Oi leitores e leitoras! ^-^
Fico feliz que tenham gostado do post anterior, a Against The Current é muito talentosa, né? Em breve mais posts com novos talentos para vocês, claro ^-^
Mas, voltando ao post de hoje e agora, quem me segue no twitter deve ter visto os tweets que eu dei a respeito do livro a se resenhado agora. Comentei bastante sobre o livro, a história é muito boa, vale a pena conferir! ^-^ E então, vamos, justamente, conferir a minha resenha sobre ele? Clica em leia mais!

A Gente Ama, A Gente Sonha, por Fabiane Ribeiro

Título: A Gente Ama, A Gente Sonha;
Autor(a): Fabiane Ribeiro;
Editora: - - - - - - (E-book);
Número de Páginas: 260;
Ano de Publicação: 2012.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Num futuro distante, em que a humanidade é completamente diferente daquela que conhecemos, Vanessa se depara com situações para as quais foi treinada a não se importar:  morte, fé, família, amor. Uma mensagem vinda do ano de 2012 é apenas o começo das mudanças em sua vida, que se intensificam quando ela começa a sonhar livremente, o que também era proibido. Em uma narrativa sobre a reinvenção do futuro, dos valores e do mundo, A Gente Ama, A Gente Sonha é um misto de ficção futurista com os dramas atuais da humanidade, que, apesar dos esforços, nunca mudam. As perdas e os sonhos vão levar Vanessa a descobrir um mundo novo e a resgatar sentimentos escondidos em seu peito. Descobrir quem é o rapaz misterioso dos seus sonhos é apenas um de seus problemas, quando, na verdade, amar é o maior crime que ela poderia ter cometido.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Minha Opinião:

Eu ganhei o e-book do livro através de uma promoção no blog Abra a Porta da Imaginação, e comecei a lê-lo no mesmo instante em que recebi. Eu amei a história por inteiro, sem brincadeira, e os motivos para isso vocês saberão logo a seguir.

A Gente Ama, A Gente Sonha se passa em uma cidade do futuro, cujo o ano não é mencionado no livro, que vive sob o comando do Maquinário, que por sua vez é uma espécie de governo (ditador). Basicamente, todos na cidade eram divididos em classes P (pobres), M (miseráveis), R (ricos) e E (extremamente ricos - esses são o Maquinário), e eram ensinados, desde pequenos, a esconder e evitar seus sentimentos e viver sob as regras de um governo praticamente ditador sob um céu alaranjado e cinza chumbo, afetado pela poluição. 

"Não era uma sociedade pós-apocalíptica. Era o próprio apocalipse." - pág. 15

A história foi bem intensa desde o início, cuja narrativa em terceira pessoa, relatava bem os detalhes da sociedade, me deixando cada vez mais boquiaberta. Sentimentos proibidos, divisão de classes sociais e regras inúteis e desnecessárias, todas impostas pelo Maquinário, a qual eu criei uma grande antipatia desde sua primeira menção no livro. Bem, a divisão de classes nada mais é do que uma separação das pessoas nas classes que eu citei no parágrafo acima, P's, M's, R's e E's. Vanessa, protagonista do livro, faz parte da classe R, portanto ela vive sob uma redoma em sua casa, juntamente com seus irmãos Junior e Dominique, desde a morte de seus pais - morte esta por causas desconhecidas e instigantes. Porém, cidadãos como Zildhe, também citada no início da trama (e com uma grande importância para ela, vale ressaltar) já não tem a mesma sorte de Vanessa, e tem de se contentar com bombinhas de ar e postos de respiração espalhados pelas avenidas da cidade, uma vez que o clima poluído é fatal para qualquer pessoa que seja. 

"Ligando agora os fatos, pensou que, na vida de qualquer pessoa de seu tempo, tudo era programado e monitorado pelo Maquinário. Mas, estranhamente, a sua vida começava a fugir desses padrões." - pág. 33

Explicados a conjuntura da sociedade em questão, conhecemos Vanessa, a protagonista da trama. Ela é uma personagem visivelmente simpática e boa pessoa, mas, inicialmente, chata, pelo simples fato de não poder, assim como todos os demais cidadãos, expressar seus sentimentos e vive tudo numa reação única de quase tédio, digamos assim. Mas, numa manhã qualquer de folga do seu trabalho, por impulso, ela resolve ir até o que um dia foi o píer (era isso mesmo? não lembro) da cidade, e que agora é nada menos que um local completamente poluído, cuja água virou lodo puro e não tem condições nenhuma para se nadar (coisa que, eu acho, também foi extinta da sua sociedade), e lá, acaba encontrando uma garrafa, tão usada pelos Antigos (que, de acordo com a autora, são, basicamente, pessoas como nós, dos dias atuais). Fascinada pelos Antigos, ela acaba pegando a garrafa e levando-a para casa. Só então ela vai notar que dentro do objeto há uma mensagem escrita no ano de 2012. Isso é apenas o começo de tamanhas mudanças que ocorrerão na vida de Vanessa.

