Título: Toda Garota Quer;
Autor(a): Larissa Siriani;
Editora: Kindle (Publicação Independente);
Número de Páginas: 86;
Ano de Lançamento: 2009.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Dora tem 17 anos, acabou de terminar o colegial e é uma garota completamente frustrada. Depois do fim do seu relacionamento com o garoto supostamente perfeito, mais o fato de que o seu futuro parece completamente errado pra ela, tudo o que ela mais quer é recomeçar e esfriar a cabeça. Pra isso, vai parar sozinha em Ilhabela, para uma semana de sossego. Estes eram os planos. Antes, é claro, de ela conhecer Tomáz. Ele é tudo o que ela - e qualquer uma! - morre pra ter, mas será que Dora está pronta pra outra?

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Sabe quando você pega um livro para ler, da forma mais despretensiosa possível, sem esperar muito da história e dos personagens, mas acaba se surpreendendo? Sabe quando você espera o mesmo clichê de novela romântica mas aí, na metade da história, se vê encarando não apenas isso, mas detalhes ainda mais únicos e inesperados - mas não menos bem-vindos? Pois é, eu tive exatamente essa sensação com a leitura de Toda Garota Quer. 

Eu já conhecia a narrativa da Larissa Siriani desde os contos publicados no blog dela, mas nunca havia parado realmente para ler uma de suas obras. Aproveitando mais uma daquelas promoções incríveis na Amazon, baixei quatro e-books gratuitos da autora, presente de fim de ano dela para os leitores, e tive a enfim oportunidade de conhecer, mais a fundo, seus enredos mais extensos e personagens mais desenvolvidos. Toda Garota Quer, na verdade, é a menor dessas obras, mas, felizmente, conseguiu me cativar e encantar de uma forma que poucos romances conseguem.

“— Eu estou com muita raiva dele. E nojo. É muita coisa para sentir de uma só vez.
— Mas lá no fundo você ainda guarda alguma coisa... — Tomáz disse, com um sorriso. — Só não quer mais sentir.
— E isso lá é uma questão de escolha? — indaguei.
— Talvez seja. A gente só sofre por quem escolhe sofrer.”

Por entre a narrativa descontraída e leve da autora, seguimos em uma leitura naturalmente fluida por entre a semana decisiva que mudará a vida de Dora. Recém-descoberta das traições do seu agora ex-namorado, Jake, tudo o que ela quer é espairecer um pouco distante das insistências do rapaz, das pressões cotidianas e da família, numa pousada em Ilhabela, por uma semana. A semana que ela esperava em que pudesse se dar um tempo sozinha e organizar seus pensamentos e sentimentos, porém, acaba se mostrando movimentada com a presença inesperada de Tomáz, filho do dono do lugar, e durante uma semana, Dora terá a oportunidade de desabafar suas angústias e rever seus conceitos do que realmente importa em sua vida, e, quem sabe, encarar um novo amor.

“— É a parte boa de ter razão, poder falar as verdades sem culpa.” 

Pela sinopse e pela capa, confesso que o que eu realmente - e simplesmente - esperava do livro era, nada mais, nada menos que um amor de verão, daqueles repentinos e até meio rápidos demais, e pensava que iria, no máximo, apenas me distrair com a leitura. Ledo engano meu. Apesar do clima de verão e da premissa clichê, Toda Garota Quer se mostra ainda mais que isso ao apresentar ao leitor personagens bem caracterizados e desenvolvidos, dispostos em uma linha de amadurecimento visível durante toda a história. Dora é uma garota sem maiores complicações e bem pé no chão, mas que tem andando insegura da própria vida, e tudo só piorou ao descobrir as traições do namorado. No entanto, ela não é uma daquelas personagens típicas que se entregam inteiramente às lágrimas e esquecem de viver a vida e, inclusive, de apoiar-se naqueles em que sabe que pode confiar. Ela tem, sim, seus momentos de lágrimas, angústia e medo, mas ela não perde tempo com elas. Ela sabe dar valor ao que tem no momento presente, e tem consciência de seus atos. É uma personagem aparentemente simples, mas muito bem desenvolvida.

“— Sobre o que você quer falar?
— Sobre como o tempo está passando absurdamente rápido e logo, logo eu tenho que voltar pra minha vida chata de sempre.
— Ela só vai ser chata se você deixar que ela seja.” 

Tomáz, por sua vez, me ganhou por não ser o estereótipo da perfeição, mas um rapaz comum, gentil, atencioso e protetor por natureza, que logo ao conhecer Dora, já se dedica à sua amizade com a garota e não mede esforços para ajudá-la a distrair dos conflitos internos, assim como também, na hora certa, sabe ouvi-la como ninguém antes fora capaz de fazer. Apesar de toda a história e, consequentemente, o romance, terem se desenvolvido em pouco menos de uma semana, ao contrário do que pensei, eu não me incomodei com o curto espaço de tempo e isso não influenciou negativamente em nada durante a leitura. Há, sim, a pressa, claro, são apenas sete dias, mas tudo é desenvolvido de uma forma tão delicada e leve, e, antes mesmo do amor surgir, a amizade entre Dora e Tomáz já era tão bonita e singela, que a sensação de sinceridade é contínua durante toda a leitura. 

No fim das contas, só posso parabenizar a autora por uma história tão meiga e delicada, que retrata não apenas um amor de verão, mas um amor que tem todas as chances para crescer e se firmar ainda mais, e tudo isso, sem deixar a magia do amor perder-se nem por um segundo. Tudo transcorre muito naturalmente durante a leitura e é notável o amadurecimento da protagonista à conclusão da leitura, já mais centrada e certa do que realmente importa naquele momento da sua vida e para o seu futuro. É uma daquelas histórias que começam de forma despretensiosa e que, aos poucos, você se vê preso à leitura, incapaz de parar de ler até chegar ao desfecho, e conclui tudo com um sorriso no rosto. Recomendo? Sem dúvida alguma.

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

2 Comentários

  1. Oi Sâm, tudo bem?
    Adorei a sua resenha, parabéns! Está muito bem escrita :D
    Ah eu não conhecia esse livro, nem a autora. Mas sua resenha foi tão animada que eu estou morrendo de vontade de conhecer mais um pouco sobre ela! A história parece ser encantadora, e pelos quotes, a escrita dela também :D

    Um abraço,
    http://winterbird.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica! Tudo bem, sim, e você?
      Muito obrigada! ♥
      Ah, vale muito a pena conferir a história! É despretensiosa e leve, mas uma leitura realmente gostosa de ser feita. A narrativa é muito boa, também, não dá vontade de parar de ler, hehe.
      Beijos!

      Excluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...