Título: A Última Nota;
Autor(es): Lu Piras & Felipe Colbert;
Editora: Novo Século;
Número de Páginas: 260;
Ano de Publicação: 2012.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Quando Alícia Mastropoulos se apresenta pela primeira vez como a principal violinista da Orquestra de sua Universidade, ela não tem ideia dos acontecimentos que este fato desencadeará. Decidida a tocar uma composição inédita deixada por seu falecido avô em vez da música programada, ela se emociona e erra a última nota, mas ninguém parece perceber. No dia seguinte, recebe a notícia que um jovem desconhecido é encontrado no coreto próximo ao local da apresentação e levado para um hospital. Quando acorda, ele não se lembra de nada, apenas chama pelo nome dela. Ele, o belo e misterioso rapaz de olhos azuis, é exatamente o que Alícia precisava evitar. Porém a aproximação entre os dois se torna inevitável quando ela descobre que sua avó, Cecília, tornando conhecimento do caso, hospedou-o e ainda lhe deu o nome de Sebastian. Preocupada, Alícia pede para que sua avó o afaste de casa, antes que a situação traga problemas para sua família e para seu namoro com Theo. Percebendo a relutância da avó e incomodada com a proximidade cada vez maior de Sebastian, Alícia decide apressar seu noivado com Theo, para a satisfação de seus pais, que veem com bons olhos um casamento entre famílias tradicionais gregas. Só que aos poucos ela começa a sentir uma intensa atração pelo rapaz desconhecido, que a levará a entender, enfim, o mistério que o envolve, a resgatar histórias do passado e a tomar importante decisões para o futuro.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Não conheço um ser humano que não goste de música. Não importa o estilo musical, mas sempre tem um, e, no geral, acho ótimo o valor que as pessoas dão à boa música. Ela é capaz de nos fazer sonhar, acreditar nos nossos sonhos e nos tirar da realidade por ao menos alguns minutos. Sou uma eterna apaixonada por música, principalmente quando a letra e a melodia se conectam de forma emocionante e impactante. Então, digamos que eu esperava bastante coisa de A Última Nota, por envolver romance e música. E fico feliz de dizer: não me decepcionei.

"A vocação e a magia são filhas da perseverança. Quando você toca, você faz música. Quando você acredita, você faz mágica."
- Página 93 -

A história escrita e criada por Felipe Colbert e Lu Piras explora diversos aspectos interessantes e atrativos, a começar pela protagonista, cuja origem familiar é grega, e costuma ser submetida às tradições gregas - casamento com um grego, dedicação exclusiva a sua família grega e tarefas gregas e etc. -, tendo seu único momento de distração e paixão quando se dedica a dedilhar notas em seu violino, tendo alcançado o posto de spalla da orquestra de sua Escola de Música. E então temos o aprofundamento da relação da protagonista com a música, e até que ponto sua relação é de tal forma tão forte que acaba por mudar a sua vida completamente, após sua apresentação na Orquestra de Graduandos de seu curso musical. Os rumos que sua vida tomam vão, pela primeira vez, fazer Alícia se questionar sobre o modo como vive, com a chegada de Sebastian à trama, e então ela irá criar coragem o suficiente para correr atrás de seus sonhos, custe o que custar.

"Decidir-se pelo caminho a ser tomado com um carro não era tão complicado. Se errasse a rua, se não fosse o lado correto, bastava fazer o retorno. Mas e dentro da minha mente? No mínimo, as consequências teriam que ser assumidas. E se eu escolhesse uma rua sem saída? A vida não dá marcha-ré. Será que eu teria como voltar?".
- Página 97 -

Primeiramente, gostaria de parabenizar os autores pela escrita conjunta, que a todo momento se manteve em harmonia e com toques de emoção e sinceridade, fazendo o leitor sentir tudo pelo qual Alícia passa na história e isso é algo que eu aprecio bastante em livros. Gostei da forma como a música foi colocada na trama, interligando a história em várias posições e deixando-a ainda mais impactante. E, claro, pelo desenvolvimento da história, que com suas 260 páginas conseguiu se manter firme e bem escrito, com uma história que envolve o leitor do início ao fim, com personagens fortes e reais e um plano de fundo muito bem elaborado e pensado.

