Título: Simplesmente Ana;
Autor(a): Marina Carvalho;
Editora: Novo Conceito;
Número de Páginas: 304;
Ano de Publicação: 2013.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha… Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex. Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro. A não ser… A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam. Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Ana viveu sua vida inteira ao lado da mãe, acreditando ter sido abandonada pelo seu pai, e desde então nunca procurou saber por onde andava o indivíduo. Porém, em um dia qualquer, ao acessar sua página no facebook, ela depara-se com uma mensagem deixada por seu suposto pai biológico. E o que começa como uma eventualidade, acaba se transformando num confuso e inacreditável conto de fadas. Andrej Markov, então pai de Ana, não só é um europeu muito chique como, principalmente, rei de um pequeno e belo país chamado Krósvia. E ele quer que ela embarque com ele numa viagem de seis meses para conhecer o país de onde viera sua linhagem paterna, e criar uma relação estável de pai e filha. Aos 20 anos, estudando Direito, a moça já estava desacreditada de encontrar-se com seu pai biológico, mas, por insistência e bom senso, ela acaba aceitando a proposta dele, e logo estão pousando em solo krosviano. Mas ser a princesa da história não será assim tão fácil, afinal. Alexander, enteado de seu pai em um casamento anterior, não está nada confiante nessa história e entre alfinetadas e olhares, Ana terá de suportar a presença desse ser petulante, tendo de arcar, logo mais, com o fato de virar o foco das notícias. E, no fim das contas, talvez os contos de fadas não sejam tão simples como parecem...

“Vestidos justos, corpo perfeito, rosto de anjo, nada disso tem significado quanto o caráter é uma porcaria.”
- Página 141

Com essa premissa, algumas pessoas assemelharam Simplesmente Ana com um dos maiores sucessos de Meg Cabot, O Diário da Princesa, que conta a história de uma adolescente que descobre ser filha de um rei e tem de se adaptar com tal descoberta. Mas não se engane: temos fortíssimas diferenças a serem observadas entre ambos os livros, e cada qual sabe brilhar de forma distinta. Mais precisamente, com uma narrativa cheia de descontração e fluidez, Marina Carvalho nos conduz a um enredo naturalmente clichê, que, dessa vez, acaba por ganhar seu brilho próprio ao mesclar o toque de conto de fadas com a essência da realidade, onde a protagonista é dona de seu nariz e, apesar dos ares sonhadores e românticos, mantém sempre o pé no chão, e onde o mocinho é real, em defeitos e qualidades, romantismo e idiotice - por assim dizer, rsrs - mais um toque mais do que bem-vindo de muito bom humor. Essa foi, definitivamente, uma fórmula sem igual para desenvolver um conto de fadas de forma cativante e atraente, e o livro é simplesmente encantador de todas as formas!

“Estar apaixonada não é sinônimo de ser otária. Duas coisas que não faria de jeito nenhum: mendigar a atenção de Alexander e bater de frente com Nome de Cachorro. Eu podia sofrer, podia chorar rios de lágrimas, mas não daria esse gostinho a nenhum deles. Alex e Laika que se aguentassem.”
- Página 160

Ana Markov é estudante de Direito e uma sonhadora por natureza, além de romântica, e acredita, inicialmente, que Arthur, um de seus colegas e um 'quase-namorado', possa ser seu príncipe encantado. Mas ela começa a repensar esse conceito quando, durante a viagem proposta por seu pai, ela conhece Alexander, o enteado de Andrej que desde o início tem um pé atrás à respeito da moça, e juntos eles se alfinetam com frequência; um simplesmente acredita não suportar o outro mas acabam tendo de conviver entre si, pelas circunstâncias. Só que, aos poucos, sem se dar conta, o que antes eles achavam ser "indiferença" se transforma em "amor", e as coisas se complicam cada vez mais. Acontece que Alex, no fim das contas, já tinha uma namorada, Laika - "carinhosa" e propositalmente apelidada por Ana como Nome de Cachorro, mas apenas para si mesma - que é o 'pé no saco' em pessoa. Tida como insuportável por praticamente todos os que convivem com Ana e Alex, ela sabe ser inconveniente quando quer, mas, porém, não tem a menor seriedade para se mostrar intimidante para garota alguma. E Ana sabe disso. Tanto é que, um dos meus pontos preferidos do livro, por sinal, foi ver a protagonista encarando-a de frente, sem medo, por mais que bem mais civilizada, e não fugir com medo como uma garotinha assustada, como já vi muitas outras protagonistas anteriores à ela fazerem em situações parecidas.

