Título: Línguas de Fogo;
Série: Crônicas de Myríade, vol. 1;
Autor(a): Karen Soarele;
Editora: Cubo Mágico;
Número de Páginas: 216;
Ano de Lançamento: 2012.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Aisling é uma jovem camponesa que vive numa área remota de Vulcannus, o reino mais poderosa de Myríade. Entretanto, um acontecimento vem para mudar completamente sua vida: seu melhor amigo, Dharon, é ferido em batalha enquanto tentava protegê-la, e a única chance que ela tem de salvá-lo é deixar para trás tudo o que conhece e atravessar a fronteira até o território inimigo, onde pode encontrar o antídoto para o veneno que o consome. Em sua jornada, Aisling se defrontará com diversos perigos, descobrirá que toda história possui mais de um ponto de vista e aprenderá que nas amizades verdadeiras está a força para seguir pelo caminho correto. 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Desde que me entendo por gente, sou apaixonada por histórias de romance. Sejam os chick-lits atuais ou os romances melosos do Nicholas Sparks, o que me importa mesmo é ter romance. Mas, ainda no ano passado, de bobeira em um blog literário, ouvi falar de uma autora chamada Karen Soarele, cujo gênero literário se dava na fantasia. "Legal", eu havia pensando no momento, mas logo a curiosidade me fez fazer algo mais: conferir o e-book gratuito de A Rainha da Primavera, da própria autora. Me surpreendi tanto com aquele livro! E mais ainda com a escrita da autora! Foi então que me toquei de que tudo isso era parte do gênero da fantasia e decidi comigo mesma que iria dar mais chance a novos gêneros literários a partir daquele momento. Eu não podia ter tomado uma decisão melhor!

Línguas de Fogo se passa num tempo  remoto, de castelos e coisas do gênero, mais precisamente, na terra de Myríade - o mundo ficcional criado pela autora especialmente para a série de livros. E, nesse primeiro de cinco livros, acompanhamos a história de Aisling, uma garota ingênua e inocente, dona de uma determinação sem limites e um grande amor pela vida; moradora da pequena vila de Sollace, juntamente com sua avó e seu melhor amigo, Dharon, dentro do poderoso reino de Vulcannus. Tudo ia bem, até que uma salamandra de fogo ataca o pequeno vilarejo, e Dharon é o único que pode lutar com ele. E é então que, na tentativa de proteger ninguém menos que sua grande amiga, ele é ferido e envenenado durante a batalha. E então a aventura começa!

Eu tinha lá minhas expectativas com esse livro, não nego, mas... acontece que o livro superou todas elas! Claro, a história em si e o que eu esperava realmente aconteceram, mas de uma forma ainda melhor do que eu poderia imaginar. Era muita ação e aventura a todo momento, os personagens quase não paravam quietos durante sua jornada até Hynneldor, em busca da possível cura para o veneno que a cada dia provoca dores e reações diferentes em Dharon, para o nervosismo e desespero de Aisling, e eu me via torcendo para que tudo desse certo naquela aventura, por mais que, em certos momentos, as coisas realmente não fossem nada fáceis, principalmente pela participação inevitável de Kendra, uma pistiro nada amigável, muito esquentadinha e estressada, que, ao menor sinal de contradição, podia explodir tudo a sua volta - afinal, ela era uma dominadora do fogo, ou não era? (infelizmente, era).

Mas, ao meu ver, a história vai além de uma aventura eletrizante por (uma parte de) Myríade. Ela também leva uma certa carga de humanidade em seus personagens, a partir do momento em que ressaltamos neles, mocinhos ou vilões, características palpáveis dos seres humanos. Melhor, nos traz personagens com características marcantes e até mesmo exemplares, e ainda a mensagem de que até mesmo a pessoa mais simples e subestimada da história, pode vir a ser uma grande heroína. E eu acabo de citar a Aisling com essa frase. É incrível ver o amadurecimento da personagem ao longo do livro, em um universo que visivelmente está decadente devidos as altas guerras entre seus respectivos reinos, mas no qual ela ainda tem esperanças de que, no futuro, ele venha a ser um lugar melhor, como um dia foi no passado. Ela é ingênua, inocente e um tanto deslocada, inicialmente, no quesito de batalha, mas a sua determinação, coragem e esperança são pontos fortes de sua personalidade marcante e isso faz dela uma verdadeira heroína

Não tenho mais muito o que dizer sobre os demais personagens, senão que todos são muito bem construídos, e fazem da história ainda melhor. Mas confesso que Dharon, inevitavelmente, acabou virando um dos meus mocinhos preferidos da literatura. Corajoso, determinado, mas honesto e verdadeiro, ele só pensa em ajudar os demais e, principalmente, proteger aqueles que tanto ama, nesse caso, sua única grande amiga, Aisling. Esses dois juntos são incríveis, uma prova de que não se deve subestimar ninguém pela sua idade, mas sim pela sua força de vontade. Quem diria que eu me apaixonaria tanto por um livro de fantasia? Bem, culpa da Karen, que escreveu tão bem a história e tão cheia de imaginação. ;) Claro, ela detalha bastante as cenas, mas sabe que eu nem vi as páginas passarem ao longo da leitura? Sua narrativa pode ser visivelmente normal, mas ainda assim te prende do início ao fim - e no final, você ainda quer mais de Myríade.

Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges

4 Comentários

  1. Adorei a resenha (como sempre) Sâmmy! Estou cada vez mais ansiosa para ler Línguas de Fogo, digamos que A Rainha da Primavera deixou um gostinho de quero mais...
    Tenho certeza de que a leitura é ótima, já que mistura fantasia + uma história de amizade verdadeira.
    Beijos ^~^

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro romance! Aliás, ultimamente é o meu gênero favorito. Todos os livros que ando comprando tem romance no meio. Será que deu para perceber o quanto essa Anna aqui gosta de um história de amor? haha
    Já ouvi falar dos livros citados mas nunca procurei ler a sinopse ou uma resenha. Me pareceu uma bela história de amor, amizade e heroísmo!

    Beijos ♡
    World Cutest | Twitter do blog | Twitter pessoal

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sammy!

    Começou hoje a gincana de lançamento de Tempestade de Areia!! =D
    Participe: http://tinyurl.com/l2ary38

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse livro é espetacular, a história é realmente linda. Incrivel, a karen honra a literatura nacional.

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...