Depois de muito falar sobre os livros que mais amamos, que mais nos surpreenderam - positivamente -, que mais nos marcaram de alguma forma muito prazerosa... que tal falar daqueles que tiveram um "porém negativo"? Mas só um pouco, okay, sem exageros. E é basicamente nisso que se resume à tag Chatice Literária, criada pela Anna, do blog Pausa para um Café, tendo eu visto-a primeiramente, porém, no canal da Nine, do blog Estante da Nine. Ninguém me indicou, mas gostei e resolvi fazê-la. Então, vamos conferir?

1. Um livro que você achou que seria legal, mas foi um saco: O Livro do Amanhã (Cecelia Ahern);
- Sempre vejo muitos elogios com relação aos livros da autora, e eu realmente esperei muito deste, mas, infelizmente, não funcionou comigo. O plano de fundo era muito bom, no geral, mas a forma como ela desenvolveu as coisas foi um pouco... não sei, chata? Simples? Irritante? Enfim. E a narrativa usada por Cecelia nesse livro é lenta e não me cativou nem um pouco, e terminei o livro já nas últimas.
- Resenha -

2. Livro que todos dizem que é fantástico e você "nhé": O Que Aconteceu com o Adeus (Sarah Dessen);
- Não que todos digam que seja fantástico, justamente esse livro, mas a autora, novamente. E, mesmo assim, eu ouvia comentários bons sobre O Que Aconteceu com o Adeus e tinha expectativas com ele. Infelizmente - novamente -, porém, a história não foi o que eu esperava. Foi boa para se ler, sim, e vi o talento que a autora tem com as palavras, mas, esse livro em especial ainda não foi uma estreia muito boa com a Sarah, para mim. Ainda assim, pretendo ler outros livros dela. Acredito nela.
- Resenha -

3. Livro que tinha tudo para ser bom, mas é chato: O Futuro de Nós Dois (Jay Asher & Carolyn Mackler);
- Vê a seguinte ideia: dois jovens do passado, especificamente de 1996, em seu primeiro contato com a internet e dão de cara com o nosso já conhecido Facebook, e logo descobrem, nele, como serão suas vidas no futuro, e resta à eles decidir continuar com tudo o que sabem ou mudar o rumo de suas vidas. Eu particularmente coloquei muita fé nesse livro, imaginei que seria ótimo e que me apaixonaria por ele e tudo... mas não foi bem isso que aconteceu. Claro, gostei da história, mas para o que eu esperava, não funcionou tanto. E vemos mais uma vez o quanto essas expectativas literárias podem melhorar ou acabar - visivelmente - com uma leitura, hein? =/

4. Livro com personagem principal intragável: Lágrima de Fogo (Ana Macedo);
- Esquecendo um pouco a questão de expectativas, temos agora uma daquela protagonistas que nos irritam do início ao fim, contrariando a si própria em diversos momentos e vez por outra agindo como criança. Sim, é a Anne, quem mais poderia ser? Eu gostei bastante do livro na época em que li - não se engane, foi em Janeiro de 2013, ok -, mas lembro de ter me irritado com a protagonista. Gostava mais das cenas em que o Draco estava em ação, ao menos assim a Anne não deixava tudo tão chato ou infantil bem como ela sabe fazer. Mas admiro, porém, a coragem da protagonista. Ao menos não temos uma mocinha indefesa que senta no cantinho e chora durante a batalha.
- Resenha -

5. Livro com o fim terrível: Conselho de Amiga (Siobhan Vivian);
- Na resenha desse livro, destaquei bastante o fato da história meio que não ter evoluído tanto do início ao fim, e a coisa toda ter sido um tanto forçada demais. Tipo as amigas da protagonista Ruby. Mas, comentários extras à parte, o final foi mesmo para gritar e dizer "Está de brincadeira, né, Siobhan? Como assim vai terminar desse jeito?! Não, não pode!". Mas é claro que pode e ele realmente terminou da forma como está. Sinceramente? Não vi diferença entre o começo e o final, se pararmos para pensar melhor. E o romance foi tipo... "Cadê?". Sabe? Nem apareceu tanto. =/
- Resenha -

6. Universo que você nunca gostaria de "morar": Reiniciados (Teri Terry);
- Li o livro ainda essa semana e, portanto, ainda estou com a memória fresca de tudo o que passei ao lado de Kyla nesse livro. Fala sério, me surpreendi muito com esse livro, ultrapassou minhas expectativas! Mas, honestamente, quero me manter longe do universo em que esta se passa. É uma distopia, então nem preciso entrar muito em detalhes, mas, só para dar ênfase: trata-se de um universo futurístico onde o governo controla praticamente tudo, e muitos jovens, como Kyla, tiveram suas memórias apagadas e, basicamente, não podem confiar plenamente em ninguém em sua jornada na vida. Ponto. Sem mais.

7. Livro que você tem na estante, mas tem medo de ler por parecer chato: A Caminho de Eldrian (Juliana Velonessi);
- Não é bem um caso de se ter 'na estante', mas, sim, 'no Kindle'. Mas deve valer, né? E, bem, eu já comecei a lê-lo, mas parei por volta do capítulo 04. E desde então não continuei mais a leitura. Motivo? Até o ponto em que cheguei não me senti cativada pela história ou os personagens, e estou meio que dando um tempo para então retomar a leitura com a cabeça mais fria e sem pressa para maiores julgamentos. Talvez isso nem tenha feito tanto sentido assim, mas essa é a minha situação. Veremos se leio até o final do ano...

8. Livro que tinha tudo para ser chato e foi "mó" legal: Dizem por Aí (Jill Mansell).
- Vejamos: a premissa de Dizem por Aí é bem básica e clichê; a história de uma garota que, após ser deixada pelo namorado, se muda para outro lugar, supostamente para recomeçar a própria vida, e lá ela faz amizades e acaba conhecendo, dentre eles, um rapaz meio estilo mulherengo que, em resumo, mais parece brincar com os sentimentos das mulheres; ela tenta resistir aos seus encantos, mas acaba não conseguindo. Tipo, eu não esperava nada desse livro, apenas mais uma história clichê que provavelmente seria sem sal. Como eu estava enganada, porém! O livro é rico em uma narrativa divertida e descontraída por parte da autora, e a personagem principal, Tilly, é uma protagonista atenciosa, divertida, descontraída e que, diferente de muitas que já vi por aí, tem respeito consigo mesma. Ela também não é daquelas que se deixa levar por qualquer coisa, prefere, antes de tudo, conhecer as pessoas e, no caso da pequena Costwolds, desvendar os segredos que rondam os habitantes da cidade. Leitura mais do que indicada!
- Resenha -

E então, gostaram da tag? Eu estava mesmo bem a fim de fazê-la, e, caso tenha se interessado por algum livro em particular, as resenhas que já saíram estão linkadas logo abaixo de cada tópico. Não irei tagear ninguém, por fim; fiquem à vontade para fazer e dar os devidos créditos ao Pausa para um Café. =)

Beijos... e até a próxima!

2 Comentários

  1. Não conheço nenhum desses livros que você falou aí, mas me interessei pelo "Dizem por aí", admito, adoro um clichêzinho básico, só para descontrair...
    Beijos - www.pequena-senhorita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia nenhum desses livros tmb, mas adorei a tag, suas respostas foram bem legais x]
    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...