Título: Simplesmente Ame;
Série: Simplesmente Ame, vol. 1;
Autor(a): Joice Lourenço;
Editora: (Publicação Independente);
Número de Páginas: 272;
Ano de Lançamento: 2012.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Melissa leva uma vida sem grandes emoções enquanto vive praticamente escondida atrás do balcão da sorveteria em que trabalha. Mas, quando menos espera, a própria vida resolveu lhe sorrir e a colocou frente a frente com Érique. De início, ele não parecia ninguém importante, mas, em pouco tempo, os braços fortes e acolhedores daquele rapaz passaram a ser o único refúgio de Melissa. No entanto, as coisas não saíram como ela planejava. Depois de tantos acontecimentos estranhos e inesperados, as armadilhas do destinho acabaram separando o casal. Por que, de repente, tudo começou a desmoronar e nada mais parecia fazer sentido? Melissa precisava de respostas, mas ninguém, absolutamente ninguém as queria dar, e ela não sabia mais com quem contar. Estava rodeada de segredos e mistérios. Afinal, o que estava acontecendo? 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Minha Opinião:

No livro de Joice Lourenço, nos deparamos com a história de Melissa, uma moça cuja vida segue simples, sem grandes emoções ou acontecimentos marcantes, até que, durante um dia comum de trabalho, ela conhece Érique. Por motivos distintos, o primeiro contato de ambos não é dos melhores, mas à medida que eles passam a se encontrar, uma vez que a melhor amiga dela é prima dele, a relação anteriormente conflituosa logo mais é substituída por uma recheada de emoções e amor - mas com um espaço para novos conflitos, como em todo relacionamento. Caberá ao casal reconhecer seus sentimentos e seus próprios erros diante de situações que poderão custar-lhes o relacionamento, restando como única salvação o perdão.

Simplesmente Ame possui uma narrativa doce e leve em terceira pessoa, com um ritmo maravilhoso de leitura que me fez conclui-lo em menos de 24h. Passados os capítulos iniciais, os seguintes praticamente chamam pelos próximos, e tudo o que se quer é continuar a leitura e descobrir como tudo irá acabar. Joice Lourenço desenvolveu um romance leve e delicado cujo sentimento é palpável durante toda a sua leitura, com personagens reais e cativantes, envolvidos em uma trama intensa e ao mesmo tempo suave sobre amor verdadeiro - seja o romântico ou o familiar - e superação.

“A mágoa, por vezes, toma conta de nosso ser, mas o perdão é muito maior que qualquer sentimento mau. O perdão realiza milagres, transforma ódio em amor.”

Se tem algo que eu gostei no livro foi o fato dos personagens, cada um a seu modo, não apenas os protagonistas, passarem por um visível amadurecimento durante o desenvolvimento da história, fosse com respeito a suas atitudes ou simplesmente seus pensamentos e conceitos. São personagens com características reais, defeitos e qualidades que se ressaltam em momentos diversos, e que nos fazem querer gritar com eles em alguns momentos, bem como abraçá-los e lhes dar colo em outros. Mas claro que as maiores emoções da leitura ficaram por conta do casal protagonista.

“Nada melhor do que ter fé! É a única coisa que podemos nos apegar e sempre funciona. E, quando as coisas não acontecem como gostaríamos, ainda assim temos que ter fé, pois Deus ainda não terminou a nossa história.”

Melissa, principalmente, pois desde o início do livro percebemos que a vida na casa dela não está tão boa como costumava ser, devido algumas divergências da mãe para com ela, e isso a tem deixado bastante aflita. Ela é uma personagem que me deu um pouco de dor de cabeça de vez em quando próximo ao final do livro, mas ela teve que passar por muita coisa nessa história para amadurecer de verdade e poder encarar um relacionamento como deveria. Érique, por sua vez, é um rapaz gentil e meigo que perdeu a irmã para uma tragédia que o assola desde então, e agora que encontra-se com Melissa, ele tem uma chance de se reerguer novamente para a beleza da vida e afastar-se da mágoa que o acompanhava. Diferentemente de Melissa, ele já é um pouco mais centrado, mas possui alguns momentos de impulsividade que, mais tarde, serão necessários para o peso de seu amadurecimento. Juntos, eles são um casal maravilhoso, com uma sintonia natural, com seus momentos de compreensão e desentendimentos, de silêncios e declarações, de gestos e olhares sinceros, que cativam o leitor pela sua simplicidade e sentimento sincero.

“Nunca em sua vida havia ficado tão magoada e ferida como nos últimos meses, todos a ignoravam com aquele silêncio. Eles achavam que a estavam protegendo de algo, mas, às vezes, é preciso saber a verdade, por mais que doa.”

O que me incomodou durante a leitura, porém, foi uma carga excessiva de segredos entre alguns personagens. Um deles, em especial, foi tomado pela família de Melissa e seus amigos em, a partir do ponto em que ocorre uma determinada situação, passarem a esconder um segredo tão importante para ela. Segredo este que causou um bom estrago na vida do casal, mas do qual ela não lembra-se, e ele, inclusive, recusa-se a contar-lhe. Eu sei que as coisas estavam um pouco complicadas e era muito a ser processado naquele momento, mas Melissa foi simplesmente deixada no vácuo, sem ter ideia alguma do que havia acontecido e, então, do porquê seu grande amor afastara-se dela. O pior mesmo, porém, foi quando ela própria passou a esconder segredos daquele que amava. Nesses momentos, eu fiquei bem irritada com os personagens, e com aquela sensação de "eles não aprenderam ainda que não vale esconder esse tipo de coisa, assunto, acontecimento" e me incomodou um pouco.

No entanto, como podem ver, isso não foi capaz de diminuir em nada a minha nota final. O desfecho que a autora deu ao livro, sinceramente, compensou tudo isso, e foi simplesmente maravilhoso ver como as coisas se finalizaram. Mais que isso, como o nosso casal principal permaneceu depois, e mais ainda lindo se acompanhar a permanência do sentimento deles, mesmo por entre os conflitos. Simplesmente Ame é uma daquelas histórias que você resolve pegar na maior despretensiosidade, mas que, no fim das contas, acaba te surpreendendo e te conquistando, e eu só posso parabenizar a autora por isso. O livro, também, faz parte de uma trilogia/série, não tenho certeza, mas cujo segundo livro já foi lançado, intitulado como O Despertar de Uma Canção, e tem como protagonista, a melhor amiga da Melissa, a Hanna, e que eu certamente irei ler, logo que possível.

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

Um Comentário

  1. Fiquei muito feliz com a sua resenha! Linda mesmo. Obrigada por falar dessa maneira tão carinhosa e sincera do "Simplesmente ame". Simplesmente linda!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...