Título: Um Porto Seguro;
Autor(a): Nicholas Sparks;
Editora: Novo Conceito;
Número de Páginas: 414;
Ano de Publicação: 2012.
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos; a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorado e a fez cruzar o país para chegar ao paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:
Aviso: pode conter spoilers!

Após sofrer calada com um passado sombrio e oculto, Katie resolve fugir de toda a vida que conhecia em Dorchester, e se aventurar por vários estados americanos, em busca daquele onde possa recomeçar sua vida, longe de todos os temores do passado. Em Southport, ela acaba, portanto, indo além dessas expectativas. Com um amor sincero e maravilhoso, Alex, e uma grande amizade, Jo, Katie começa a reconstruir-se do zero, aos poucos, encarando o passado que tanto a assombra, a fim de, finalmente, libertar-se de tantos segredos sombrios e ocultos, que só ela podia enfrentar.

Finalmente tive a chance de ler um livro do Nicholas Sparks, e posso dizer que fiz essa estreia com louvor. Nicholas criou um plano de fundo perfeito numa mistura de romance, drama e suspense, numa história intensa e emocionante, com personagens reais e com os sentimentos à flor da pele. Basicamente, uma história sobre encarar os medos do passado para, então, prosseguir com sua própria vida, sem medo de ser feliz.

Não é que eu tenha chorado com esse livro, mas me emocionei de todo jeito. A história que segue Katie é realmente intensa, e digamos que é o ponto principal do suspense da história. Seu passado é constituído, não só por uma família desestruturada, como também por um casamento que passou longe do "e viveram felizes para sempre". Kevin, seu então ex-marido é controlador, possessivo, agressivo, e ciumento; com ele, Katie vive uma vida extremamente limitada a sua própria casa. Ele também costumava agir muito por impulso e movido pela contrariedade, digamos assim. Tipo, ele chegava, pensava uma coisa e fazia outra meio distinta, mas na certeza de que ele tinha que fazê-la e que ela era a atitude correta. Era tipo "Hein? Cadê a lógica?". E, como se não bastasse, ele ainda batia na mulher. Ok, isso foi a ponta do estopim com respeito à ele. Como é que  pode?! Ele simplesmente pensava em reencontrar sua mulher e, ao mesmo tempo em que queria beijá-la, abraçá-la, ele também queria bater e chutá-la... WHAT? Bem, sem mais comentários. Ele simplesmente ganhou o primeiro lugar na minha lista de piores personagens já vistos na literatura.

Mas, graças a Deus, a história não tem apenas personagens como o Kevin - obrigada à você também, Nicholas! =P -. Em meio a todo o drama, romance e suspense da narrativa, eis que, nas primeiras páginas, Jo foi uma grande provocadora de risos. Ela é uma amiga sem igual, gente. Atenciosa, engraçada, conselheira, mas, ironicamente, era também uma das responsáveis pela carga reflexiva e emocional da história. Ela simplesmente serviu como a ligação entre os eixos da trama, coisa que vocês descobriram melhor só lendo o livro. Mas ela é realmente ótima, e gostei bastante de ver a amizade que ela e Katie criaram ao longo da história; uma certa válvula de escape para Katie nos momentos de apreensão e tensão, só que com mais presença e sinceridade.

Por fim, não podia deixar de citar os personagens principais, claro! Com sua determinação, coragem e sensibilidade, Katie se mostra uma verdadeira personagem digna de ser a protagonista, uma vez que ela reflete bem a muitas mulheres da atualidade, não pela sua situação com Kevin, mas pela sua personalidade, ora corajosa e determinada, ora insegura e introspectiva. Alex, por sua vez, é o personagem que toma facilmente o posto de príncipe, mas sem maiores exageros. Ele é maravilhoso, como pai e como esposo, isso é fato, mas também é mais ainda como amigo. Ele é, basicamente, o porto seguro da protagonista, não pelo amor em si que está presente entre ambos, mas pela atenção, apoio e carinho com a qual ele a trata, assim como também, aos demais amigos (pensando bem agora, deviam existir mais homens assim no mundo atual - #sóacho).

Enfim, Um Porto Seguro é uma história fascinante e emocionante sobre recomeços e o ato de encarar o passado e consertar seus erros. Uma história de amor que foi além do sentimento em si, e desencadeou uma série de reflexões emocionantes dadas por personagens que cumprem perfeitamente seu papel na história, com um desfecho sem igual. 

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

5 Comentários

  1. Parece realmente ser um ótimo livro! Li a resenha todinha, mesmo correndo o risco de pegar spoilers e deu para ver que a história é muito intensa.
    Curti a lição de deixar o passado para traz e seguir em frente!

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  2. Primeira resenha que realmente desperta uma vontade louca de ler o livro, rsrs.
    Apesar de já ter entendido que a alma do livro está nesse recomeço da protagonista, não sabia dessa importância dos personagens secundários na história como a Jô.
    Encararei ele em breve.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  3. Oh, tenho vontade de ler todos os livros desse autor!
    Amo livros assim e sua resenha me deixou muuito curiosa!

    Kisses <3
    Meu jardim Secreto (ou clique no perfil)

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sâm!
    Essa resenha está de tirar o fôlego, até me convenceu que o livro é realmente bom hehe Gostei muito. Pode ser que eu venha a dar uma chance para o filme, o livro não hehe Já li um do Nicholas e não curti muito. Mas concordo que esse enredo é bom, do marido controlador e de ela encontrar um outro amor. Ponto positivo.
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Minha prima já leu e me falou muito desse livro, pelo o que ela contou , achei interessante, e vou ver se pego o livro emprestado para ler, acho que vou gostar, é uma historia diferente e muito linda!
    Amei ...
    Beijos

    sonhos-de-um-anjo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...