Pela quantidade e formatação da coluna Leiturinhas de Kindle, acho que não é novidade o fato de eu ser apaixonada por contos, principalmente - como não podia deixar de ser - os românticos, e dessa vez, venho apresentar-lhes uma resenha mais particular sobre uma antologia de contos que eu li esse ano. Como o total é de 15 contos, para não ficar muito cansativo, irei dividir essa postagem em duas, e a parte dois deverá sair na próxima semana. Como o próprio título do post já diz, tratam-se de contos de amor, e vocês podem conferir os primeiros deles logo a seguir.

Em Contos de Amor
Org. por Mila Wander
Disponível na Amazon


A antologia se dedica a contagem de histórias de amor, nascido em encontros, previsíveis e imprevisíveis, desde os mais dolorosos até os mais agraciados com a felicidade, em contos onde o amor é pregado juntamente com a superação das fases difíceis da vida, pela perspectiva de 15 escritores tão distintos, mas tão apaixonados. 

Conto 1 - Amor e Vinho, por Mirella Ferraz
 Iniciando a antologia, Amor e Vinho é um conto simples mas ao mesmo tempo intenso e marcante. A personagem principal é uma garota pura e doce que sofreu muito na vida e atualmente encontra-se em um pensionato, tendo seu amor pela dança e a música como seu único motivo para continuar a viver e a ter esperanças de uma vida melhor. É um conto não muito extenso, mas marcante pelos elementos sobrenaturais e por vezes mitológicos colocados por Mirella Ferraz no decorrer da trama, e apesar de não ter me convencido de imediato com seu romance, ainda assim foi muito válido. Além disso, trata-se de uma narrativa fluída e muito bem escrita, o que coopera com o bom desenvolvimento da leitura.

Conto 2 - Fazer Isso Durar Para Sempre, por Bruna Lobato
 Já o conto de Bruna Lobato é dotado de algumas características que, particularmente, me atraem de imediato, como o fato da protagonista, já adulta, estar de volta à fazenda onde vivera na infância, com os avós, e acabar por encontrar-se com um dos garotos com quem brincava, agora já crescido. É um conto nostálgico e de escrita simples e fluída, centralizando os dilemas encontrados pela protagonista ao retornar à fazenda. Teria sido uma leitura ainda melhor se, porém, a protagonista não tivesse me passado uma imagem tão infantil; ela faz birra às vezes, discute e encuca com coisas desnecessárias e é um tanto exagerada. O romance em si se seguiu bem, mas ainda senti falta de um sentimento maior, tendo em vista que ele ocorreu um tanto rápido demais. Mas, no geral, foi uma boa leitura também.

Conto 3 - Do Amor Não se Sabe, por Fernanda Belém
 O conto de Fernanda Belém, por sua vez, foi uma leitura interessante e intrigante. Tomando a deixa de um ‘amor proibido’, temos uma protagonista doce e meiga cujo namorado é descrito por algumas pessoas como seu oposto, e acaba por encontrar em um colega de faculdade, o seu igual. Adriana e Thiago logo começam uma amizade que aos poucos se transforma em amor, mas o impasse surge pelo namoro da garota. À princípio, pensei estar de frente com mais uma leitura clichê de amor, e mais ou menos já pensava como podia terminar, mas Fernanda surpreendeu e finalizou o conto de uma forma totalmente diferente, mas não menos bem-vinda e satisfatória. Além disso, a narrativa em terceira pessoa se segue fluida e bem escrita, permitindo-nos conhecer os sentimentos e opiniões de Thiago e Adriana de forma recorrente, deixando o leitor a par de toda a situação. Foi uma leitura rápida e gostosa, que, em seus clichês, soube inovar e se destacar de uma forma singular na antologia

Conto 4 - Dia dos Namorados, por Ligia Miraglia
O conto de Ligia Miraglia, porém, transcorreu um pouco atravessado. Nele, acompanhamos uma personagem que encontra-se solteira em pleno Dia dos Namorados, e isso é motivo suficiente para ela se achar no direito de odiar a data simplesmente por isso. Dessa forma, demorei a simpatizar com ela, e mesmo quando isso aconteceu, durou pouco. Em muitos momentos Belinda foi uma personagem irritante e descaradamente carente, e isso só não foi mais irritante do que o “instalove” na trama. Amor instantâneo, em outras palavras. Não sei quanto à vocês, mas eu, honestamente, não suporto acompanhar declarações eternas de amor e todo aquele clima de romance no ar quando os personagens se conhecem há menos de dois dias! É demais para mim. Dessa forma, o romance me soou forçado, não me convenceu, e acabou não sendo uma leitura muito satisfatória. Infelizmente, não me cativou como eu esperava.

