Título: Aliança;
Série: A Noite em que as Estrelas Caíram, vol. 2;
Autor(a): Vanessa Bosso;
Editora: (Publicação Independente);
Número de Páginas: 210;
Ano de Lançamento: 2013.
Livro no Skoob
Veja também: Invasão [A Noite em que as Estrelas Caíram #1]


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Devido aos últimos eventos, Alena foi obrigada a fugir da Terra no exato instante em que os Reptilianos invadiram o planeta. O futuro da raça humana está agora nas mãos dos desertores. Será que conseguirão uma aliança com a Federação Galáctica?


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:
Aviso: pode conter spoilers desse e do livro anterior!

Vocês devem lembrar de uma resenha feita em Junho sobre Invasão, primeiro livro da trilogia de ficção científica de Vanessa Bosso, A Noite em que as Estrelas Caíram. Devem lembrar, também, que eu quase surtei de tanta surpresa e impacto que o livro me causou em sua leitura, mas eu certamente não estava preparada para todas as fortíssimas emoções decorridas em Aliança, segundo livro da trilogia. Muitas surpresas me abalaram por completo nesse livro, e eu mal pude esperar para ler o desfecho. Nesse caso, aconselho a quem não leu ainda a trilogia e/ou não quer saber spoilers, que leia apenas a resenha do primeiro, cujo link está no Veja também logo na tabela de informações do livro no começo do post. Caso não tenha lido nenhum e mesmo assim queira persistir a ler esta resenha, é por sua conta e risco.

Depois dos iniciais mistérios desvendados e sua sequente fuga da Terra ainda no primeiro livro, dessa vez nos deparamos com Alena e Alex tentando escapar de uma perseguição por parte dos Reptilianos, que acabaram de invadir a Terra e não medem esforços para eliminar qualquer ser humano que encontrem. Eles logo são resgatados pela defesa do qual Alex faz parte, e Alena embarca em uma verdadeira jornada rumo ao desvendar dos mistérios que surgem a cada minuto. Milhões de dúvidas permeiam sua mente, mas nenhuma é tão forte quanto descobrir o que ela realmente é. E ao passo em que ela descobre do que é capaz, a guerra que acontece na Terra cresce a ponto de precisar da intervenção da Federação Galáctica. Mas eles vão aceitar ajudá-los ou o destino do planeta Terra ficará nas mãos de Alena e sua nova equipe?

Nessa sequência, Vanessa Bosso continua ágil e sagaz, com uma narrativa bem construída e um desenvolvimento fluido e dotado de adrenalina, do qual não se quer parar a leitura por nenhum instante. Se já tínhamos uma imagem clara e imbatível de uma protagonista que não mede esforços para lutar por aquilo que acredita e por aqueles que amam, depois dessa leitura, minha admiração pela personagem só aumentou, tamanha foram as descobertas impactantes que ela fez, mas sem perder a compostura diante dos desafios da Federação Galáctica.

“— Como está lidando com tudo isso? – Alexander rompe o silêncio, ajoelhando-se à minha frente. — Não são revelações fáceis de assimilar.
— Como você está lidando? – jogo a pergunta de volta.
— Não posso pensar nisso agora, tenho outras prioridades.
— Faço da sua resposta a minha.”

Diferentemente da maioria das continuações, porém, ela é a única personagem do primeiro livro que se mantém presente na sequência, e sendo assim, somos apresentados a toda uma gama de personagens novos mas não menos incríveis e bem desenvolvidos. Alex, claro, empatou com Thomas, para o desespero e confusão da protagonista, que se vê obrigada a escolher um dos dois, muito embora Alex também seja, por si só, um grande braço direito para ela, como amigo. Por ter sido o ex-namorado de adolescência de Alena, Alex conhece muito sobre sua personalidade e isso certamente ajuda a envolvê-los em uma relação cada vez mais sincera e real, fazendo-nos criar afeição pelo casal, apesar da situação que estão vivendo - e que, claramente, não convém romances.

Outros personagens, como já disse, vão surgindo ao longo do enredo, mas sobre eles não quero comentar à respeito para manter o mistério; cada qual, a seu modo, influi muito no desenrolar do enredo, e acredito que encará-los primeiramente durante a própria leitura será melhor, mais surpreendente. Mas se bem que, sobre o quesito surpresa, esse livro inteiro é uma verdadeira caixinha de surpresas. Perguntas que surgiram no primeiro livro são respondidas agora, de uma forma que o leitor simplesmente não imagina de todo, e é pego no impacto da leitura. Nossa protagonista que o diga, então. Alena sofreu muito nesse livro, tanto física como psicologicamente, mas é nesses momentos que a aplaudimos de pé por não deixar-se abalar por completo quando há problemas maiores ao seu redor. Claro, ela vai se abalar em algumas situações, mas ela não perde a postura diante dos desafios. Encara todos eles de frente, a ponto de deixar o Alex em tempo de pirar de preocupação com ela.

No mais, só posso concluir que essa foi mais uma leitura simplesmente genial, de Vanessa Bosso, e eu mal posso esperar para ler a sequência e saber como tudo vai acabar. Porque, fala sério, o que aconteceu nesse livro não foi pouco; apesar de ter um pouco menos páginas que o primeiro livro, ainda assim, ele se mantém completo, sem tirar nem por. A ação continua predominando fortemente, porém... algumas fortes emoções aparecem no decorrer da leitura e, mais uma vez, a autora está de parabéns por criar e desenvolver um enredo tão intrínseco e ágil, sem perder o ritmo em nenhum momento. Para os admiradores da boa e velha ficção científica, eu totalmente recomendo essa leitura, e mesmo para quem não curte o gênero, experimente dar uma chance à trilogia de Vanessa Bosso, garanto que você não vai sair de mãos abanando.

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

Deixe um comentário

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...