“- Sempre ouvi dizer que saudade é uma palavra exclusiva da língua portuguesa. Quando dizemos que estamos com saudade, significa que sentimos uma falta tão imensa de alguém que a dor queima no peito. É como se a alma ficasse meio perdida sem a proximidade das pessoas de quem temos saudade.”
- Página 200

Porque, na realidade, Marina Carvalho empregou personalidades fortes a seus personagens. Ana, por exemplo, é uma garota romântica e sonhadora, mas que ainda mantém o pé no chão; ela reconhece até onde pode/deve agir, e em que ponto parar, e não se permite receber ordens alheias de pessoas - vide, Laika - que não tem a menor importância para a vida dela. E que seja o fato de que ela esteja apaixonada pelo Alex! Mesmo com tais sentimentos pelo rapaz, ela também não se permite agir como uma boba apaixonada, babando no chão em que ele pisa e suspirando de longe. Ela consegue ser autêntica, e eu gostei muito disso nela. Alex, por sua vez, é o típico mocinho que, porém, apesar de ser encantador e incrivelmente atraente e meio romântico, se mostra um ser humano comum capaz de cometer muitas burradas na vida - o simples fato de ele ter se permitido namorar uma garota como a Laika já é uma uma burrada e tanto, à propósito - e por isso acabei entoando um 'ar de indiferença' para ele em alguns momentos que a Ana deu gelo à ele, afinal, convenhamos, ele bem mereceu. Só a Nome de Cachorro mesmo, no fim das contas, acabou sendo a personagem genérica da história, bem do tipo 'estraga-prazeres-que-tenta-intimidar-a-protagonista-mas-que-se-perde-por-causa-de-sua-personalidade-falsa-e-mimada' de sempre, mas cumpriu bem o seu papel, de qualquer forma.

“Pena que não soube reconhecê-lo no momento certo. Mas agora tudo está claro. Meu caminho é você.”
- Página 280 -

Simplesmente Ana acabou por ser, no final das contas, um dos melhores romances-contos-de-fadas que já li na minha vida! Marina Carvalho equilibrou a história entre o clichê e o inovador, seja no próprio enredo ou entre os personagens, que foram excelentes, para todos os efeitos! Este é, sem dúvida, um romance destaque para a literatura nacional, que recebe de autoras como a Marina histórias mais atraentes ao público, que sabem cativar, de verdade, leitores em busca de novas histórias, novos personagens, novos autores. Desejo muito sucesso para a autora e seus próximos livros, ela merece! E, só caso você ainda esteja parado diante desta tela, lendo isso agora: o que você está esperando? Aproveita que tem continuação vindo por aí! ^_^

10 Comentários

  1. Ai, que resenha fofa. Até perdi o fôlego aqui. *---*
    Beijos,
    Marina Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O próprio livro é fofo, né, Mari *----* Fico feliz que tenha gostado!
      Beijos!

      Excluir
  2. Não conhecia o livro, parece muito interessante
    Cat girl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é realmente ótimo, vale muito a pena conferir, Beatriz ;)

      Excluir
  3. Adorei essa resenha, e me deixou mais interessada ainda por este livro.
    Parece ser incrível, vou ser se compro um dia desses *---*

    Já segui seu blog, se gostar do meu, me segue também? | www.quirky-tree.com | ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te deixou mais interessada no livro, Juliana! ^_^
      É uma leitura realmente agradável, na verdade, sensacional, rs. Espero que você possa lê-lo em breve, é mesmo ótimo!
      Ah, obrigada, flor! Adorei o design do seu blog, muito lindo! *---*
      Beijos...

      Excluir
  4. Oi Sammy!
    Tava respondendo agora o seu comentário na minha resenha quando me deparei com sua resenha aqui, e achei incrível você ter ressaltado a autenticidade da obra, o que é uma realidade tangente.
    Excelente resenha.
    Beijos e até mais,
    Ana.
    www.umlivroenadamais.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Haha, coincidência, hein? Mas fico feliz que tenha achado minha resenha excelente, rs <3 Achei importante ressaltar o lado autêntico de Simplesmente Ana, afinal, é, não? ^_^ Sem dúvidas uma obra bem inovadora em diversos aspectos contemporâneos.
      Muitos beijos!

      Excluir
  5. Apenas uma palavra: UAU!
    Eu acho que você já sabe que "romance" não é a minha praia, mas eu posso simplesmente ignorar essa minha regrinha, e abri uma exceção para este livro.
    Me perdoa por não ter comentado no seu blog, mas a internet está uma bosta.
    Agora é que ela está voltando ao normal.
    Mesmo assim, gostei da resenha!
    P.S: Tem postagem nova no blog, aguardo seus comentários!! ^~^

    Beijos,
    Cléo
    pobresnalivraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Cléo!
      É, sei disso, mas é bom que você abra uma exceçãozinha aí, Simplesmente Ana vai te conquistar, te garanto! *----*
      Ah, sem problemas, internet são assim mesmo, te entendo, hehe.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha!
      Já passo lá! ^_^
      Beijos!

      Excluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...