Título: A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista;
Autor(a): Jennifer E. Smith;
Editora: Galera Record;
Número de Páginas: 224;
Ano de Publicação: 2013.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Quem imaginaria que quatro minutos poderiam mudar a vida de alguém? Mas é exatamente o que acontece com Hadley. Presa no aeroporto em Nova York, esperando outro voo depois de perder o seu, ela conhece Oliver. Um britânico fofo, que se senta ao seu lado na viagem para Londres. Enquanto conversam sobre tudo, eles provam que o tempo é, sim, muito, muito relativo. Passada em apenas 24 horas, a história de Oliver e Hadley mostra que o amor, diferentemente das bagagens, jamais se extravia.
Com uma certa atmosfera de Um Dia, mas voltado para o público jovem adulto, A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista é uma história romântica, capaz de conquistar fãs de todas as idades. 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

O que é, para uma adolescente, ser obrigada a enfrentar um voo longo de sete horas simplesmente para ir assistir ao segundo casamento de seu pai, em um país totalmente diferente, com uma esposa da qual ela já imagina que se assemelhará a madrasta da Cinderela? Desagradável? Provavelmente. Mas e se acrescentarmos um britânico gentil e cavalheiro sentado na poltrona ao seu lado no avião durante as longas sete horas de viagem?

Com uma premissa clichê que beira o previsível e chato, A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista é uma história que vai muito além do que parece e se faz presente no campo das surpresas e romances literários. Jennifer E. Smith criou, numa atmosfera pra lá de encantadora como Londres, uma história que nos prende do início ao fim, com personagens e histórias cativantes, onde a raiz de seus defeitos e qualidades é exposta, juntamente com seus anseios e temores, em total equilíbrio. Sua narrativa também é delicada e leve, fluída e viciante, e você nem vai se tocar de quanto tempo a leitura está levando pela rapidez com que a narrativa corre. Só vai reparar isso nas páginas finais, quando você começar a se despedir, à contragosto, do livro e de tudo o que ele lhe proporcionou durante a leitura. Em outras palavras, você vai se apaixonar por ele.

"É isso que se faz em aviões. Você divide o apoio de braço com uma pessoa por algumas horas; troca histórias sobre sua vida, conta uma coisa ou outra, talvez uma piada. Comenta sobre o tempo e a comida, que está ruim. Escuta o outro roncando. E, depois, diz adeus." - Pág. 97

Eu havia conhecido esse livro em um dos vídeos da Giu Fernandes, do Amount of Words, no qual ela indicava bons livros em Inglês Fácil para quem quisesse começar. Gostei, de imediato, da premissa de "The Statistical Probability of Love At The First Sight" e eu acho que o teria comprado em versão original, caso não tivesse tomado conhecimento da notícia de que a Galera Record iria lançá-lo no primeiro semestre de 2013. E teria comprado-o rapidamente, se eu não tivesse participado de um monte de promoções para ganhá-lo e isso realmente não tivesse acontecido e, em pouco tempo, eu tivesse recebido o livro em casa, ganho no blog da Babi Lorentz... Sei não, mas eu amo essa história, rs, e, bem... JÁ POSSO AGRADECER IMENSAMENTE À EDITORA POR TÊ-LO PUBLICADO NO BRASIL?????

À princípio, meio que poderia se esperar uma história simples sobre uma adolescente que reclama sobre o fato de seus pais terem se separado e ele ter arranjado uma nova companheira daquelas bem chatas; daí, num outro ponto, aparecia um galã de cinema para tirar a garota desse mar de estresse e a fizesse se esquecer de tudo ao jurar-lhe amor... Tá, acho que exagerei nesse final, não seria "tão shakespeariano" assim, mas, enfim. Acontece que o livro vai bem além disso, como eu já falei dois parágrafos acima, e tudo se resume à:

Hadley, por mais que esteja contragosto ao novo casamento do pai, ainda permanece uma boa filha, principalmente para sua mãe, que merecesse um certo cuidado pelo acontecimento. Ela tem dúvidas e anseios sobre o que a aguarda no momento em que pousar em Londres, e teme ficar de fora da vida do pai, agora que ele está com uma inglesa que ela pensa ser totalmente "estilo madrasta da Cinderela". Mas ela enfrenta tudo como pode, e não esconde quando precisa desabafar - seja ao menos com alguém em que ela confie. E então, enquanto está no aeroporto, ela conhece Oliver, que poderia muito bem ser só mais um mocinho da literatura, a não ser pelo fato de ele ter características tão reais e sinceras. Coincidentemente, ele também está indo enfrentar um casamento na mesma cidade para qual Hadley vai, e, ao dividir o mesmo assento no avião, os dois compartilham um pouco sobre seus medos e anseios do outro lado do continente, e, no fim das contas, eles acabam por encontrar um porto seguro um no outro.

"- É aquela velha história - disse o pai -, se você ama alguém, deixe que se vá.
- E se não voltar?
- Alguns voltam, outros não - respondeu e apertou o nariz da filha. - Eu sempre vou voltar." - Pág. 120

Claramente, o livro trata uma história de amor, mas, mais que isso, aprofunda também as relações familiares de cada personagem, em especial, a de Hadley e seu pai. Confesso que fiquei balançada com essa relação, é simplesmente linda e você pode sentir o quão verdadeira ela é. A relação do divórcio dos pais dela também é algo recorrente no livro, mas, de uma forma leve, a autora explora esse lado com os motivos e consequências, e no fim das contas, nos faz pensar de uma forma um tanto diferente, de uma maneira boa. Não sei se estou me fazendo entender com essas palavras, mas, de qualquer forma, confiram de perto, lendo-o. Esse, sem dúvidas, virou um dos queridinhos do ano, e já estou de olho em outros livros da autora. Jennifer E. Smith sabe desenvolver uma história destacando os tópicos importantes dela, e somando isso às fofuras que ela coloca durante a narrativa, é apenas mais um motivo para conferir suas histórias... 

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

3 Comentários

  1. Olá, jovem! Tudo bem contigo?

    Não leio muito esse gênero, mas vi um pessoal falando bastante sobre esse livro. Espero ler algum dia.

    Um abraço,
    www.carneirismo.com

    ResponderExcluir
  2. Eu necessito ler esse livro! ♥ A história da Hadley e do Oliver parece ser super fofa, e em todas as resenhas que li, inclusive na sua, as pessoas comentaram sobre a relação da Hadley e seu pai, falaram sobre o quanto é emocionante. Adorei a resenha!
    Beijos ^^

    ResponderExcluir
  3. Estou louca pra ler esse livro *-* Adorei a Resenha! Amei seu Blog ^^ Flor da uma passadinha no meu blog é http://gavetadeposts.blogspot.com.br/ .. bjuus

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...