Título: Minha Vida Fora de Série - 2ª Temporada;
Autor(a): Paula Pimenta;
Editora: Gutenberg;
Número de Páginas: 424;
Ano de Publicação: 2013.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Na 2 temporada de "Minha Vida Fora de Série", Priscila agora está com 16 anos e começa a lidar com questões mais sérias da adolescência: a proximidade do vestibular e, com ele, todos os receios desta fase; amizades que parecem sólidas e que de repente se perdem; o aprendizado de que um namoro tem de ser constantemente cuidado para não se desgastar. Ela também descobre que atos sem pensar, que parecem estar esquecidos no passado, podem marcar irreversivelmente o presente. Nossos queridos personagens - já conhecidos pela série "Fazendo Meu Filme" - estão de volta, para não deixar ninguém com saudade. Não perca os próximos episódios da vida fora de série de Priscila. Você não vai conseguir desgrudar até terminar de ler.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:
Aviso: pode conter spoilers!

Em Agosto do ano passado, exatamente há um ano atrás, eu havia tido contato com um livro da Paula Pimenta. Minha Vida Fora de Série, já no primeiro dia, havia me conquistado em cheio e, apesar de, na época, não ter o costume assíduo de ler sem parar, acabei devorando o livro sem dó em mais ou menos dois dias. A história da Priscila então em sua nova vida em Belo Horizonte, longe do pai, do irmão e das amigas, começando uma vida nova ao lado da mãe, me conquistou sem precisar de esforços, e ainda veio de quebra com um dos personagens masculinos mais incríveis que já conheci. O Rodrigo, simplesmente, é uma fofura em pessoa, mas, mais que isso, é um rapaz que sabe valorizar as pessoas que ama, agradá-las e ainda, de quebra, tem o bônus de ser apaixonado do jeito que é pelos animais e tão solidário com estes. E, bem, se eu achava que essa primeira temporada havia sido ótima, nem sei o que dizer sobre a segunda...

"'Do seu lado, é como se o sol aparecesse mesmo nos dias nublados.'"
- Página 106 -

Neste livro, pouco antes do período decorrido em Fazendo Meu Filme 1, começamos com Priscila em seu aniversário de 16 anos. Com essa idade, ela começa, consequentemente, a enfrentar novas questões juvenis, sejam escolares e pessoais, e conhecendo-a como a protagonista animada, agitada, romântica e, bem, desastrada que é, ela terá muito o que encarar nesse segundo volume. A começar com uma viagem para a Disney, em seu aniversário de 15 anos, que terminou com um ponto de interrogação e que a atormenta desde então. A seguir, o início do segundo ano do Ensino Médio, e desde então as indagações e conversas com os pais e familiares à respeito da proximidade do vestibular, que apesar de não ter sido tão influente neste volume, ainda assim está presente. Porém, isso tudo é apenas a ponta do iceberg. Seu namoro com Rodrigo já não está mais como antes, e o fato de sua viagem do ano anterior ter terminado de forma inesperada, só deixa as coisas ainda piores. Ela precisava de respostas, mas, acima de tudo, de tomar uma decisão. Ela só não esperava que pequenas atitudes pudessem, aos poucos, aumentar o caos em que sua vida está entrando...

"'Entre ter uma relação explosiva de poucos dias com um cara que faça meu coração ultrapassar o limite de velocidade permitida e ter um amor, que tenha também amizade misturada nos ingredientes e que dure a vida inteira... eu fico com a calmaria. Porque sei que é este amor que vai estar comigo em todos os momentos. Que vai gostar de mim mesmo nos dias em que eu estiver me sentindo mais feia, com preguiça de lavar o cabelo e com vontade de ficar de moletom dentro de casa. Que vai assistir comigo ao seriado de mulherzinha só porque a companhia vale o sacrifício. Que vai me aguentar mesmo que eu esteja descabelada, gorda e de TMP!'".
- Página 112 -

Vou parar por aqui com o enredo, pois sei que não iria aguentar e acabaria soltando um spoiler. Na verdade, acho que o que eu disse acima pode ter sido um, mas os spoilers verdadeiramente comprometedores vocês só saberão lendo mesmo. Mas fato é: Paula Pimenta se superou com este livro. Meu livro favorito dela até então meio que era uma disputa de FMF1 e FMF4, mas depois deste, já tenho a resposta para essa questão. Ela soube dosar a história de uma forma maravilhosa, alternando entre os acontecimentos do presente, claro, mas também contando bem o que havia acontecido na viagem à Disney, para entendermos bem o que se passa na vida da Pri desde então. E, claro, a minha parte favorita, a alternância de narração de capítulos entre a Priscila e o Rodrigo. O nosso mocinho romântico dessa vez ganhou seu direito de contar as coisas sobre seu ponto de vista, além de vários acontecimentos que escaparam, por um tempo, do conhecimento da Pri. Mas, mais ainda, com esses capítulos, só conseguimos aumentar ainda mais nossa afeição por ele; a gente já o conhecia pelo modo como a própria Priscila o descrevia anteriormente, mas ver capítulos em que ele mesmo se coloca em cena é ainda melhor. Nesse livro, podemos conhecê-lo de uma forma única, além de perceber o quanto o amor que ele sente pela Pri é verdadeiro, e que, independente de algumas de suas ações, que vez por outra não eram as mais convenientes, mas ele está sempre pensando nela e a tem como uma parte de muita importância em sua vida. Em outras palavras, ele se diz não saber viver sem ela, e eu acredito nele.