"Sim, seus sonhos eram impossíveis. Hoje, são realidades atingidas e semeadas com amor e determinação." - pág. 193

Sinto muita alegria em dizer isso, mas A Gente Ama, A Gente Sonha, foi o primeiro livro que me fez chorar verdadeiramente! Eu me emocionava com outros livros, sim, mas eu realmente soltei as lágrimas nesse livro, tamanha a minha emoção (e tristeza, em algumas cenas) para com as palavras da autora. Fabiane é, sem dúvida, uma pessoa com um talento maravilhoso com as palavras e sua forma de escrever cativa e emociona qualquer um, sem brincadeira. Me vi envolvida na trama de maneira fácil e bem inusitada, de maneira que pude imaginar muito bem as cenas, o que só aumentou a minha choradeira. E, pelo o que pude notar, o livro tem um toque muito bonito nas palavras, muitas delas eu vi um toque meio cristão, e eu me via sorrindo e chorando com os sonhos da Vanessa, onde ela descrevia encontrar uma garota pintora responsável por ajudá-la em seu caminho em ajudar as pessoas da cidade contra o Maquinário, de forma que esta garotinha que sempre impulsionava-na a seguir em frente, acreditando fortemente em sua fé, amor e sonhos. Quando vocês lerem o livro vão saber a Quem eu estou me referindo (e chorar pela emoção de cada uma dessas cenas). 

"Qualquer jardim regado a dois é mais florido." - pág. 150

No meio de toda a região dramática e chata do Maquinário e seus derivados, eis que o livro também tem seu toque de romance, uma vez que Vanessa passa a sonhar livremente - coisa proibida pelo Maquinário - e, nesses sonhos, ela conhece um rapaz misterioso, o grande amor da sua vida. Juntos eles vivem em um jardim, regando as flores e conversando sobre, justamente, um encontrar o outro na vida real, mas isso acaba não sendo possível, à princípio. Vanessa lembra dos sonhos ao acordar, mas durante esses sonhos, ela não consegue ver por inteiro a face de seu amado; já ele a vê claramente nos sonhos, mas simplesmente se esquece de tudo isso quando acorda. Situação complicada, pois é, mas, aos poucos, tudo começa a se encaixar e a vida da protagonista toma rumos e situações bem inusitadas e um tanto injustas, mas o final é totalmente valoroso.

"Sempre a sorrir. Sempre com os olhinhos a brilhar." - pág. 126

A Gente Ama, A Gente Sonha é uma história incrível que nos ensina a ter nos mais diversos momentos da vida, amar desinibidamente as pessoas com as quais você se importa, sem medo de mostrar tal sentimento, e sonhar livremente, acreditando que, um dia, seus sonhos se realizarão. Basicamente, uma história inspiradora, onde, num universo onde a esperança praticamente foi extinta da sociedade, uma simples mensagem numa garrafa muda os rumos da vida de uma simples cidadã, fazendo-a se abrir para a vida propriamente dita, tornando-a cada vez mais forte, determinada e esperançosa pela realização de seus sonhos. 


Sigam-me no Skoob e acompanhem minhas leituras - Sâmella Raissa
e/ou
Sigam meu twitter e fiquem por dentro das novidades do blog - @samellabridges


5 Comentários

  1. É a primeira resenha que leio sobre esse livro. Confesso, que entre os livros da autora, esse era o que menos despertava minha atenção e depois de ler sua resenha, mudei de opinião, afinal posso notar que A Gente Ama, A Gente sonha, é um livro encantador e emocionante, capaz de envolver e muito leitor!

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia o livro, mas depois de ler essa resenha eu fiquei com muita vontade de ler, mas muita mesmo, ele parece ser um livro encantador, que te toca de um jeito mais incrível possível.
    my-history-restarted-again.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz que estejam gostando da resenha, e sim, o livro é realmente encantador! Vale a pena conferir! ^-^
    Bjos....

    ResponderExcluir
  4. Ual, se eu fiquei boquiaberta só com a resenha, imagino que realmente você tenha ficado boquiaberta com o livro! Parece ser uma leitura que contagia, acho isso só pelo simples fato do livro fugir dos clichês habituais. Sem falar que, só pelos trechos que você citou no decorrer da resenha, já achei a escrita da Fabiane incrível!

    Beijos ♥ Jeito Único

    ResponderExcluir
  5. Ual em! Parece ser muito interessante!!! Seguindo de volta.

    http://juhhrabelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...