Título: O Outro Lado da Memória;
Autor(a): Beatriz Cortes;
Editora: Novo Século (Selo Novos Talentos);
Número de Páginas: 248;
Ano de Publicação: 2013.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Luíza Bedim, uma jovem talentosa e cheia de sonhos, sofre uma grande decepção com a pessoa que ela mais ama. Depois desse período, passa a ser perseguida pelo medo e a dor profunda do que aconteceu. Sua vida muda totalmente e não consegue mais viver da forma que vivia antes. Luíza acredita que nunca mais será feliz, e vive alimentando-se de sua solidão interna. Anos depois do acontecido, ela conhece Arthur, um jogador de basquete novo em sua escola que chega chamando a atenção de todos. Ela o ignora totalmente no início, porém, é obrigada a passar uma hora de seu dia com ele. Entre muita confusão, brigas e discussões, Arthur mostra-se alguém que Luíza não esperava que ele fosse. Alguém capaz de fazer com que o outro lado de sua memória seja mudado. Descobre que só é possível encontrar a felicidade se for atrás dela. Em um romance divertido, complexo e cheio de mistério, você vai se apaixonar e sentir cada emoção vivida por Luíza em sua própria pele.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Minha Opinião:


Quem acompanha bem o blog - ou, ao menos, que conhece os livros que tenho como favoritos - já sabe que eu sou uma eterna romântica e, bem, apaixonadíssima por clichês românticos. E é muito natural eu gostar de uma história clichê, não digo me apaixonar por ela, mas eu, no mínimo, gosto só pelo ponto clichê. Mas, vejam bem, o livro de hoje não ganha um simples "gostei". Amei, favoritei, me apaixonei e... estou com muita saudade da história já. Até o momento em que escrevo essa resenha, já nem sei mais quantas vezes reli o livro desde que terminei-o, e eu estive adiando um pouco essa resenha até agora. Simplesmente porque não queria, de certa forma, me despedir dos personagens. 

"Passamos por coisas na vida em que achamos que tudo está perdido e que nada mais nos fará feliz, nada mais nos fará bem. Mas, com o tempo, percebemos que todo problema tem uma solução, e que a nossa força de vontade também conta muito. Querer sair do lugar de acomodação e procurar a felicidade novamente é uma das melhores formas para encontrá-lo."
- Página 221 -

Com uma narrativa leve e fluída, Beatriz Cortes nos apresenta Luíza Bedim, uma adolescente aparentemente como outra qualquer, com uma turma de amigos animada, receios e anseios de uma garota normal e uma família brasileira comum. Mas só aparentemente. No fundo, ela guarda mágoas, receios e lembranças de um pesadelo vivido no passado, que a vem atormentando há dois anos, e o responsável por transformá-la na Luíza fria e fechada que ela atualmente é. Então, num dia qualquer de aula, ela descobre que a escola acaba de receber um novo aluno, mais especificamente, o novo capitão do time de basquete da escola, Arthur, a quem ela logo julga ser "apenas mais um" de quem quer manter toda a distância possível, mas um incidente os coloca sob a missão de se aturarem durante uma hora de cada dia. Ela pretende ignorá-lo por completo, almejando o dia em que se verá livre desse "castigo", mas ele a surpreende, e ela então ela descobre que, na verdade, ele não era nada do que ela pensou que ele seria...

“Meu maior problema era não querer ir atrás da felicidade. Achava que estava bem da forma que estava, machucada, ferida, e, sim, muito acomodada. Mas agora sei que tudo por que passei foi uma forma de me fazer apreciar a vida ainda mais, e ver que o amor verdadeiro existe sim, que existem, sim, pessoas capazes de nos esperar, de nos amar, de nos respeitar. E que o amor-próprio está acima de tudo. Que, antes de amar alguém, precisamos nos amar e nos valorizar.”
- Página 221 -

Inicialmente, poderia se pensar que seria mais uma história sobre dois adolescentes que não se gostam no início mas acabam se apaixonando e coisa e tal. É um clichê que eu gosto, mas a autora incrementou bastante a trama, com personagens presentes e situações realistas, sem deixar de lado, porém, todo o clima que sempre se vê em livros de romance, toda aquele clima de amor no ar entre o casal. E os suspiros, claro! Mas, vejamos, antes de falar propriamente do romance, ressalto sobre o pesadelo por qual a protagonista passara. Durante boa parte da história nós apenas conseguimos entender o quão fechada e desconfiada ela se tornou, e até chegamos a conhecer o responsável por isso, mas saber como tudo realmente aconteceu, nos mínimos detalhes, é uma surpresa. Talvez seja algo quase previsível, mas, bem, quase. A forma como tudo aquilo se sucedeu e o que gerou é que foi muito bem elaborada pela Beatriz, e, se eu já havia simpatizado totalmente com a Lu, depois disso, então, passei a compreendê-la e querer dar colo para ela. É notável que foi uma situação de peso para uma adolescente de 18 anos, mas, apesar dela se lamentar afirmando que não era a mesma e que não conseguia mais suportar aquilo e viver sempre com medo, ainda assim fiquei impressionada pela força que ela teve esses anos todos para tentar seguir em frente. 

