Oie pessoas!
Esse post é mais diferente do que costume expor no blog, mas ainda assim, não deixa de ser relacionado ao conteúdo do SammySacional, ou seja, conteudo adolescente e ótimo para vocês! :D
Sei que muitos de vocês, assim como eu, já passou por aqueles momentos da vida em que acha que não vai conseguir cumprir suas metas, objetivos. Aqueles momentos em que você quer expressar sua opinião e ideias, mas acaba não falando, com medo de receber outras críticas e piadinhas direcionadas a você. Acreditem: isso já aconteceu comigo, e as vezes, ainda acontece, é a insegurança da adolescência mesmo.
Enfim, é sobre isso que vou falar nesse post, e como ele ficou um pouco grande, basta clicar em "Continue Lendo" para ler até o final. :D
Para os pré-adolescentes que estão lendo esse post e não passaram por isso ainda, aqui vai uma descrição:

Insegurança: o que é?
Dentro do contexto da adolescência e aqui no post, a insegurança é basicamente situações em que você quer expor sua opinião, ideias, dicas, mas tem medo de dizê-las, com medo de receber críticas, piadinhas, vaias... Enfim, a insegurança é o seu medo de mostrar quem você é, do que gosta, como pensa, mas acaba tendo medo de mostrar tudo isso, ou pelo motivos que disse acima, ou simplesmente por ter medo de não ser aceita pelos demais. 
Eu mesma, já passei por situações assim, na verdade, ainda passo. É difícil você ser um adolescente e não ficar com medo de receber críticas pesadas e chatas de outros alunos, ou de qualquer pessoa. Quem gosta de críticas pesadas que não são construtivas? Eu mesma não gosto! 

ATENÇÃO: não confunda insegurança com timidez! Na timidez, você geralmente não fala o que quer porque não sabe como falar, mostrar, mas não é por questão de medo, ou pelo ou menos, não deve ser. Mas se você quer falar e tem medo do que podem dizer a seguir, é insegurança na certa!

Ok, já falei demais sobre o que é, então agora vamos falar de como mandá-la embora,

Primeiro Passo: CONFIE EM SÍ MESMO
Se você mesma não confia em você, quem vai confiar? Para vencer a insegurança você tem que confiar no que você está dizendo. É uma ideia legal, sua opinião sobre algo, dicas para melhorar alguma coisa... DIGA! Sua opinião é importante assim como a dos outros! Claro, que tem de ser uma opinião, ideia, dica sobre o assunto relacionado na ocasião, mas não tenha medo de falar. Já diz minha mãe: Quem tem boca, vai a Roma!

Segundo Passo: NÃO DÊ ATENÇÃO ÀS CRÍTICAS PESADAS
Se você expressou sua opinião e alguém da turma fez uma crítica pesada e nada construtiva, não ligue. Acredite: quanto mais você ignorar esses comentários, mas os responsáveis por eles param de lhe irritar. Vai dizer que eles também não dizem as ideias, opiniões deles e também não são criticados? Isso acontece com todos! A questão é você não dar ouvidos a eles e seguir sua vida. Mas atenção, não ignore críticas construtivas, ou seja, críticas que criticam (lógico!) e ao mesmo tempo, mostram a você algo legal, dão uma opinião de como dizer melhor sua ideia, pensar melhor no assunto, e talz. 

Todos passam por isso, sejam eles adolescentes, adultos... todos! É normal a pessoa se sentir insegura as vezes, mas não é normal, você nunca falar sua opinião só porque tem medo. Não precisa expressar suas ideias sempre, apenas quando tiver certeza de que quer dizê-la. Apenas não pare de expressá-la por questão de medo. Por mais que você fale algo meio sem sentindo ou que as pessoas não deêm muita importância, ainda assim é bom você mostrar que não tendo medo de ser você mesmo. Mas é claro que você não vai falar coisas feias para outras pessoas nem nada disso. 

EXPRESSE SUA OPINIÃO, IDEIA, COM SABEDORIA. CUIDADO PARA NÃO EXAGERAR E CUIDADO PARA NÃO USAR PALAVRAS ERRADAS NAS HORAS ERRADAS.

Se você inicialmente gosta de cores claras, é toda simpática e está sempre de bom humor, não tenha medo de em um determinado momento, ser chata ou se mostrar triste diante de algo, nem muito menos tenha medo de comprar uma blusa preta com medo do que a turma via achar, já que você está sempre com roupas de cores claras e etc. Mudar é uma coisa boa, quando você muda coisas simples e boas na sua vida. Só não seja do tipo que usa roupas verdes porque suas amigas também usam. SEJA VOCÊ MESMO!

Enfim, espero que tenham gostado do post! :D Ficou meio grande (meio não, muito!) eu sei, mas eu ainda estou pegando o jeito de ser breve com minhas opiniões, dicas, ideias... etc. 
Se quiser pedir algum tema assim para eu debater aqui no blog, basta pedir na página de "Pedidos", e comentar lá. 

Depois trago outro post mais ou menos como esse, destinado ao tema: Bullying. 
Um tema meio repetitivo, mas ainda assim, importante de se aprender e evitar!

Bjos...




Deixe um comentário

Obrigada por ler o post!
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATENÇÃO:
- Não use vocabulário impróprio;
- Não aceito Tags e Selinhos;
- Não aceito comentários que não tem nada a ver com o post.
* Comentários assim serão devidamente excluídos e eu não retribuirei visita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Deixe o link do seu blog no final do comment para que eu possa retribuir a visita. :)

Bjos...