Título: As You Wish;
Autor(a): Jackson Pearce;
Editora: HarperCollins Publishers;
Número de Páginas: 304;
Ano de Lançamento: 2009.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Desde que o namorado de Viola terminou com ela, a garota passa os dias desejando silenciosamente que alguém possa amá-la novamente e, mais importante, pertencer a algum lugar no colégio, até que um dia, inadvertidamente, ela acaba deparando-se com um gênio, que permanecerá até que ela faça seus três desejos. Porém, enquanto Jinn está ansioso para retornar para sua casa, Viola está hesitante quanto aos seus desejos, com medo de não desejar aquilo que realmente a fará feliz. À medida que eles passam o tempo juntos, a linha tênue entre mestre e servo começa a ceder, e logo Jinn não poderá negar que apaixonara-se por Viola. Mas apenas quando o primeiro desejo for feito é que Viola se dará conta de que está apaixonada por Jinn também... e logo que os outros dois desejos forem feitos, ele desaparecerá de sua vida - e de seu mundo - para sempre. 
Obs: sinopse traduzida e adaptada por mim para esta resenha.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião: 

A vida de Viola estava ótima até que, Lawrence, seu então namorado, terminou com ela após revelar-lhe ser gay, e, agora, devastada, tudo o que resta à adolescente de 17 anos é ansiar pelo dia em que alguém irá amá-la novamente. Contrariando suas expectativas, o que ela recebe é a visita inesperada de um gênio pronto para atender três desejos seus, mas uma vez que ela não tem certeza do que pedir, com medo de não desejar algo que a fará feliz como ela quer estar, o tempo vai passando, e a anterior ansiedade de Jinn em retornar ao seu mundo vai se diluindo à medida que ele depara-se estar apaixonado por ela. Ela só perceberá que também nutre sentimentos pelo rapaz, porém, quando estiver a dois desejos de que ele desapareça definitivamente de sua vida.

Embarcando em mais uma leitura em Inglês, no livro de Jackson Pearce temos uma narrativa descontraída e bem humorada que mistura o contemporâneo e o sobrenatural, apresentando ao leitor personagens cativantes e um enredo gostoso de acompanhar. Pegando a deixa dos romances proibidos, nos deparamos com o romance inusitado de um gênio e uma mortal, cuja única ligação se resume a uma linha tênue de três desejos, mas que também permeia o universo estudantil como um todo, bem como as amizades decorridas nele.

“- Well, it’s just that it’s impossible to be a broken or a whole person. You can only be a person. You can only exist, you can only belong to yourself, and you can only be responsible for your own happiness or belonging or whatever. That broken-part-piece-whole thing is just a trick of the mortal mind. Three wishes won’t make you feel any more whole than you already do. At least not for long.”
- Páginas 53/54 -

A leitura é dividida entre os pontos de vista de Viola e de Jinn, e vamos conhecendo melhor, aos poucos, as realidades, pensamentos e sentimentos de cada um dos personagens. Viola, a nossa então protagonista, é uma adolescente como outra qualquer, que desde o término do namoro anda na esperança de que alguém a ame de novo, e desde então tem andado às reclusas no colégio onde ela acredita não pertencer, por mais que Lawrence, que se mantém como seu melhor amigo, tente ajudá-la. À princípio, eu a achei uma personagem bem irritante, sempre insistindo de que ela precisava encontrar o seu verdadeiro amor e se encaixar no colégio para só então ser feliz de verdade, e seu aparente desânimo e pessimismo em alguns momentos me tirou do sério. Ela não agia, apenas esperava acontecer, mas felizmente isso mudou um pouco após a chegada do Jinn, que logo ao perceber que não retornará tão rapidamente para seu mundo e que ela lhe dá total liberdade para uma interação menos formal - de mestre para servo, tipo isso -, não hesita em dizer algumas verdades para a garota que pensa que sua felicidade, apesar de tudo, é inalcançável e limitada.

“I don’t care anymore. It’s worth it. Even if she never speaks to me again because of the press, she’s worth it. She makes me a person, not just a wish granter. I never realized how unfulfilling life as a wish granter was until I had something more. Till I had the piece I don’t know I was missing.”
- Páginas 188/189 -

Dessa forma, Jinn acabou por ser o personagem mais cativante do livro, apesar de também ser um pouco cabeça-dura no início, mas à medida que ele vai conhecendo a Viola e desvendando seus pensamentos e opiniões, eles passam a ter uma relação visivelmente mais sólida. Porém, como eu disse, ele é um pouco cabeçudo às vezes, e isso bastou para, em um momento de irritação entre ambos, ele pedisse à outro gênio para pressioná-la de forma a ter os outros dois desejos restantes feitos para que ele pudesse retornar para sua casa. É aí que o verdadeiro problema começa, pois nessas pressões, os gênios podem causar qualquer tipo de situação para levar os humanos a fazerem seus pedidos - inclusive arrasar a vida de pessoas com quem ele se importa e criando ilusões desesperadoras de romance, e é quando veremos os novos sentimentos do casal serem postos à realidade e à prova.

As You Wish foi uma leitura leve e gostosa de se fazer, permeando entre o sobrenatural e o contemporâneo, e criando uma atmosfera interessante com personagens satisfatórios e, outros, mesmo, cativantes. É uma daquelas leituras despretensiosas para se curtir após os grandes dramas literários, que envolve o leitor na medida certa, e que possui um desfecho satisfatório, apesar de um tanto curto. Com um nível de Inglês fácil de ser acompanhado, é mais uma leitura no idioma que eu certamente recomendo.

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

Deixe um comentário

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...