"'Nós estamos muito acostumados um com o outro. E por isso achamos que estamos garantidos, que não precisamos mais nos conquistar... Eu te culpo pela sua frieza, você me culpa pela minha distância... Mas como chegamos a esse ponto?'".
- Página 344 -

Mas claro que o livro não fica apenas nisso. Como disse, a Priscila acaba por enfrentar muitas confusões neste livro e algumas de suas atitudes perante à elas só pioram ainda mais as coisas. Acontece que, em muitos momentos, questionei certas atitudes suas; justamente por causa disso, fiquei um tanto quanto receosa sobre o crescimento da protagonista em vários momentos, já que em determinadas situações ela tomava atitudes infantis ou então não se fazia entender completamente, e acabava deixando mais pontos de interrogação pairando no ar. Da mesma forma, o Rodrigo também teve seus erros, embora tentasse se reaproximar da garota pelo qual era apaixonado a quase toda hora; mas ela às vezes não percebia, não dava brecha. E isso acabou se agravando quando alguns novos personagens entraram na história dispostos a bagunçar a vida do casal.

"Alguns episódios tristes são necessários para darmos valor aos felizes. Afinal, são todos eles somados que nos fazem crescer... e que fazem a série da nossa vida valer a pena."
- Página 409

Mas, "se"s à parte, o livro foi incrível como um todo. Uma das coisas que mais acho legal nos livros da autora é a linha tênue que fica entre um romance e outro, digo, temos FMF de um lado, com a Fani e o Leo, e do outro temos MVFS com a Pri e o Rô, e o fato das histórias se cruzarem só dá ainda mais gosto de acompanhar ambas as séries. Por falar nisso, outro motivo para eu ter gostado tanto deste livro foi a presença da Fani e do Leo, então como amigos, já que se tratava do início do segundo ano, e, desde os momentos em que eles se encontravam juntos dos protagonistas, já podíamos notar o clima rolando e a Fani, claro, não se dando conta dele... Foi muito bom acompanhar a história deles sob outros pontos de vista, de forma que, seja na narrativa em si ou nos e-mails trocados entre os personagens, podíamos perceber que eles todos já haviam notado o início de um romance. Depois disso, fui dar uma relida em FMF, só para, então, rever o quanto a relação deles cresceu. E como terminou. Me resta agora esperar mais um ano para ter o terceiro volume em mãos, mas receio que, desta vez, irei chorar como nunca fiz na série. É na terceira temporada que os caminhos ficam conturbados e a relação da Pri e do Rô poderá ficar incerta e... bem, não vou falar mais, para não dar spoiler a quem não leu FMF4, mas sinto que irei ficar aflita do início ao fim. E antes mesmo do terceiro, estou ansiosa pelo quarto livro, que é onde eu espero que o romance se conclua. Mas, bem, quem disse que acompanhar os livros da Paula é fácil, né? ^_^

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

2 Comentários

  1. Oie,
    estou mto curiosa para ler este livro, até agora gostei dos livros da autora, e acho que vou adorar ter o ponto de vista do nosso galã.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da resenha Sâmmy! Também adorei a autora nos mostrar um pouco do começo de FMF 1 ♥ Perfect! Só fiquei meio revoltada porque achei que a ideia do CD tivesse sido do Leo, mas okay.
    O final de MVFS 2 foi muuuuuuito fofo! Mas infelizmente eu não gostei tanto do livro quanto você. =/ Sim, nem eu acredito na frase anterior, mas o fato é que acabei dando 4 estrelinhas. Digamos que eu preferia a Priscila de MVFS 1, e o Rodrigo me irritou por ficar quase o livro inteiro sem escrever poesias. As mudanças de personalidade, o fato da Pri sentir-se tão abalada por outro garoto e o Rô deixar aquela garota provocar todo aquele caus na vida dos dois me desagradaram. Quantas atitudes estúpidas!
    Mas Paula Pimenta é Paula Pimenta, certo? É impossível não gostar de um livro dela. Tanto que acabei gostando bastante desse, só que ainda prefiro o 1º (e da autora meu favorito é FMF 4 ♥). Estou ansiosa para ler o 3º, até porque sei que essas confusões foram necessárias para seja lá o que for que a Paula pretende aprontar pra esse casal fofo.
    Beijos! ♥

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...