O Dia Mundial do Livro é uma data mais do que especial para os bookaholics - como nós -, editores, autores; o dia de comemorar a existência de algo que nos traz tanto conhecimento e nos diverte e ensina tanto para a vida, não é mesmo? Pois bem, que esse dia seja comemorado com muitas promoções literárias - bookaholics à espera - e, é claro, ótimos livros para se ter na companhia. 
Pensando nisso, resolvi fazer hoje um post com os 5 Exemplos Literários que mais me emocionaram e que são mais do que bem-vindos à vida real; afinal, o livro é um meio de aprendizagem também, seja ele um livro didático ou paradidático, sempre terá um valor significativo para a vida em si. E então, vamos conferir quais foram os exemplos de hoje?

Obs: os livros não estão em ordem de preferência. Todos têm seu brilho próprio.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

A Gente Ama, A Gente Sonha, por Fabiane Ribeiro

Quem conferiu a resenha do livro, sabe o quanto eu me emocionei, chorei e me apaixonei pela escrita de Fabiane Ribeiro. Encantadora, emocionante e tocante, foi capaz de passar altas reflexões em um livro cuja vida propriamente dita praticamente não existe; como se todos estivessem sob efeito automático numa sociedade que era o próprio apocalipse. 
Eu chorei e me emocionei profundamente com ele, principalmente com a mensagem de seguir seus sonhos e correr atrás de seus objetivos, custe o que custar, que o livro por si só já passa. Que nunca é tarde demais para fazer a diferença, desde que tal decisão seja efetiva e, aos poucos, alcançada com muita luta e determinação. Mas que, acima de tudo, nos mostra que, com fé, amor e determinação, podemos fazer qualquer coisa.

A Vida na Porta da Geladeira, por Alice Kuipers

Esse livro foi uma grande surpresa para mim. Não imaginava que fosse ser tão emocionante e que fosse me fazer refletir tanto. A resenha dele deve sair em breve aqui no blog.
A história é narrada por meio de bilhetes deixados à porta da geladeira, por mãe e filha, de uma para a outra, já que ambas praticamente não se veem durante o dia, em meio aos imprevistos. A mensagem claramente explícita com o livro é, basicamente, sobre aproveitarmos melhor nosso tempo. Claro, temos as nossas responsabilidades e deveres, mas não podemos esquecer o que realmente importa, em certas situações; nesse caso, a família, os amigos. E é possível, sim, encontrar tempo para se dedicar ao que importa; basta apenas querer e corrermos atrás disso.

Soul Love - À Noite o Céu é Perfeito, por Lynda Waterhouse

Soul Love já foi um livro que me deixou balançada. Já fiz a resenha dele aqui no blog e, como vocês puderam ver na resenha, a história é realmente realista, mas também verdadeira, em termos de ser sincera com os sentimentos e a realidade de cada um dos personagens e suas devidas situações. 
Nesse caso, o que aprendi com esse livro é que nem sempre conseguimos o que queremos. Claro, nós podemos obtê-la através da nossa determinação e coragem, mas, em alguns casos, talvez ela não devesse ser nossa mesmo; ou simplesmente não estava no tempo de ser, ainda. É relativo. Mas, não importa as circunstâncias, a esperança continua viva. E com ela, acreditamos que dias melhores virão.

Marley e Eu, por John Grogan

Claro que a história do John com seu labrador, Marley, tinha que entrar na lista! Afinal, quem diria que o cachorro mais bagunceiro, teimoso, agitado, louco e babão de todos fosse saber amar tanto quanto certos seres humanos? 
Mais uma prova de que não se deve julgar ninguém, e isso vale para os animais também. Mais do que muitos seres humanos, os animais sabem respeitar e amar os demais sem se importar com suas características, formação, etnia, religião, nem nada do gênero; afinal, ele não escolhe seu amigo pela aparência, mas, sim, pelo seu coração. Eles são capazes de ter sentimentos tanto quanto nós, seres humanos; basta apenas darmos-lhes uma chance.

Minhas Lembranças, por Juliana Ferreira

Eu sei que a resenha desse livro saiu ainda na semana passada, alguns posts atrás, mas eu precisava colocá-lo aqui. A história, apesar de simples e ligeiramente clichê, tem seus toques reflexivos que fazem da leitura uma das melhores desse ano, ou, no mínimo, desse semestre de 2013. 
Com esse livro, podemos observar claramente uma história de amor com seus próprios conflitos, formados por personagens cativantes, realistas, mas, acima de tudo, humanos. Não, não estou me referindo ao sentido literal da palavra, mas sim nos simples gestos de pensarem no próximo, amarem-se não importa a situação, e, é claro, aproveitar cada segundo da própria vida com ele sendo único. Afinal, não sabemos o dia de amanhã, e o presente deve, então, ser aproveitado da melhor forma possível, não importa o momento. 

Esses foram os exemplos literários que mais me marcaram esse ano, e que, certamente, servem imensamente para nossa própria vida. 
Mas e vocês, quais livros iriam colocar no top 5? Algum que mais lhe emocionou ou marcou quanto esses? Ou foi um desses mesmo?

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

4 Comentários

  1. Dessa lista não li nenhum. Tenho só "Marley e eu" que ganhei há muitos anos, mas depois que perdi meu labrador não terei coragem de ler.
    Beijos ;*

    http://www.euleioeuconto.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sâm! Adorei o post. Achei muito bacana sua ideia de dizer o que cada um dos livros te deixou de ensinamento. Têm coisa melhor do que a gente ler um livro e sair renovada? Quero dizer, você têm uma mensagem ou até uma frase que ficou na sua cabeça. Tive essa experiência com As Vantagens de ser Invisível! <3

    Um beijo,
    http://www.world-cutest.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Interessante o post.
    Não li nenhum da lista, mas gosto do filme "Marley e Eu". É muito bonito. Gostaria de um dia poder ler o romance que o originou!

    Um abraço, :)
    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Aii que linda essa postagem! Acredito que os livros nos passam pelos menos algum ensinamento sempre, né? ADOREII...Li Marley e eu e chorei dentro do ônibus, emocionante!
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...