Título: Um Sonho a Mais;
Autor(a): Nanda Meireles;
Editora: PerSe;
Número de Páginas: 160;
Ano de Publicação: 2013 (edição atual).
Livro no Skoob


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Fabiana Andrade é uma jovem estudante de 17 anos com um único objetivo: passar no vestibular. Criada pela mãe costureira e abandonada pelo pai ainda muito pequena sentiu na pele as dificuldades de uma vida sem planejamento. Determinada, tem um sonho: fazer uma boa faculdade, abrir sua própria rede nacional de papelarias e dar a sua batalhadora mãe um bom descanso e uma digna recompensa por todo amor e cuidados dados a sua única filha. Um relacionamento era tudo o que ela não precisava, mas o destino lhe prega uma peça. Um antigo e apaixonado amigo é forçado a deixá-la. Uma nova e forte amizade se inicia. E um inesperado e arrebatador amor a encontra. 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Minha Opinião:

Em Um Sonho a Mais, Nanda Meireles nos apresenta a jovem Fabiana, ou Fabi, uma estudante de 17 anos que sonha em passar no vestibular e cursar a tão sonhada faculdade de Administração. Nasceu e foi criada praticamente apenas pela mãe, já que o pai a abandonou na infância, e, mesmo com certas dificuldades na vida, mãe e filha sempre se mantiveram unidas e agora esta sonha em construir o seu próprio futuro, para, então, dar a recompensa para sua mãe sobre todo o trabalho que ela teve para cuidar dela. Esses eram os planos iniciais, pelo menos... Mas tudo muda de figura com a entrada de Melissa na escola onde Fabi estuda, o que, consequentemente, leva a protagonista a conhecer o seu irmão mais velho, Dane... E uma inesperada história de amor começa sem permissão.

Li o livro em menos de um dia ao todo, tendo começado sua leitura rapidamente no momento em que o consegui. Já estava a fim de conferir a história há bastante tempo, e fico feliz de isso já ter acontecido. A história me surpreendeu, tanto com certas surpresas do enredo como com os próprios personagens. Em muitos momentos me vi assemelhando-me a Fabi, tanto pelo jeito dela de ver a questão de relacionamentos, como também pelo seu grande sonho de passar logo no vestibular e construir o seu próprio futuro. Os princípios da protagonista são explícitos, e fiquei feliz em me identificar com ela. :)

Já o Dane é um caso a parte... Ele é o irmão mais velho de Mel, alto, forte, ligeiramente inseguro e ciumento, e se mudou para a cidade juntamente com a irmã e a mãe após a morte do pai, tão querido por todos eles, especialmente por Mel. Na tentativa de recomeçar a vida após esta perda, eles se mudam e logo que Mel faz amizade com Fabi em seu primeiro dia de aula no Arabella, Dane acaba conseguindo uma brecha para transferir-se de escola e ficar perto, não só da irmã, como também da amiga desta... E o desenrolar da história começa por aí.

Os personagens agradaram bastante, apesar de alguns terem me irritado desde o início, o que o caso da patricinha Nádia, e outros que, ao contrário, me deixaram meio confusa sobre o que pensar definitivamente sobre eles, o que foi o caso de Dinho, suposto melhor amigo de Fabi, que até então foi mandado para outro colégio após se meter em (uma nova) encrenca, mas que acaba voltando para o colégio já no segundo semestre. Ficou claro, desde o início, que eu não gostei da Nádia, isso é fato, afinal, costumo ser chata e não gosto de pessoas que se acham superiores e os "mais, mais" do pedaço, portanto, sem mais comentários. Mas quanto ao Dinho, a situação ficou meio confusa... Oras ele era legal, oras era o maior mala sem alça, chato, intrometido, mal-amigo, etc... Tudo o que posso dizer definitivamente sobre ele é que ele não tinha capacidade e mentalidade para tomar o posto de melhor amigo da Fabi. Simples assim.

A história de desenrolou muito bem, e, pela primeira vez na vida, posso dizer que não fiquei de lado do melhor amigo da personagem. Digo, eu sempre pendia para o romance do(a) protagonista com seu melhor amigo(a), tipo FMF, Amigos Inimigos, A Vida na Porta da Geladeira, etc... Mas, nesse caso, eu fiquei do lado do novo galã da história, isto é, o Dane. O Dinho não tinha praticamente nada de melhor amigo, e isso vocês irão entender após ler o livro ;)

A narrativa de Nanda flui rapidamente, leve e descontraída, e rapidamente estamos submersos na história, nos sentindo e vivendo a realidade da trama. E sem contar que a trama é baseada no cotidiano, portanto a identificação com a história é quase que imediata. :D

Enfim, Um Sonho a Mais é uma narrativa viciante que não te deixa largar o livro antes de concluir a leitura, e é uma história onde as surpresas são frequentes, portanto, uma dica: o rumo da história se desenvolve de um jeito ao início, assim como seus personagens, mas certos acontecimentos podem ser meros mal-entendimentos. Personagens como Dane, tão apaixonantes e incríveis, e, principalmente, como a Fabi, uma garota tão decidida, determinada e batalhadora, certamente são base de exemplo para nós. Agradeço a autora, novamente, pela confiança na parceria com o blog, e desejo-lhe muito sucesso com seus livros atuais e os próximos que virão. 


Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges



P.S: Desculpe ter postado apenas hoje. Minhas aulas começaram na segunda e ainda estou meio "aérea" com a vida, com tantas matérias novas, projetos escolares e coisas do gênero, mas os posts no blog continuarão constantes, ok? :)

3 Comentários

  1. Parece ser super bom, mesmo! Adoro livros assim, que nos dão a oportunidade de se identificar(: Vou ver se encontro ele por aí.
    Ah, e tudo bem você estar um pouco aérea, perdida... acho que no começo das aulas todo mundo fica assim.
    Gostei daqui!
    Beijos♥
    http://menina-do-sol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Lindo! Fofa, seu blog está entre os blogs avaliados lá no meu blog. Vai lá dar uma olhada! Beij!

    For Every Girl

    ResponderExcluir
  3. Nossa fiquei mega curiosa de ler o livro. Gostei da sua resenha.
    E amei o blog, já estou seguindo.
    Bjokass

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...