Título: Meus 15 Anos;
Autor(a): Luiza Trigo;
Editora: Rooco Jovens Leitores; 
Número de Páginas: 232;
Ano de Lançamento: 2014.
Livro no Skoob
Veja também: Prequel "As Valentinas"


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 


Uma festa de cinema! Este era o sonho de Bia, prestes a se tornar realidade em Meus 15 anos. Ela só não esperava que sua grande noite daria um filme – com direito a drama, romance, comédia e ação de tirar o fôlego. Bia é a protagonista do segundo romance da escritora carioca Luiza Trigo, que vem conquistando seu espaço entre o público adolescente e pré-adolescente desde sua estreia com Carnaval. Da entrega dos convites ao surpreendente desfecho, a autora conta uma história movida a sonhos, paixões, ciúmes, alegrias, decepções e, principalmente, amadurecimento, amizade e amor.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Beatriz, ou simplesmente Bia, é uma garota de 14 anos cujas expectativas estão concentradas e ansiadas em seu tão sonhado e esperado aniversário de 15 anos! Em uma festa tipicamente debutante, Bia espera viver sua noite de princesa, e quem sabe conquistar a atenção daquele que ela sonha ser o seu príncipe encantado, Thiago. Com a ajuda de um grupo de melhores amigas sempre dispostas a ajudá-la e igualmente animadas para a grande noite e um melhor amigo sempre presente para fazê-la feliz, Bia se prepara para debutar, enfim, no entanto, alguns inconvenientes não serão dispensados de acontecerem devido a insistente inveja de Jéssica, que não quer que a garota tenha uma noite de sucesso como esperado.

Embarcando novamente no universo infanto-juvenil, Luiza Trigo nos apresenta uma história divertida e leve, recheada de personagens cativantes e tão representativos dessa fase tão gostosa da adolescência, em um pano de fundo lindamente abordado como a tradicional festa de 15 anos, estilo debutante. Meus 15 Anos é uma história que dá para ser lida em uma sentada, com uma divisão dinâmica entre cinco principais pontos de vista e capítulos igualmente curtos e fluidos.

O livro, à princípio, é dividido em três partes, cada uma decorrida nos seguintes momentos: antes da festa, durante a debutante, e após a grande noite, e cada parte tem seus respectivos capítulos divididos sob o ponto de vista de cinco personagens: a Bia, acima de todos os outros, seguindo por Jéssica, Bruno, Amanda e Thiago. Podem parecer muitos pontos de vista e mais ainda que a história pode ser cansativa por isso, mas não se enganem. Posso afirmar que Luiza Trigo teve sucesso ao separar as seguintes narrações, desenvolvendo cada uma delas de modo continuamente fluido e com uma narrativa que, por vezes, marcava o personagem, diferenciando-os muito bem. Além disso, um ponto interessante foi a abordagem da mesma cena por mais de um personagem. Um deles narrava a cena em principal, e os demais falavam sobre ela sem entrar em detalhes ou apenas citando-a, não deixando a narrativa cansativa por uma mesma cena diversas vezes seguidas.

Quanto aos personagens, eles foram bem caracterizados, e representam bem a idade marcada entre os 14 e os 15 anos. No caso da Bia, principalmente, ela é uma garota estudiosa, conhecida como nerd, apaixonada por livros e filmes, e com uma paixão platônica pelo Thiago, garoto popular - também conhecido como 'galinha' - do colégio. Ela por si só é uma adolescente que representa bem sua idade, com as dúvidas e anseios naturais da fase, além de sonhadora e apaixonada. O Bruno também é outro personagem cativante e meigo, que só posso sentir muito por ele não ter sido tão presente na leitura em si como achei que seria. As amigas dela, por sua vez, me cativaram e me irritaram ao mesmo tempo, ou, talvez, mais a segunda opção. Apesar de estarem na faixa dos 14/15 anos, em vários momentos elas agiam e falavam como se fossem mais velhas, falando tão abertamente sobre garotos e 'ficadas' que me incomodou um pouco. Isso destoou um pouco do clima infanto-juvenil que a história tinha, e me irritou em alguns momentos.

Sobre os antagonistas, não vale falar tanto assim. Thiago e Jéssica são o estereótipo completo dos vilões adolescentes do high school. Ela, uma patricinha metida que só tem amizade com outra garota mimada chamada Rita; enjoada, esnobe e muito invejosa. Ele, por sua vez, o 'príncipe' do colégio que na verdade é um tremendo de um sapo, de tão mulherengo e mauricinho que é. No mais, dois completos idiotas que, ah, sim, se merecem totalmente, rs.

No fim das contas, Meus 15 Anos acabou sendo uma leitura supergostosa e envolvente, com personagens cativantes, apesar de breves inconvenientes, e um romance meigo e tipicamente juvenil e clichê que eu totalmente adorei! Só... fiquei chateada pelo final, que chegou e passou rápido demais. Num momento, a fofura, no outro, 'the end'. Acho que o livro era digno de ganhar um epílogo - ou quem sabe, agora, um conto à parte, já no 'depois' de todos os acontecimentos decorridos no livro? Não sei, mas eu com certeza leria ambos, rs, viu, dona Luiza? ;-) Também gostei muito da introdução dos capítulos, que mesmo em formato digital, vêm acompanhados de ilustrações do personagem que narra cada um deles, e o título de cada um, nada mais é do que títulos de filmes! Tipo, adorei a ideia da Luiza, e achei tudo muito a ver com a história no geral. E, no fim, temos mais um romance clichê adolescente que cumpre seu papel de não só entreter, como também envolver e cativar o leitor. Uma leitura que, após concluída, deixa o leitor ansiando por mais, e que certamente remete uma nostalgia boa da fase, para quem já passou dela. Enfim, recomendadíssimo!

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

Um Comentário

  1. Oii, que bom que tu gostou da leitura, e apesar de parecer-me um livro bom, não leria. Beijo,
    entreeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...