mas todos que já li o pirata ou a pessoa que se aventurava nos mares era um homem, e o fato de ser uma mulher que não é nada parecida com uma pirata já me deixou super empolgada, pois ela tem que ser muito corajosa para sair dessa sua vida monótoma e se aventurar em busca desse misterioso relicário.
    Com certeza o livro entrou pra minha lista de desejados, espero poder ler.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...