"- Eu esperei por você no prelúdio e esperarei até o soar da última nota."
- Página 212

Entrando em mais detalhes sobre os personagens, nesse caso, eles são muito bem construídos e cada qual possui e desenvolve bem seu papel na trama - por mais que este seja apenas atrapalhar a vida do casal, mas isso já era de se esperar, claro. A Alícia, por exemplo, é uma moça de 21 anos que ainda se vê controlada pelos pais a se manter em sua vida grega, apesar de ela ter nascido no Brasil, diferentemente de sua mãe, que é patriota até demais. Se dependesse de seus pais, ela não faria faculdade música, mas por pura dedicação e insistência, ela conseguiu esse feito. Mas agora ela encontra-se presa a um noivado que não a agrada. E com uma série de conflitos se desenvolvendo em sua vida, ela encontra sua válvula de escape na música. E, graças à ela, Sebastian surge em sua vida. Encontrado desmaiado no coreto próximo ao local de sua mais recente - e emocionante - apresentação, ele não se lembra de nada, a não ser do nome da moça, por quem chama durante todo momento. A história dos dois então se entrelaça aos poucos, logo quando a avó de Alícia, então sozinha pela morte do marido, decide abrigar o rapaz em sua casa, dando-lhe o nome de Sebastian. 

"- Pensem em uma gota e depois em um oceano. Agora pensem primeiro no oceano e depois na gota. O meu amor por Sebastian é assim: pode ser uma gota ou um oceano inteiro, não importa. O que importa é que um e outro se complementam, independentemente do referencial."
- Página 245

A forma como o romance deles se desenvolve é linda e bem construída. Aos poucos, apesar de tentar manter-se longe, Alícia acaba deixando-se sonhar com o rapaz e tão logo se vê vivendo uma história de amor com ele, que, porém, precisa de aceitação dos demais a sua volta. A começar por Theo, seu então noivo, grego e de boa família; ele é um completo sem graça e metidinho que nem ao menos trata a noiva com respeito e dedicação, coisa que Sebastian, ao contrário, faz prontamente. E então somos apresentados a D. Artêmia e Sr. Egídio que, ao contrário dos pais de jovens de 21 anos, pegam no pé da filha como se ela ainda fosse criança e não soubesse tomar conta da própria vida sozinha, e simplesmente querem se intrometer e decidir tudo na vida da garota, que está mais do que nunca querendo encontrar seu próprio caminho e viver seus sonhos ao lado de quem ama, coisa que, então, eles não entendem. Senti raiva deles na trama nesses momentos de opressão, mas apesar de tudo, eles queriam o bem da filha e, ao perceber o motivo da sua mudança, aos poucos eles conseguem compreendê-la e se fazerem novamente presentes em sua vida, de forma positiva. Principalmente Egídio, apesar dos inconvenientes surtos da esposa, mostrou-se um pai dedicado e carinhoso, no fim das contas.

"Comecei a achar que todas as respostas estavam no seu sorriso. Um enigma, como um clichê completamente fora do lugar-comum. E que eu ainda precisava decifrar."
- Página 111 -

Enfim, A Última Nota é uma história que encanta do início ao fim, seja com a emoção provocada pela música, como pelo romance e a relação entre os personagens e suas respectivas histórias. Alguns mistérios também circundam a trama, e cabe a Alícia saber encontrar respostas para eles, embora algumas destas pareçam estar escondidas e precisem ser decifradas. Mais uma vez, orgulho-me de nossos autores nacionais que estão se mostrando cada vez mais inspirados e dedicados, e espero ainda ver muitas histórias como essa ao longo desse ano e dos próximos, inclusive, pretendo ler outras obras dos autores. Simplesmente, um livro que vale cada palavra, e que é impossível terminar a leitura sem se ver acompanhado de ótimas reflexões sobre a música e nossos sentimentos.

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

2 Comentários

  1. Que linda resenha, Sâm!
    Obrigada pelas palavras, pelo carinho, pelo incentivo à literatura nacional. Leitores como você me lembram do quanto sou prestigiada por amar o que faço. <3

    Um grande beijo!

    Lu

    ResponderExcluir
  2. Depois de ler a sua resenha é meio impossível não sentir vontade de ler o livro! Espero ter a oportunidade de ler logo e me deliciar com essa história também *-*

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...