Título: Discovery Earth II;
Subtítulo: A Missão do Passado;
Autor(a): Marcia Reis MacEvan;
Editora: Nelpa;
Número de Páginas: 76;
Ano de Lançamento: 2013.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Cem anos após o fracasso da missão da nave Discovery I, a Terra se encontra em total devastação ambiental. Sem esperanças para um futuro na Terra, os governos dos poucos países que restaram investem todas as suas apostas numa nova tentativa de exploração e adequação de um outro planeta para a espécie humana. Entre os tripulantes desta missão estão quatro jovens amigos com histórias de vida cheias de tragédias e perdas. A atual missão representa para eles a chance de superar e recomeçar a vida com sonhos, alegrias e família.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Minha Opinião: 

A Terra estava devastada. Doenças e poluição pairavam sobre o planeta que um dia fora o lar dos seres humanos, mas que jaz, então, inadequado à vida. A esperança daqueles que sobreviveram às tragédias naturais do planeta concentraram toda a sua esperança na nave Discovery I em busca de um novo lar para morar, mas que, porém, veio a desaparecer no espaço. Cem anos depois, um novo investimento é feito para a construção de uma nova nave, a denominada Discovery II, que, dessa vez, se vê não apenas no intuito de procurar um novo planeta para habitação, como também descobrir o que acontecera com a primeira nave. Anne, Rick, Ricy e Christian são alguns dos tripulantes da nova nave e, entre trabalhos e encontros, compartilham de uma amizade cujos sentimentos de perda e esperança estão em igual tamanho entre si, e veem na Discovery II sua chance de uma vida nova. Eles só não sabem que alguns detalhes foram encobertos nessa história, e eles precisam descobri-los antes que a ambição de alguns leve os outros à perder...

Antes de mais nada nada, gostaria de ressaltar que, acima de tudo, não tenho preconceito ou preferência alguma por número de páginas específico em livros. Histórias curtas e longas são totalmente bem-vindas a minha estante; já vi muitos autores que conseguiram desenvolver ótimas tramas em poucas páginas, da mesma forma que já vi alguns poucos que exageraram na quantidade de informações e desenvoltura da história e ela ficou maçante. No caso específico de Discovery Earth II, Marcia Reis MacEvan nos conduz entre uma narrativa rápida e fluída no meio de uma trama que, ao meu ver, tinha bastante potencial, mas que não foi de toda desenvolvida. Em muitos momentos, senti que a autora se limitava muito na escrita e deixou de elaborar e desenvolver ainda mais a trama, dessa forma, fazendo-a assumir uma narrativa acelerada que não dava tempo para digerir cada dose de informação dada em alguns parágrafos. No que a autora desenvolveu para a ficção do livro, eventos e consequências, eu realmente acho que uma grande história poderia ter surgido, mas acabou ficando tudo um pouco resumido e corrido, e não consegui degustá-la com muita convicção.

“Eles voltaram aos projetos, no entanto, seus corações e esperanças ainda estavam volvidos para aquela janela que exibia o passado e o presente e guardava o futuro numa caixinha de surpresa.”
- Página 11

Não me entendam mal, não é um livro ruim, longe disso; afinal, estamos falando sobre uma história que se passa no espaço, e a autora realmente cumpriu esse aspecto no livro, com maestria. E, eu sei, histórias curtas normalmente devem ser ágeis, pelo seu próprio número de páginas e tal, mas essa, como já disse, tinha muito potencial. E, uma vez que a leitura se seguiu muito acelerada, não consegui me conectar aos personagens. Seus medos e anseios eram reais, suas realidades e histórias também, mas só sei que não consegui me envolver ou mesmo simpatizar muito com eles em si; alguns deles me soaram um pouco automáticos e vagos em alguns momentos, apesar de suas histórias interiores. Também compreendo que a trama naturalmente iria abordar e refletir bastante sobre o tema da devastação do planeta e a falta de consciência no ser humano em suas ações, mas, em alguns momentos, isso foi tão repetitivo que se tornou maçante, principalmente por parte de Anne. Como uma das personagens principais, sinto dizer, mas ela me irritou profundamente. No início sua melancolia e desesperanças eram tão grandes que me tiravam do sério. Pode ser um simples desentendimento meu com a sua personalidade, mas não gostei dela.

No mais, Discovery Earth II - A Missão do Passado, é uma leitura totalmente válida, que apesar dos contratempos, ainda assim foi prazerosa. A linha traçada do início ao fim foi clara, mas o final, sem sombra de dúvidas, foi uma das partes que mais me surpreendeu e me cativou, pois, ouso dizer, foi um desfecho um tanto quanto diferente do habitual das histórias de ficção científica - até onde conheço sobre elas, pelo menos - mas totalmente coerente e satisfatório para a o desfecho da história. Os segredos por trás das Discoverys são atrativos tão fortes para a leitura da história, e, admito, foi um dos pontos que mais me despertaram interesse na leitura. A autora tem uma escrita calma mas determinada, apesar de singela. No fim das contas, uma ótima pedida para os admiradores da ficção científica!

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

Deixe um comentário

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...