Conto 5 - "Face a Face" Com o Amor, por César Costa
 O conto de César Costa, por sua vez, começou de forma duvidosa e concluiu-se numa verdadeira e prazerosa surpresa. Logo que o conto começa, nos deparamos com uma cena de rompimento de namoro, por parte da garota, com o então ex-namorado implorando para tê-la de volta. Ela recusa e vai embora, e passados alguns dias de pura esperança dele de que ela volte atrás com sua decisão, ele acaba por falar com ela à força e a verdade é que o ‘final feliz’ realmente terminou antes do que ele previra. Desolado, abalado, decepcionado, desiludido e totalmente fora de si, ele resolve tomar uma atitude após encarar a realidade, e... cara, como eu queria dar um soco, uma chacoalhada, uma tapa, uns bons gritos no ouvido dele diante da loucura que ele ia fazer. Isso foi uma das coisas que mais me intrigou no conto e eu fiquei a ponto de gritar com o autor pelo personagem estar fazendo aquilo, mas então surge um inconveniente e, bem... Ok, César Costa, você está de parabéns, realmente. Eu não esperava nunca por aquilo e, por mais que tenha sido um pouco repentino, foi bem explicado e foi uma saída maravilhosa. Além disso, a narrativa em primeira pessoa a todo momento se segue fluída e não dá vontade de parar até terminar de ler. Um conto bem escrito e simplesmente viciante! 

Conto 6 - Amor e Seus Devaneios, por Mallerey Cálgara
 Já no conto de Mallerey Cálgara, acompanhamos o amor por uma outra visão e forma. Com uma narrativa suave e fluída, muito bem escrita, ela nos apresenta o jovem Túlio, que durante toda sua vida sentiu-se diferente dos outros e após anos frustrados fingindo ser quem ele não era, atualmente encontra-se no ápice de sua solidão e da amargura, vendo como sua única alternativa de fuga a saída mais difícil de todas. É um conto sensível e, apesar de ter o amor como enfoque, também nos apresenta um pouco da realidade geral de muitas pessoas quanto ao preconceito, a aceitação de si próprio e dos demais, e, inclusive, sobre os momentos em que preferimos tomar caminhos conturbados por simplesmente não termos confiança em nós mesmos para encarar uma luta por aquilo que queremos, e, no fim das contas, temos um conto que vai além do que fora proposto.

Conto 7 - Canção de Ninar, por Vanessa de Cássia
 O conto de Vanessa de Cassia, por sua vez, nos contempla com a retratação de um amor doce, puro e sincero, entre Phillip, de dezessete, e Isa, no auge dos seus quatorze anos. Ao passo que eles começam uma amizade na escola, seus sentimentos, principalmente os do rapaz, crescem e eles se veem unidos por este belo sentimento. Entre altos e baixos numa relação que encanta e emociona, Vanessa explora o lado sentimental dos personagens, e constrói um protagonista íntegro, sincero e completamente apaixonado. É uma abordagem leve do primeiro amor – de Isa, nesse caso -, com um desfecho inesperado, que deixa um aperto no peito, mas um sorriso emocionado pairando nos lábios. 

E esses são os primeiros sete contos. Desculpem se, ainda assim, as mini-opiniões ficaram muito grandes, mas gente que não sabe ser concisa é assim mesmo, rs. Na próxima semana teremos os outros oito contos restantes. 
Mas e aí, o que acharam dos contos? Interessados na antologia, ou, mesmo, já leram? Se sim, o que acharam? Deixem nos comentários ;)

Beijos,
Sâmmy

Um Comentário

  1. "Amor e Vinho" parece ser muito legal, elementos sobrenaturais sempre deixam as narrativas mais interessantes! "O conto "Fazer Isso Durar Para Sempre" parece ser tão bom <3 também amo esses reencontros nostálgicos! "Do Amor Não se Sabe" também parece ser legal, eu curto muito clichês que tem um toque inovador. Sim, é realmente muito irritante essas declarações de amor eterno entre um casal que se conhece há dois dias, esses romances instantâneos me irritam MUITO (lembrei da Piera e do cara que eu nunca lembro o nome do livro "Claro que te amo" agora, eca). Os contos 5, 6 e 7 também parecem ser legais.
    As mini-opiniões não ficaram grandes coisa nenhuma! E, sim, eu me interessei na antologia, com certeza <3
    Beijoooooooooooos!

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...