"Amigos quando são amigos de verdade sofrem com você, se preocupam com você, choram com você. E, mais ainda, quando você quer comemorar, quando você está bem e feliz, eles querem estar ao seu lado para observar e se deleitar com cada sorriso seu. E, sim, eu tenho amigos assim."
- Página 219 -

Mas claro que ela não estava sozinha nessa! Não bastasse a mãe e o irmão, Luíza ainda contava com um grupo de amigos divertidos, companheiros e leais, que a todo momento se faziam presente, fosse se preocupando com a protagonista e tentando ajudá-la, ou simplesmente ali ao lado dela, ouvindo-a desabafar o que quer que fosse. Pedro e Carol, em especial; esse segundo casal da história, embora bem em segundo plano, realmente me cativou, e até que eu iria gostar de ver uma história só deles - estou querendo demais, eu sei, mas eu posso sonhar, rs. Aliás, já devo ter comentado antes, mas essa é uma das coisas que me cativam num livro. Amizades fortes e verdadeiras que realmente se fazem presente. E, bom, eu já escrevi tudo isso aqui e eu nem mesmo comentei direito sobre o romance e o Arthur! Mas é impossível falar deles de uma forma que realmente os expresse bem, no meu caso. Digo, o romance é sem igual, gente! Os romances que leio, nem de longe, foram o que encontrei aqui. Tá, exageros à parte, mas o romance criado por Beatriz me surpreendeu de verdade. A relação de Arthur e Luíza se prova ainda mais verdadeira do que poderia, logo de início se sente isso e vemos o crescimento desse sentimento até a última página do livro. Não que os outros fossem falsos, claro que não, mas esse tem algo especial. Não sei se vocês vão entender, mas foi algo com o qual eu consegui me conectar de verdade. Algo com o qual eu concordasse e acreditasse, não nas atitudes, mas nas palavras e nos olhares. 

"Amar é encontrar uma coragem dentro de si que nem se sabia que existia."
- Página 244 -

Acredito que essa resenha não deva ter conseguido expressar tudo que eu queria dizer após essa leitura, mas eu tentei. Se a autora ainda terá que desenvolver mais sua escrita? Sim, mas o talento de nos transmitir emoções e sentimentos sinceros com as palavras ela já tem, e creio que, com isso tudo, logo após escrever esta resenha, posso voltar a relê-lo algumas vezes mais, porque não me canso do livro. Não me canso de me ver praticamente refletida na Luíza, digo, com seu modo de pensar, agir, seus princípios e sonhos, nem muito menos de ver no Arthur o sonho de toda garota para seu par perfeito. Ele é incrível, vocês não tem noção! De uma forma simples, ele consegue ser tudo de uma vez só, rs. Eu definitivamente gostaria de viver um romance como o deles na minha vida, mas para aqueles que dizem que isso não existe mais e que é coisa do passado, só um conselho: isso é, sim, o sentimento do amor, no mais puro e sincero sentido da palavra.

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

7 Comentários

  1. <333333333333333
    ESSE LIVRO É PERFEITO! QUERO UM ARTHUR NA MINHA VIDA.
    Pronto, dada a ~~surtadinha básica~~ já posso fazer um comentário decente -q.
    A Bia simplesmente arrasou em seu livro de estréia! A história é linda, pode ser clichê, mas ainda assim é surpreendente. Eu também reli esse livro muuuuuuuuitas vezes!
    Também fiquei querendo uma história do Pedro e Carol, lindos! Só não tão lindos quanto Arthur e Luíza ♥ Em fim, também amei o livro! Só achei que a revisão deixou um pouco a desejar, mas nada demais, nada que estragasse a beleza de O Outro Lado da Memória.
    Resenha perfeita!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TOCA AQUI, TAÍS \o/ ELE É INCRÍVEL DEMAIS, QUERO ELE PRA MIM!
      Rsrs, surtos básicos de leitoras, okay, rs.
      Definitivamente, foi uma estreia maravilhosa! E tanto faz se é clichê ou não; a forma como ela trabalhou tudo foi o que realmente contou - mas como sou fã de clichês, foi incrível de todo jeito <3 É, né, eles marcaram uma presença muito positiva na trama, quero mais deles <3
      A questão da revisão é algo que eu nem dou tanto ponto porque isso pode ser melhorado nas edições futuras - com tanto que, claro, não sejam aqueles erros gritantes que não nos deixam entender nada; se deu para entender mesmo assim, eu deixo passar, rs.
      Ownn, obrigada!
      Beijos...

      Excluir
  2. Salve, salve, Sâm!
    Eu li este livro faz um tempinho e gostei muito! A narrativa da Bea é bem elaborada e a história é super legal. Os personagens possuem um ótima relação e isso fez com que o livro se tornasse leve e interessante. O que mais me incomodou na obra foi a falta de revisão, a Novo Século não possui bons revisores, mas parece que agora eles estão investindo bastante nesta parte.

    Ótima resenha, abraços!
    http://umleitoramais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Leo!
      Com certeza, as relações estabelecidas no livro são bem realistas e palpáveis; as amizades da protagonista, então, foram um brilho à parte *-* Não me lembro, porém, de ter reparado muito em erros na revisão, normalmente eu me distraio 'vivendo' a história e nem percebo tanto, mas é algo que ao menos pode ser melhorado no decorrer de novas edições. =)
      Muito obrigada!
      Beijos...

      Excluir
  3. NOSSA! Me fazendo chorar, é? Que linda a resenha, flor! EU AMEI! De verdade, fico feliz que a história de Luíza tenha tocado tanto em você, assim como sempre toca em mim! Obrigada pelo apoio e pelo carinho!

    Beeeeeeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3 Fico muito feliz em saber que você gostou da resenha, Bhya! Na minha mais sincera opinião, foi tudo o que eu senti nessa leitura. Você tem muito a conquistar na sua vida, e isso é apenas o começo!
      Um beijo!

      Excluir
  4. Estou doida pra ler, romance é sempre bem vindo hahaha
    Adorei o blog, *o*
    Bejos :3
    liasangja.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...